As palavras inventadas por Shakespeare

Foto de Mike Cox na Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

Estima-se que Shakespeare tenha inventado 1.700 palavras, e ele fazia isso de diversas formas. Transformava substantivos em verbos (por exemplo, elbow pode significar cotovelo e também acotovelar), verbos em adjetivos, conectava palavras que nunca haviam sido usadas em conjunto, acrescentava prefixos e sufixos e ia além, criando palavras totalmente originais.

No total, em todas as suas peças de teatro e sonetos, Shakespeare, o maior escritor da língua inglesa, empregou exatamente 17,677 palavras únicas.

Dentre as palavras por ele inventadas, algumas não pegaram e não são mais usadas, ao passo que outras, são amplamente utilizadas no discurso comum, como bedroomcriticeyeballgossip e muitas outras.

Mas não é só Shakespeare que inventou palavras. Estima-se que todos os anos a língua inglesa aumente em aproximadamente 4.000 palavras. Certamente, devido à sua amplitude e uso por todo o mundo, este número continuará crescendo, pois é um idioma extremamente ativo.

O dicionário Oxford da língua inglesa lista 171.146 palavras e se Shakespeare usou apenas 17.677 palavras em todas as suas obras, dá para ver que não precisamos conhecer tantas palavras assim.

Mas você não precisa se preocupar com isso, conhecendo apenas as 1.000 palavras mais comuns da língua inglesa você consegue entender mais de 90% de qualquer texto. Veja só, 1.000 palavras. Se você aprender apenas quatro palavras por dia, em um ano você já terá o conhecimento necessário para entender grande parte dos textos em inglês.

Mais uma coisinha muito importante, estima-se que a língua inglesa seja falada por 952 milhões de pessoas pelo mundo, e destas, aproximadamente 339 milhões têm o inglês como língua nativa. Ou seja, o número de falantes não nativos do inglês é quase 3 vezes maior que o número de falantes nativos. Você que fica com vergonha de falar e por causa disso nunca sai do lugar, não precisa se preocupar tanto, pois com certeza, muita gente no mundo não fala um inglês perfeito. Então, desencane e comece a falar. Muito! 😊

Que tal começar hoje?

Have fun 😊

2 thoughts on “As palavras inventadas por Shakespeare

  • 27 de fevereiro de 2023 em 09:25
    Permalink

    Muito interessante.
    A propósito, o número de mais de 170 mil palavras do dicionário Oxford me assustou. Desse modo, fiquei pensando em outros números e dicionários.
    Existe alguma medida que equipara número de palavras entre dicionários de idiomas diferentes (alfabetos diferentes)?
    Qual o dicionário com alfabeto latino com maior número de palavras únicas?

    Resposta
    • 11 de abril de 2023 em 11:45
      Permalink

      Olá Evandro, eu não tenho essa informação, vou pesquisar para tentar descobrir se existe algo nessa linha.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *