Estratégias de Aprendizado

Vídeo | DON’T overcomplicate language learning

Descubra como o aprendizado de idiomas pode ser simples, divertido e transformador quando baseado no interesse pessoal e na tecnologia disponível hoje. Este texto desmistifica as barreiras tradicionais do ensino, como gramática excessiva e métodos antiquados, e propõe uma abordagem mais intuitiva e eficaz, envolvendo variedade, intensidade e motivação natural. Com exemplos práticos e insights valiosos, ele mostra como qualquer pessoa pode se tornar fluente em um idioma ao transformar temas de interesse em oportunidades de aprendizado imersivas.

Audio

Normal

Slow
English TranscriptTradução
Não complique demais o aprendizado de idiomasDON'T overcomplicate language learning
Language learning is not complicated.Aprender idiomas não é complicado.
It is simple and straightforward.É algo simples e direto.
It depends on the interest and attitude of the learner and the amount of time that the learner spends with the language.Depende do interesse e da atitude do aprendiz e da quantidade de tempo que ele passa com o idioma.
I've said it before.Eu já disse isso antes.
I saw an article the other day that mentioned a catastrophic decline in language learning in the UK, and I'll show you some of the points that were raised there.Vi outro dia um artigo que mencionava um declínio catastrófico no aprendizado de idiomas no Reino Unido, e vou mostrar alguns dos pontos que foram levantados lá.
I know the same is true in Canada.Eu sei que o mesmo é verdade para o Canadá.
The Canadian government spends almost a billion dollars a year promoting French, with the aim of eventually making Canadians more bilingual, and it has had no effect over the past decade—perhaps even two decades.O governo canadense gasta quase um bilhão de dólares por ano promovendo o francês, com o objetivo de, eventualmente, tornar os canadenses mais bilíngues, e isso não teve efeito nos últimos dez — ou talvez até vinte — anos.
I saw that in Belgium, French-speaking Belgians tend not to learn Dutch, even though they study it in school.Eu vi que, na Bélgica, os belgas francófonos tendem a não aprender holandês, mesmo tendo aulas dele na escola.
So, the fact that people in Europe learn other languages is because they learn the languages that they are interested in learning.Então, o fato de as pessoas na Europa aprenderem outros idiomas vem do interesse delas em aprendê-los.
There is an abundance of language content everywhere now, unlike the situation 50 years ago when we had just one textbook and one teacher.Hoje, há uma abundância de conteúdo em idiomas, algo que não acontecia há 50 anos, quando tínhamos apenas um livro-texto e um professor.
Today, we have access to abundant language resources all around us.Agora, temos acesso a muitos recursos de idiomas ao nosso redor.
The question is: how do we convert this overload of information into effective language learning content? A questão é: como podemos converter essa sobrecarga de informações em conteúdos eficazes para aprendizado de idiomas?
We don't necessarily need trained language teachers.Não precisamos necessariamente de professores de idiomas treinados.
We don't necessarily need teachers who have gone to schools where they are told how to teach language, how to test students, how to use laddering or role-playing, or any of these, in my view, somewhat gimmicky techniques.Não precisamos necessariamente de professores que tenham passado por escolas onde são ensinados a como ensinar idiomas, como testar os alunos, como usar técnicas de “laddering” (escalonamento), simulações de papéis ou qualquer outra dessas metodologias que, na minha visão, são um pouco artificiais.
Language teachers have been learning all these methods for decades, yet, the net result is declining interest in language learning and declining results in schools.Os professores de idiomas vêm aprendendo essas técnicas por décadas, mas o resultado final é uma redução no interesse pelo aprendizado de idiomas e um declínio nos resultados nas escolas.
We need to take a new approach based on the world we live in.Precisamos adotar uma nova abordagem baseada no mundo em que vivemos.
For example, if you are interested in the subject I am talking about and would like to hear the same subject in Spanish, French, or Chinese, that's possible now.Por exemplo, se você estiver interessado no assunto de que estou falando e quiser ouvir sobre o mesmo tema em espanhol, francês ou chinês, isso agora é possível.
You can go to Notebook LM, as I've shown before, and I will show again.Você pode ir ao Notebook LM, como já demonstrei antes (e demonstrarei novamente).
There, you can convert content into a simplified podcast at your level, with comfortable AI voices, where you can learn the words and phrases used to discuss subjects of interest to you.Lá, você pode converter conteúdo em um podcast simplificado ao seu nível, com vozes de IA confortáveis, onde pode aprender as palavras e frases usadas para discutir assuntos que interessam a você.
You may not be interested in my ideas about language learning.Talvez você não esteja interessado nas minhas ideias sobre aprendizado de idiomas.
Instead, you might be interested in sports, history, or something else.Em vez disso, você pode se interessar por esportes, história ou algo diferente.
Whatever it might be, the technology exists now to convert nearly any information—whether it's YouTube videos, PDF files, or other content—into meaningful, interesting, and lively language-learning material.Seja o que for, a tecnologia já existe para converter quase qualquer informação — seja vídeos no YouTube, arquivos PDF ou outros conteúdos — em material de aprendizado de idiomas que é significativo, interessante e dinâmico.
What we need to make language learning more relevant to people is not gamification, like Duolingo, which uses essentially disconnected, uninterested phrases that people can’t connect with.O que precisamos para tornar o aprendizado de idiomas mais relevante para as pessoas não é “gamificação”, como o Duolingo, que trabalha essencialmente com frases desconexas e sem contexto significativo para os usuários.
The other day, I met a lady at my golf club who has been using Duolingo for 10 years to learn Spanish but still can't speak Spanish.Outro dia, conheci uma senhora no meu clube de golfe que está usando o Duolingo há 10 anos para aprender espanhol, mas ainda não consegue falar espanhol.
Why?Por quê?
Because you need content that is meaningful to you and offers variety.Porque você precisa de conteúdo significativo para você, além de variedade.
I think this is extremely important: variety of activities, variety of content, but always things that are of interest to you and close to your level.Acho isso extremamente importante: variedade de atividades, variedade de conteúdos, mas sempre coisas que sejam interessantes para você e próximas do seu nível.
The next thing is we need to relax.A próxima coisa é que precisamos relaxar.
We shouldn't create a series of obstacles like: “You have to learn this grammar. You have to learn this vocabulary. You have to do these tests. If you get it wrong, there's something wrong with you.”Não deveríamos criar uma série de obstáculos como: "Você precisa aprender essa gramática. Você precisa aprender esse vocabulário. Você precisa fazer essas provas. E, se errar, há algo errado com você."
These kinds of barriers discourage learners.Esses tipos de barreiras desmotivam os alunos.
We need to say: just enjoy the language, listen and read.Precisamos dizer: apenas aproveite o idioma, ouça e leia.
Don’t worry about what you forget.Não se preocupe com o que você esquecer.
There are moments when you simply let the language come into you.Haverá momentos em que você simplesmente deixará o idioma entrar na sua mente.
There might also be moments when you focus more on specific grammar points.Também haverá momentos em que você se concentrará mais em pontos específicos de gramática.
Do this when you feel interested.Faça isso quando se sentir interessado.
Meanwhile, just trust the process.Enquanto isso, confie no processo.
If you are exposed to the language consistently, it's similar to being on a treadmill.Se você for exposto ao idioma de forma consistente, é como estar numa esteira de exercícios.
You don’t need to know exactly how much progress you're making.Você não precisa saber exatamente quanto progresso está fazendo.
You don’t need to tally how many calories you burned or measure every detail.Não precisa registrar quantas calorias queimou ou medir cada pequeno detalhe.
What matters is the improvement over time, even if you don’t notice it right away.O que importa é a melhora ao longo do tempo, mesmo que você nem sempre perceba.
The same applies to language learning.O mesmo se aplica ao aprendizado de idiomas.
If you are listening to content in a language you’re interested in and spending time with it, you’re improving.Se você está ouvindo conteúdo em um idioma de que gosta e gastando tempo com ele, você está melhorando.
Trust that process.Confie nesse processo.
Of course, we also need humility.É claro que também precisamos de humildade.
We will make mistakes.Vamos cometer erros.
For example, I plan to make the same video in French, and I know I’ll make mistakes.Por exemplo, eu pretendo fazer o mesmo vídeo em francês, e sei que vou cometer erros.
But it doesn’t bother me because I know that we learn through mistakes.Mas isso não me incomoda porque sei que aprendemos com os erros.
I also realize that I can’t be so proud or insecure about making mistakes, even on YouTube, where I might slip up in a language I claim to speak.Também percebo que não devo ser tão orgulhoso ou inseguro a ponto de temer cometer erros, mesmo no YouTube, onde eu possa acabar me atrapalhando em um idioma que afirmo falar.
Humility is central at every level of the language learning process, including on the part of language educators.A humildade é fundamental em todos os níveis do processo de aprendizado de idiomas, inclusive por parte dos educadores.
Another thing I would emphasize is this: genuine interest is key.Outra coisa que gostaria de enfatizar é esta: o interesse genuíno é a chave.
Someone who isn’t interested won’t learn.Uma pessoa que não está interessada não vai aprender.
I remember when we started LingQ, we approached various companies like L'Oreal—the French cosmetics company.Lembro-me de quando começamos o LingQ abordamos várias empresas como a L'Oréal, uma conhecida empresa francesa de cosméticos.
They refused to sponsor anyone for a language course unless the person had already used language-learning materials independently for at least six months.Eles se recusavam a pagar um curso de idiomas para qualquer pessoa que não tivesse demonstrado, por pelo menos seis meses, a capacidade de usar materiais de aprendizado de idiomas por conta própria.
In other words, they required learners to demonstrate both discipline and interest before receiving company funding for a course.Em outras palavras, eles exigiam que os alunos mostrassem tanto disciplina quanto interesse antes de receberem financiamento para o curso pela empresa.
I found that approach very logical.Achei essa abordagem bastante lógica.
Forcing people who are neither disciplined nor motivated won’t yield results.Forçar pessoas que não têm disciplina ou motivação não leva a resultados.
A clear example is the Canadian government, which sends bureaucrats on expensive language courses in Quebec.Um exemplo claro disso é o governo canadense, que envia burocratas para cursos de idiomas em Quebec, a um custo altíssimo.
The results are poor because the individuals aren’t motivated or disciplined enough to succeed.Os resultados são ruins porque esses indivíduos não estão motivados ou disciplinados o suficiente para aprender.
Discipline does play a role, as does intensity.A disciplina, sem dúvida, desempenha um papel, assim como a intensidade.
For instance, when I learned Chinese, I approached it with a high degree of dedication—reading and listening daily.Quando aprendi chinês, por exemplo, dediquei-me de forma muito intensa — lendo e ouvindo diariamente.
That intensity allowed me to learn faster than others who moved through the material at a slower pace.Essa intensidade me permitiu aprender mais rápido do que outros colegas, que levaram mais tempo para cobrir o mesmo material.
Language learning is a lot like physical activity.O aprendizado de idiomas é muito semelhante à prática de atividades físicas.
You need a degree of intensity, repetition, and focus.Você precisa de uma certa dose de intensidade, repetição e foco.
Early on, repetition is key: going back to something you’ve read or listened to, over and over, helps solidify learning.No começo, especialmente, a repetição é crucial: revisar algo que você leu ou ouviu várias vezes ajuda a solidificar o aprendizado.
Later, repetition becomes less critical, but interest remains essential.Mais tarde, a repetição se torna menos necessária, mas o interesse permanece essencial.
I don’t judge people who are uninterested in learning certain languages.Eu não julgo as pessoas que não têm interesse em aprender determinados idiomas.
For example, English-speaking Canadians might not want to learn French, just as some French-speaking Belgians might not want to learn Dutch.Por exemplo, canadenses anglófonos podem não querer aprender francês, assim como alguns belgas francófonos podem não querer aprender holandês.
You can’t force interest.Você não pode forçar o interesse.
However, you can make it easier for learners to find content they enjoy and help them connect with the language.Porém, pode torná-lo mais fácil ao ajudar os aprendizes a encontrar conteúdos que eles gostem e que os conectem ao idioma.
This is why I disagree with the idea that the decline in language learning in the UK is primarily due to a lack of language teachers.Por isso, discordo da ideia de que o declínio no aprendizado de idiomas no Reino Unido se deve principalmente à falta de professores de idiomas.
No, not necessarily.Não, necessariamente.
You’re not going to have teachers for every language that people might want to learn.Não haverá professores suficientes para todos os idiomas que as pessoas podem querer aprender.
Instead, you need teachers who can take advantage of today’s technological abundance to enable learners to pursue languages that interest them.Em vez disso, precisamos de professores capazes de aproveitar a abundância tecnológica de hoje para capacitar os aprendizes a buscar os idiomas que lhes interessam.
The goal should be to mobilize the existing pool of teachers and make it easier for learners to translate their interest in various subjects into rich opportunities for language learning.O objetivo deve ser mobilizar o grupo de professores que já temos e facilitar para que os alunos transformem seus interesses em oportunidades ricas para aprender idiomas.
In conclusion, language learning is fundamentally simple.Em conclusão, aprender idiomas é fundamentalmente simples.
It depends on our interest, and this interest will vary from learner to learner and from situation to situation.Depende do nosso interesse, e esse interesse vai variar de aluno para aluno e de situação para situação.
Pair that with consistent effort, and anyone can succeed.Com esforço consistente, qualquer pessoa pode ter sucesso.
Thank you.Obrigado.
Bye for now.Até a próxima!

Contagem de palavras

A tabela abaixo exibe as palavras encontradas neste vídeo, bem como o número de vezes em que aparecem.

Veja também: Para que serve esta tabela?

Freq.PalavraFreq.PalavraFreq.Palavra
49to44the37you
31language26in25is
25I25and21of
19that19a18learning
16we16it14for
13learn12need12interest
11not11are10with
9or9on9have
9can8this7who
7they7teachers7might
7interested7french7content
6when6there6people
6make6how6be
5other5like5learners
5if5don5do
5at4will4these
4same4over4now
4mistakes4learner4languages
4know4just4into
4example4even4but
4because4about3where
3what3want3variety
3time3speaking3spanish
3something3situation3results
3repetition3re3process
3necessarily3my3more
3making3level3intensity
3had3every3course
3convert3before3as
3also2youtube2your
2years2wrong2would
2words2won2why
2which2various2used
2uninterested2uk2trust
2today2through2thing
2them2take2succeed
2subjects2subject2spends
2speak2some2so
2simple2show2should
2schools2saw2role
2read2points2phrases
2one2no2motivated
2moments2meaningful2me
2material2listening2key
2instead2humility2has
2grammar2government2going
2from2focus2enjoy
2easier2dutch2duolingo
2does2disciplined2discipline
2depends2degree2declining
2decline2decades2day
2connect2company2chinese
2canadians2canadian2belgians
2been2approached2approach
2anyone2any2an
2all2abundance1yield
1yet1year1worry
1world1whatever1were
1voices1vocabulary1view
1videos1video1very
1ve1vary1using
1uses1use1us
1up1unlike1unless
1two1true1treadmill
1translate1trained1told
1though1think1things
1their1thank1than
1textbook1tests1test
1tend1technology1technological
1techniques1teacher1teach
1tally1talking1study
1students1straightforward1still
1started1sports1sponsor
1spending1specific1somewhat
1someone1solidify1slower
1slip1six1simply
1simplified1similar1shown
1series1sends1school
1say1said1right
1rich1result1resources
1required1remember1remains
1relevant1relax1refused
1receiving1realize1raised
1question1quebec1pursue
1proud1promoting1progress
1primarily1possible1poor
1pool1podcast1playing
1play1plan1physical
1person1pdf1past
1part1pair1pace
1overload1our1others
1orealthe1opportunities1offers
1obstacles1o1notice
1notebook1nor1next
1new1net1neither
1nearly1não1much
1moved1months1mobilize
1methods1met1mentioned
1measure1meanwhile1may
1matters1materials1many
1lot1logical1lm
1ll1lively1live
1listened1listen1lingq
1let1less1least
1learned1later1lady
1laddering1lack1l
1kinds1judge1isn
1interesting1instance1insecure
1informationwhether1information1individuals
1independently1including1improving
1improvement1important1idiomas
1ideas1idea1however
1history1high1helps
1help1hear1gone
1golf1goal1go
1gimmicky1get1genuine
1gamification1funding1fundamentally
1found1forget1forcing
1force1find1files
1feel1faster1fact
1extremely1exposed1expensive
1exists1existing1exactly
1everywhere1eventually1europe
1essentially1essential1enough
1english1enable1emphasize
1else1effort1effective
1effect1educators1early
1due1dollars1doesn
1discuss1discourage1disconnected
1disagree1detail1demonstrate
1demais1dedicationreading1decadeperhaps
1de1daily1critical
1create1courses1cosmetics
1contentinto1consistently1consistent
1conclusion1complique1complicated
1companies1comfortable1come
1club1close1clear
1claim1certain1central
1catastrophic1cannot1canada
1calories1bye1burned
1bureaucrats1bother1both
1billion1bilingual1belgium
1being1becomes1based
1barriers1back1away
1attitude1article1around
1aren1aprendizado1applies
1another1amount1am
1always1already1almost
1allowed1aim1ai
1ago1again1advantage
1activity1activities1access
1abundant

Deixe um comentário