© Rubens Queiroz de Almeida

O título deste artigo pode ser enganador. Não quero que meus leitores sejam mal educados e nunca se desculpem por eventuais grosserias ou erros. Como tudo neste portal, é claro, eu me refiro ao aprendizado da língua inglesa.

Muitos aprendizes da língua inglesa possuem o hábito extremamente contraproducente de sempre preceder suas falas com desculpas como:

  • Me desculpem por meus erros
  • Não sei se o que estou dizendo está certo
  • Sou iniciante e ainda não falo bem

e por aí vai.

É importante entender que você está se esforçando para adquirir uma nova habilidade. Ninguém está interessado em apontar os seus erros, mas na sua habilidade de comunicação. Nos estágios iniciais de seus estudos você pode se comunicar com palavras, gestos, sons, enfim, o que for necessário para que transmita as suas ideias. As pessoas valorizam muito mais os esforços do que eventuais erros, que afinal de contas são totalmente naturais e compreensíveis.

Uma das razões pelas quais nos desculpamos em excesso é que fazemos comparações o tempo todo. Você sempre encontrará pessoas que falam melhor do que você, mas o que não vemos é o quanto estas pessoas investiram para adquirir a fluência que hoje possuem. A comparação é baseada apenas no momento presente, o que é totalmente irreal.

Pedir desculpas o tempo inteiro te coloca em uma situação de inferioridade e desmerece todos os seus esforços de aprender a língua inglesa. Quanto mais nos desculpamos, mais infelizes nos tornamos e mais difícil fica aprender.

Pratique falar com confiança, mesmo errando muito e inserindo palavras de seu idioma nativo em sua conversação, ou fazendo gestos ou utilizando outros recursos para transmitir suas ideias. Você vai se divertir e provavelmente divertirá também o seu interlocutor. Quando nos divertimos tudo fica mais fácil, não é?

A maior parte das pessoas com as quais você interagirá estão interessadas apenas na sua mensagem, e elas querem que você seja bem sucedido.

Não se desculpe, ninguém está interessado em suas desculpas.

Certamente, não é fácil, mas você consegue. Afinal de contas, você quer aprender inglês ou aprender a pedir desculpas de várias formas diferentes?