Expressões idiomáticas: o que são e porque é importante conhecê-las

Photo by Robert Linder on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

O inglês é uma língua idiomática. São mais de 25.000 expressões e falantes nativos da língua inglesa utilizam estas expressões de forma automática e natural. (*)

O conhecimento destas expressões é fundamental para conseguir se comunicar e compreender o idioma inglês.

A palavra em inglês para identificar estas expressões pode ser tanto idioms ou idiomatic expressions. A tradução para o português seria “expressões idiomáticas” ou também “citações populares”.

Em alguns casos, existe uma correspondência entre a expressão em inglês e a expressão em português, como em to go down the drain (ir ralo abaixo) e miss the boat (perder o barco).

Mas existem expressões que não possuem absolutamente nenhuma correspondência com o português, como steal someone’s thunder ou bite the bulletSteal someone’s thunder significa que uma pessoa está roubando os créditos por trabalhos realizados por outra pessoa, ao passo que a expressão bite the bullet significa que alguém precisa passar por uma situação difícil e enfrentá-la com coragem.

Para alunos do nível intermediário, que já dominam o vocabulário básico da língua inglesa, vale a pena dedicar alguns minutos do dia para aprender estas expressões.

Realmente, são muitas expressões, mas você pode definir como meta aprender uma expressão por dia, e ao final de um ano, já serão 365 expressões. Não parece muito, mas se você somar a estas expressões os termos que aprender em seus estudos, em muito pouco tempo você conhecerá as expressões mais comuns, e isto será um grande avanço.

O portal Idioms4You.com oferece um serviço gratuito em que você se cadastra por email e recebe uma expressão idiomática por dia. As mensagens são bastante completas. Além da definição, sempre que possível, o portal indica também de onde a expressão se originou. Desta forma, com as histórias, exemplos e tudo mais, fica muito mais fácil reter na memória o significado da expressão.

Para saber mais e fazer o seu cadastro no portal, clique aqui.

Mas não é só isso, além de uma grande quantidade de exemplos para cada expressão, o portal oferece as seguintes facilidades:

Agradecimentos: Este texto é uma sugestão de Aída Márcia.

(*) FonteIdioms4You.com

One thought on “Expressões idiomáticas: o que são e porque é importante conhecê-las

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *