O vocabulário não é importante

O romance Guerra e Paz, escrito por Liev Tolstói, possui 1225 páginas. A obra possui mais de 500 personagens e narra a história da Rússia à época de Napoleão Bonaparte. Ler este livro é uma empreitada de muito fôlego.

O Snoopy resolve dar início à empreitada de ler Guerra e Paz, no ritmo de uma palavra por dia. O problema é que quando o Snoopy já tinha chegado à quarta palavra, aparece o seu amigo Woodstock e pede a ele para começar de novo. Snoopy considera o pedido pouco razoável e em consequência, os dois amigos acabam brigando.

O romance possui 563.279 palavras e lendo uma palavra por dia, Snoopy levaria 1.543 anos para concluir sua leitura. Realmente, não dá para começar de novo quando já se chegou à quarta palavra!

O que me encantou nesta pequena história é o enfoque gradualista, de uma palavra por dia. Felizmente, para aprender inglês, não precisamos aprender tantas palavras quanto as que existem em Guerra e Paz. Com o conhecimento de 250 palavras já podemos começar a entender textos técnicos com um razoável nível de compreensão. E se você se dedicar a aprender apenas uma palavra por dia, em 250 dias, ou aproximadamente 8 meses, você já terá alcançado sua meta. Uma palavra por dia apenas! E se você for uma pessoa realmente empreendedora, e resolver dobrar a meta, aprendendo duas palavras por dia, em apenas 4 meses você já terá um vocabulário da língua inglesa que lhe permitirá compreender muita coisa.

A figura abaixo foi extraída do meu livro As palavras mais comuns da língua inglesa. As palavras que não integram o grupo das 250 palavras mais comuns estão destacadas com um quadro azul. Todas as que não estão marcadas, fazem parte do grupo das 250 palavras mais comuns (veja que é a maioria!). Por fim, temos os cognatos destacados em vermelho: cognatos são as palavras que se parecem em ambos os idiomas, e apesar de não fazerem parte do grupo das 250 palavras mais comuns, elas são de fácil compreensão, o que nos dá uma vantagem adicional! 😉

Em resumo: o texto original é composto de 338 palavras. Dentre estas, apenas 16 palavras, ou seja 4,7% do total, não se enquadram entre as 250 palavras mais comuns, não são nomes próprios ou numerais. A partir destes dados pode-se observar que o vocabulário absolutamente não é um problema quando se trata de dominar a língua inglesa para leitura. É uma tarefa, que requer um certo esforço, mas ao alcance de toda e qualquer pessoa.

A historinha completa do Snoopy lendo Guerra e Paz pode ser lida na íntegra no portal GoComics.

Então, vamos começar a aprender inglês, uma palavra por dia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *