Como avaliar a sua evolução na língua inglesa

© Rubens Queiroz de Almeida

Eu tendo a considerar testes de avaliação de competência sob um outro ângulo. Uma das principais razões pela qual as pessoas desistem de aprender inglês é o sentimento de estagnação, de não estarem progredindo por mais que estudem.

É claro que esta sensação não tem nada a ver com a realidade, se não possuímos nenhuma deficiência cognitiva, e se estudamos todos os dias, inevitavelmente progrediremos.

Mas o sentimento de estagnação é real, e praticamente 100% dos alunos de inglês relatam esta sensação em algum ponto de seus estudos.

O que fazer então? Simples, definir procedimentos que nos indiquem que estamos progredindo.

Uma dessas estratégias é realizar testes periódicos de conhecimento da língua inglesa.

Mas testes possuem uma conotação muito negativa, pois tendemos a encarar o resultado de uma prova como um rótulo. Aprovado ou reprovado? Sou bom ou ruim?

A minha proposta é justamente usar os testes como uma medida de progresso. Estudar todos os dias é o principal pré-requisito, e de tempos em tempos, uma vez por mês, fazer o mesmo teste para constatar nosso progresso. Não tem erro, se fizermos o planejamento e cumprirmos nossas metas, não existe a possibilidade de não evoluirmos em nosso conhecimento.

De forma resumida, não usaremos os testes como um diagnóstico, se sabemos ou não, mas sim como uma ferramenta de acompanhamento dos estudos, visando eliminar a sensação de estagnação que pode nos fazer desistir em algum momento.

Qual teste usar? Existem diversos testes de inglês gratuitos disponíveis online. Você pode fazer uma avaliação inicial das opções disponíveis e descobrir aquele com que você mais se identifica. Uma vez feita essa escolha, o ideal é que você utilize sempre a mesma plataforma, pois usaremos os testes como uma medida de avaliação de progresso.

Relaciono a seguir algumas alternativas bem populares. Avalie e faça a sua escolha.

British Council

O British Council oferece um teste gratuito online que avalia suas habilidades em leitura e audição. O resultado indica o seu nível de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR).

Website: British Council

Cambridge English

Este é um teste rápido e gratuito que fornece uma avaliação geral do seu nível de inglês.

Website: Cambridge English

EF SET (English First Standard English Test)

Oferece dois testes: um rápido (15 minutos) para uma avaliação breve e outro mais completo (50 minutos) para uma avaliação mais detalhada. É baseado no QECR.

Website: EF SET

Duolingo English Test

Embora o Duolingo English Test completo seja pago, você pode fazer um teste de prática rápido gratuitamente para ter uma ideia do seu nível.

Website: Duolingo English Test

English Club

Este site oferece um teste de nivelamento simples e rápido.

Website: English Club

Exam English

Oferece testes gratuitos baseados em diferentes exames de proficiência em inglês, como TOEFL, IELTS, CAE e outros.

Website: Exam English

Conclusão

É vital que você entenda que estes recursos serão usados com o único objetivo de lhe fornecer instrumentos de avaliação de progresso, nada mais. Não é um rótulo ou uma tentativa de te enquadrar em algum nível. É apenas uma fotografia do estado atual do seu conhecimento, e a cada vez que você repetir estes testes, esta fotografia será diferente, mais avançada.

E uma observação importante, links na web mudam com muita frequência, se o link fornecido aqui estiver errado quando você estiver lendo este texto, não se preocupe, uma busca rápida no site te permitirá identificar o novo endereço dos testes.

Muito sucesso para você! 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *