Photo by Jurica Koletić on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

Nós recebemos, através dos cinco sentidos, uma quantidade inimaginável de informações. O cérebro humano pode processar 11 milhões de bits de informação a cada segundo (1). Mas a nossa mente consciente pode trabalhar apenas com 40 a 50 bits de informação por segundo. Levando-se em conta esta limitação, o que efetivamente chega à nossa consciência?

A filtragem de toda essa informação, para determinar o que deve receber a nossa atenção e o que deve ser descartado, é feita pelo sistema de ativação reticular. Este sistema é composto por partes do lobo temporal, do hipocampo, amígdala e pelo córtex pré-frontal (2).

Aqui entra o conceito das perguntas que são respostas. Para o aprendizado do inglês, todos os dias, ao se levantar, faça para você mesmo a seguinte pergunta:

O que posso fazer hoje para aumentar a minha exposição à língua inglesa?

Esta pergunta aparentemente simples, vai direcionar o seu foco, por meio do sistema de ativação reticular, para o seu objetivo, que é aprender inglês.

O segredo para aprender inglês é bem simples: quanto maior a sua exposição ao idioma, melhor. Com esta pergunta simples, você conseguirá identificar, ao longo do seu dia, todas as oportunidades que aparecerem para você aumentar o seu contato com a língua inglesa.

Poliglotas geralmente dominam um novo idioma em dois anos ou menos. O segredo é maximizar o contato com o idioma que está sendo estudado. Já em cursos de inglês tradicional o prazo esperado para alcançar a fluência é de 8 anos. Muito tempo, não é?

A diferença é que a maioria dos alunos de cursos tradicionais só estuda quando vai às aulas, ao passo que para dominar um idioma em menos tempo, como fazem os poliglotas, é preciso estudar todos os dias, pensar no idioma alvo o tempo todo. Para isso, esta simples pergunta que você se faz no começo do dia, direciona o seu foco e faz com que o seu sistema de ativação reticular identifique tudo que possa contribuir para te fazer alcançar a sua meta. É uma pergunta simples, que vai te ajudar e muito.

Mas não é só isso, ao final do dia você deve avaliar como foi o seu desempenho por meio de perguntas como:

Consegui seguir o meu planejamento?
Deu tudo certo?
Eu poderia ter estudado mais?
O que eu poderia ter feito de forma diferente para aumentar a minha prática do inglês hoje?

Esta é uma estratégia muito simples, mas funciona maravilhosamente, faça um teste e depois me conte os resultados. 😊

Referências

(1) Understanding Unconscious Bias
(2) Research-based strategies to IGNITE STUDENT LEARNING, por Judy Willis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *