Como melhorar a sua fluência na língua inglesa em apenas dez minutos diários

Crédito da Imagem: Ming Jun Tan on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

O título deste artigo parece mais uma daquelas promessas absurdas que muitas empresas fazem para enganar os outros. Mas pode ter certeza, a técnica que vou descrever a seguir não é enganosa, muito pelo contrário, é extremamente poderosa, fácil de praticar, e vai tomar muito pouco do seu tempo. E o melhor de tudo, é que você não vai gastar nada, só precisará investir 10 minutos de seu dia.

Esta técnica foi descrita originalmente no canal Learn English Lab, de Ganesh Kumar, e se chama JAM, que é uma abreviação de Just a Minute. Esta técnica tem sua origem em um programa de rádio da BBC.

Outro ponto muito importante desta técnica é que você não precisa de ninguém para praticar, você pode fazer sozinho.

Então vamos lá. O primeiro passo é você escolher um assunto, qualquer assunto, e falar sobre ele durante um minuto. Mas você não pode preparar, não pode tomar notas ou escrever o que quer que seja, você escolhe o tópico e fala por um minuto.

Você deve seguir uma regra importante, você não pode parar de falar. Se você não conhece uma palavra, vale inserir na sua fala palavras de seu idioma nativo. Você pode falar bobagem, pode falar coisas que não tenham nada a ver com o assunto que escolheu, você pode fazer o que quiser. Você não pode ficar repetindo uma mesma ideia para encher o tempo ou parar de falar. Parece algo bobo, mas não é, de forma alguma. Ao falar sem parar, você estará vencendo um dos maiores obstáculos para alcançar a fluência, que é justamente o medo de falar errado. Você TEM que falar, e não pode parar.

Para cronometrar o tempo, você pode usar um timer ou o aplicativo do seu telefone celular.

Vamos agora passar para a segunda etapa. Desta vez você vai falar sobre o mesmo tópico, porém poderá tomar notas, então, pegue papel e lápis e comece a escrever. Pegue as ideias que usou na sua primeira fala e organize melhor os seus pensamentos. Feitas as anotações, pegue novamente o seu timer ou aplicativo do celular e fale mais uma vez por um minuto.

O terceiro passo é pegar as suas anotações do segundo passo e adicionar mais ideias, desenvolver melhor seus pensamentos e falar novamente por mais um minuto.

Não duvide da simplicidade desta técnica, ela é extremamente poderosa e considerando tudo, os três minutos de fala e o tempo de preparação, você não vai gastar mais do que dez minutos por dia para praticar. Este exercício tem por objetivo desenvolver a sua fluência, e se você levá-lo a sério, praticando todos os dias, os resultados não tardarão a aparecer. E você ficará muito surpreso com os resultados!

Saiba mais

  • 1 simple trick to become fluent in English
    Este é vídeo original do canal Learn English Lab publicado no Portal Aprendendo Inglês, com a tradução para o português. Ganesh Kumar é extremante didático e ouvir toda a explicação em inglês é bem interessante.
  • “Just a Minute”: 5 Steps to Making Fluency Fun
    Neste texto (em inglês) você encontra a descrição e a origem do jogo desenvolvido pela BBC bem como algumas sugestões de como praticar este jogo em um contexto de aprendizagem da língua inglesa e dos benefícios alcançados por meio de sua prática.

#Enjoy 😊