Grammarly: Correção automática de texto

Um outro recurso que você pode acrescentar aos browsers Web Google Chrome, Safari, Firefox e Microsoft Edge, é o Grammarly.

Grammarly faz uma verificação automática de tudo que você digitar. Desta forma, mesmo que você ainda esteja iniciando em seus estudos da língua inglesa, você poderá compor textos com um índice de correção bastante alto.

Veja um exemplo simples. Na figura abaixo temos duas frases de exemplo, com um erro em cada. A extensão acrescenta uma linha vermelha sob os erros que identificar. Ao clicar com o mouse sobre algum erro, abre-se no lado direito uma janela explicativa do erro com sugestões de correção. Caso você esteja satisfeito com a correção sugerida, basta clicar sobre o erro(1), também na janela do lado direito, e o software lhe perguntará se aceita a correção(2). Caso aceite, basta clicar sobre a palavra com erro e a correção é efetivada.

Além das opções exibidas inicialmente, você pode abrir uma explicação mais detalhada sobre a correção sugerida. Para isto, basta clicar sobre os três pontinhos, como indicado na figura abaixo:

Em seguida, aparecerá uma explicação detalhada, com exemplos, ilustrando a recomendação feita.

Uma vez instalada a extensão em seu browser, você verá o ícone do programa na barra de extensões, ao lado do campo da URL.

Ao clicar sobre este ícone, será aberta uma tela com algumas opções da extensão e também a opção de criar um novo documento:

Na página que se abre, você pode então digitar o seu texto em inglês e a extensão Grammarly fará a análise e emitirá sugestões para correção de erros, como já demonstrado.

O mais interessante é que o Grammarly pode sugerir correções sobre o texto de qualquer aplicativo que você use a partir do seu browser. A figura abaixo exemplifica o Grammarly atuando na redação de uma mensagem do Gmail.

Para que esta extensão faça a diferença no seu aprendizado da língua inglesa, eu recomendo que você escreva primeiramente todo o texto em um editor de textos separado e só então use o Grammarly para as correções. Desta forma, ao redigir o texto de forma mais ativa, você poderá aprender de forma mais duradoura como redigir textos corretamente.

Todas as funcionalidades acima demonstradas funcionam na versão gratuita. Dependendo das suas necessidades, pode ser interessante contratar a versão Premium. A versão Premium oferece recursos adicionais, como melhorar a legibilidade de seu texto, sugestões para a melhoria do vocabulário, detetor de plágio, erros gramaticais, dentre outros. A versão Premium certamente é altamente recomendada para quem, em seu trabalho, necessita se expressar com frequência em inglês. O valor é bastante acessível no plano anual, e se você possui o perfil descrito anteriormente, certamente vale muito a pena o investimento.

A extensão é muito simples de ser instalada e usada e o website do software oferece uma grande quantidade de tutoriais e demonstrações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *