© Rubens Queiroz de Almeida

Não é novidade alguma que eu adoro aprender e ensinar idiomas. Para fazer a diferença, é preciso estar sempre atualizado e aprendendo com os melhores. Um querido professor, em uma de suas aulas, nos disse: “Nunca leiam livros bons”. Todos ficamos surpresos, então ele completou: “Só leiam os ótimos”.

Isto foi dito em uma aula de inglês mais de 30 anos atrás. A quantidade de informação ao nosso alcance é imensurável. Tem muita coisa boa e também muita coisa ruim. Sabendo procurar, os benefícios são enormes. Para o meu aperfeiçoamento é o paraíso. Tive acesso, principalmente através do Youtube, a dezenas de depoimentos dos melhores aprendizes de idiomas: os poliglotas.

Assisti dezenas de vídeos e o que consegui descobrir é que a maioria deles compartilha estratégias semelhantes, com apenas algumas pequenas diferenças de estilo.

Um destes pontos em comum que realmente me marcou foi a necessidade do estabelecimento de metas. Se você não tiver uma meta para o seu aprendizado, provavelmente não terá sucesso em seus estudos. Para ter sucesso você não precisa se matricular em uma escola de idiomas ou você pode até mesmo estudar sozinho e ser bem sucedido, mas se você não tiver uma meta as suas chances são bem mais reduzidas.

Então, antes de iniciar qualquer empreitada, seja o aprendizado de uma nova língua ou qualquer outra coisa, pare e defina a sua meta. No caso do aprendizado de idiomas, definir a meta vai também determinar a sua estratégia de estudos. Por exemplo, se a sua meta é escrever artigos científicos, você deve direcionar os seus estudos para a aquisição de vocabulário e consolidação das estruturas da linguagem, e para isto você precisa ler muito. Se você quiser ser um guia turístico, você deve focar no desenvolvimento de suas habilidades de conversação.

Em escolas de inglês tradicionais a meta é a mesma para todos. Não é surpresa que a maioria dos alunos desistam no meio do caminho ou até mesmo no primeiro ano de estudos.

E você, já definiu a sua meta? ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *