Como medir o seu progresso no aprendizado do inglês

Crédito da Imagem: Glenn Carstens-Peters on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

Uma forma que 99 entre 100 pessoas usam para medir o seu progresso é se comparando com os outros. Este tipo de medição de progresso invariavelmente termina em tragédia. Abandonamos nossos estudos porque ao nos compararmos com os outros estaremos perpetuamente em desvantagem.

E isto é mais um daqueles mitos que cercam o aprendizado da língua inglesa e que são altamente desmotivadores. Se existe uma verdade universal é que sempre haverá alguém mais inteligente, mais rico, mais magro, com mais cabelo, morando melhor, etc, do que você.

Então, desencane! No aprendizado de idiomas você deve sim fazer comparações, não com os outros, mas com você mesmo. A sua medida de progresso deve ser a pergunta: “Estou hoje melhor do que ontem? Aprendi coisas novas?”. Só isso.

Se você visita o portal Aprendendo Inglês você já deve ter notado que todos os textos que publico (histórias, vídeos, etc.) possuem ao final uma tabela listando todas as palavras e a frequência de ocorrência de cada uma delas. O objetivo desta tabela não é te fornecer uma lista de palavras para você memorizar, longe disto. O que eu quero é que você marque na tabela quantas palavras da lista você conhece e que volte a ler o texto algum tempo depois, uma semana, um mês, repetindo esta atividade. Você conseguiu identificar mais palavras conhecidas na segunda leitura? Se conseguiu, parabéns! Você está progredindo, você é uma pessoa que aumentou seu conhecimento em comparação com aquela pessoa que leu o texto pela primeira vez. E o mais importante, sinta-se feliz com sua conquista, celebre, dê uns pulinhos, abrace quem estiver perto de você.

Esta tendência que temos a fazer comparações para tudo é muito difícil de vencer, deve ser algo codificado em nosso DNA, e que nos atrapalha muito. Mas agora que eu te contei este pequeno truque, que você deve se comparar apenas com você mesmo, tenho certeza que vai se libertar desta prisão do pensamento e realmente começar a progredir.

Não tem segredo algum, para atingir a fluência o segredo é a consistência, fazer um plano e segui-lo religiosamente todos os dias. Você vai chegar lá, eu te garanto. Basta afastar da sua cabeça todas aquelas ideias pré-concebidas que só fazem atrasar a sua vida. Todos nós podemos aprender, isto é um fato.

Falando em criação de uma rotina, assista também o vídeo, Easy Routine to improve your English, vai te ajudar muito neste seu projeto de aprender inglês. Não perca! 🙂