© Rubens Queiroz de Almeida

The Man Who Planted Trees (O Homem que Plantava Árvores) é um curta de animação de 1987 dirigido por Frédéric Back. Toma por base o livro de mesmo título de 1953 de autoria de Jean Giono.

O filme recebeu o Oscar de 1988 na categoria Melhor filme curto de animação, dentre outros prêmios.

A história é de uma beleza sem igual. Tem início em 1913, quando um jovem, que é o narrador, visita a região da Provença, na França, em direção aos Alpes. Ele fica sem água em uma região sem árvores e desolada, onde não existem traços de civilização, com a exceção de prédios velhos em ruínas. É salvo por um pastor de meia idade, que o conduz a uma fonte onde sacia sua sede.

O filme tem duração de 30 minutos e conta a história do pastor, Elzéard Bouffier, que após perder a família, se dedica a reflorestar a região desolada, sem árvores, em que vivia.

Como em tudo na vida, das árvores que o pastor plantava, apenas um determinado número atingia a maturidade, ou seja, considerava que parte do seu trabalho seria perdido.

E de forma anônima, através do trabalho de décadas, nasceu uma bela e pujante floresta, atraindo novos moradores, que viviam em harmonia e felicidade.

Mas porque estou contando esta história em uma newsletter de aprendizado de inglês? Simplesmente porque todas as atividades que desenvolvemos em nossas vidas requerem perseverança e dedicação. O aprendizado da língua inglesa possui seus desafios, todos perfeitamente normais e que podem ser vencidos. Da mesma forma, as árvores que foram plantadas e não vingaram, podem se comparar às dificuldades que enfrentamos ao longo do processo de aprendizado.

Em diversos dos vídeos que gravei em meu canal no Youtube e também nos artigos que venho publicando no portal Aprendendo Inglês, eu insisto no fato de que para dominar a língua inglesa, alcançando a fluência, basta agir como Élzeard Bouffier, com dedicação e perseverança, estudando todos os dias.

A fluência está ao alcance de todos, indistintamente. Todos os pensamentos de inadequação, de incapacidade, na verdade são apenas isso: crenças limitantes que não possuem fundamento na realidade.

Recomendo fortemente que você assista ao vídeo e que a história lhe inspire a atingir seus ideais. A trilha sonora original é em inglês, e eu embuti legendas em inglês (parte inferior do vídeo) e a tradução em português (parte superior do vídeo).

Para assistir, clique aqui.

Divirta-se! 😉

P.S.: Embora essa história seja fictícia, um fato semelhante ocorreu na Índia. Jadav Molai Payeng, também chamado de O Homem Floresta da Índia, converteu 550 acres de terra estéril em uma floresta verdejante, abrigando uma grande variedade de pássaros e animais. E tudo isso apenas plantando árvores.

Saiba mais sobre Jadav Molai Payeng.

One thought on “The Man Who Planted Trees

  • 27 de março de 2023 em 11:10
    Permalink

    Muito legal a história. Sempre digo para os meus alunos: aprender uma nova língua é muito mais do que aprender regras de gramática ou vocabulário. Há muita riqueza de conhecimentos e sensações envolvida.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *