Vídeo | What is intelligence?
A inteligência, em suas múltiplas facetas, é a raiz das conquistas humanas, do desenvolvimento tecnológico à arte. Este vídeo oferece uma análise aprofundada sobre como a inteligência transcende uma simples característica para se manifestar como um conjunto flexível de habilidades. Através de exemplos da natureza, como o comportamento engenhoso de abelhas e bolores limosos, e práticas humanas sofisticadas, entende-se que a inteligência não é apenas um meio de sobrevivência, mas um motor de inovação. Esta reflexão nos convida a reconsiderar o papel crítico da inteligência na superação dos desafios criados pela própria civilização, destacando a importância da memória, aprendizado e criatividade enquanto ferramentas essenciais para o progresso humano.
| Audio | |
|---|---|
Normal | Slow |
| English Transcript | Tradução |
| Humans are proud of a lot of things, from particle accelerators to poetry to Pokemon. | Os humanos se orgulham de muitas coisas, desde aceleradores de partículas até poesia e Pokémon. |
| All of them made possible because of something humans value extremely highly: Intelligence. | Todas essas conquistas foram possíveis graças a algo que os humanos valorizam extremamente: a inteligência. |
| We think of intelligence as a trait like height or strength, but when we try to define it, things get fuzzy. | Nós pensamos na inteligência como uma característica, como altura ou força, mas quando tentamos defini-la, as coisas ficam meio nebulosas. |
| In a nutshell, intelligence is a mechanism to solve problems. | Em suma, a inteligência é um mecanismo para resolver problemas. |
| Especially the problem of staying alive, which involves finding food and shelter, fighting sexual competitors, or fleeing from predators. | Especialmente o problema de se manter vivo, o que envolve encontrar comida e abrigo, competir sexualmente ou fugir de predadores. |
| Intelligence is not a single thing; it includes the ability to gather knowledge, to learn, be creative, form strategies, or engage in critical thinking. | A inteligência não é uma única coisa; inclui a capacidade de adquirir conhecimento, aprender, ser criativo, formar estratégias ou engajar-se em pensamento crítico. |
| It manifests itself in a huge variety of behaviors, from hardwired or instinct like reactions to different degrees of learning, to some sort of awareness. | Ela se manifesta em uma imensa variedade de comportamentos, desde reações instintivas até diferentes graus de aprendizado e um certo tipo de consciência. |
| But not all scientists agree where it begins or what even should count as intelligence. | Mas nem todos os cientistas concordam onde ela começa ou o que realmente deve ser considerado como inteligência. |
| To make this even more complicated, intelligence is also connected to consciousness since awareness is helpful for problem-solving. | Para complicar ainda mais, a inteligência também está ligada à consciência, pois a percepção é útil para a resolução de problemas. |
| But we're exploring consciousness in other videos, so today we'll leave it aside. | Mas estamos explorando a consciência em outros vídeos, então hoje vamos deixá-la de lado. |
| Okay, Intelligence isn't exactly clear-cut, so maybe we can think of it as more like a flexible set of skills: A toolbox. | Ok, a inteligência não é algo bem definido, então talvez possamos pensar nela mais como um conjunto flexível de habilidades: uma caixa de ferramentas. |
| Basic tools. | Ferramentas básicas. |
| The most basic tools in the intelligence toolbox are the ability to gather information, to save it, and to use it to learn. | As ferramentas mais básicas na caixa de ferramentas da inteligência são a capacidade de reunir informações, armazená-las e usá-las para aprender. |
| Information about the world is gathered through senses such as vision, sound, smell, touch or taste, and helps us navigate and react to the external world appropriately. | As informações sobre o mundo são coletadas por meio dos sentidos, como visão, som, cheiro, tato ou paladar, e nos ajudam a navegar e reagir ao mundo externo de forma adequada. |
| But living things also need to keep track of the state of their own bodies, monitoring things like hunger and fatigue. | Mas os seres vivos também precisam monitorar o estado de seus próprios corpos, observando coisas como fome e fadiga. |
| Information is the basis of action for all living things, and without it, you're at the mercy of your surroundings, unable to react appropriately, or flexibly. | Informação é a base da ação para todos os seres vivos, e sem ela, você está à mercê de seus arredores, incapaz de reagir de forma apropriada ou flexível. |
| Information is much more powerful if we can keep and save it, so the second tool is memory. | A informação é muito mais poderosa se pudermos mantê-la e salvá-la, então a segunda ferramenta é a memória. |
| Memory is the ability to save and recall information, so a living being doesn't have to start from scratch every time it perceives something relevant. | A memória é a habilidade de guardar e recordar informações, para que um ser vivo não precise começar do zero toda vez que perceber algo relevante. |
| Memories can be about events, places, and associations, but also behaviors like hunting or foraging methods. | As memórias podem ser sobre eventos, lugares e associações, mas também comportamentos, como métodos de caça ou forrageamento. |
| Some of these, like flying, have to be repeated over and over until they're mastered. | Alguns desses, como voar, precisam ser repetidos inúmeras vezes até serem dominados. |
| This is what we call learning, the process of putting together a sequence of thoughts or actions. | É o que chamamos de aprendizado, o processo de montar uma sequência de pensamentos ou ações. |
| Basically a string of repeatable behaviors that can be varied and adapted. | Basicamente, uma cadeia de comportamentos repetíveis que podem ser variados e adaptados. |
| These three tools enable seemingly stupid creatures to act in surprisingly intelligent ways. | Essas três ferramentas permitem que criaturas aparentemente estúpidas ajam de maneiras surpreendentemente inteligentes. |
| The acellular slime mold, which is basically just a single huge slimy cell, shows behavior similar to an animal with a simple brain. | O bolor limoso acelular, que é basicamente apenas uma única célula grande e viscosa, mostra comportamento semelhante ao de um animal com um cérebro simples. |
| When put in a maze with food at one end, the slime mold explores its surroundings, and marks its path with slime trails, sort of, smearing memories on the ground. | Quando colocado em um labirinto com comida em uma das extremidades, o bolor limoso explora o ambiente e marca seu caminho com rastros de muco, espalhando memórias no chão, por assim dizer. |
| As it continues exploring, it avoids the marked pathways and finds its way to the food. | Enquanto continua explorando, ele evita os caminhos marcados e encontra o caminho até a comida. |
| Instead of blindly getting stuck in dead-ends, the slime mold adapts its behavior to save time and effort. | Em vez de ficar preso cegamente nos becos sem saída, o bolor limoso adapta seu comportamento para economizar tempo e esforço. |
| This behavior is hardwired, and scientists can't agree if that's intelligent, although it does give the slime mold a certain advantage. | Este comportamento está embutido, e os cientistas não concordam se isso é inteligente, embora realmente dê ao bolor limoso certa vantagem. |
| Bees are an example of more adaptive smart behavior. | As abelhas são um exemplo de comportamento inteligente mais adaptativo. |
| Scientists trained bumblebees to move a colored ball into a goal post for a sugar reward. | Os cientistas treinaram abelhas a mover uma bola colorida até um gol para ganhar uma recompensa de açúcar. |
| Not only were the bees very skillful at this behaviour, which isn't natural to them, they got more efficient over time. | Não só as abelhas foram muito hábeis nesse comportamento, que não é natural para elas, mas também se tornaram mais eficientes com o tempo. |
| When several balls were available, bees chose the ball that lay closest to the goal, even if it was a different color than the ball they were trained with. | Quando havia várias bolas disponíveis, as abelhas escolhiam a bola mais próxima do gol, mesmo que fosse de uma cor diferente da bola com a qual foram treinadas. |
| For more challenging problems, we need even more flexibility: Fancier tools. | Para problemas mais desafiadores, precisamos de ainda mais flexibilidade: ferramentas mais sofisticadas. |
| Building on the basic tools, more complex animals have a wider range of problems they can solve. | Construindo sobre as ferramentas básicas, animais mais complexos têm uma gama mais ampla de problemas que podem resolver. |
| They can memorize all kinds of associations, connections, and mechanical tricks. | Eles podem memorizar todos os tipos de associações, conexões e truques mecânicos. |
| We'll call this tool “The Library of Knowledge”. | Podemos chamar isso de "Biblioteca do Conhecimento". |
| Take raccoons. | Pense nos guaxinins. |
| Their favorite kind of food is human food. | O tipo de alimento favorito deles é comida humana. |
| Their approach to getting hold of such treats depends upon an assortment of theoretical and practical skills, that makes them master burglars, able to open windows or pick locks. | Sua abordagem para obter tais guloseimas depende de uma combinação de habilidades teóricas e práticas, que os tornam mestres arrombadores, capazes de abrir janelas ou destrancar fechaduras. |
| In a study, raccoons were given boxes secured with different kinds of locks, like latches, bolts, plugs, or push bars. | Em um estudo, foram dados aos guaxinins caixas protegidas com diferentes tipos de fechaduras, como trincos, ferrolhos, plugues ou barras de pressão. |
| They needed less than 10 attempts to figure out how to open each box. | Eles precisaram de menos de 10 tentativas para descobrir como abrir cada caixa. |
| Even when different locks were put together into increasingly difficult combinations that had to be solved in the right order, and with different amounts of strength. | Mesmo quando diferentes fechaduras foram combinadas em combinações cada vez mais difíceis e que tinham que ser resolvidas na ordem certa e com diferentes quantidades de força. |
| A year later, the raccoons still remembered how to open the boxes, and were as fast as when they had first solved the puzzle. | Um ano depois, os guaxinins ainda lembravam como abrir as caixas e eram tão rápidos quanto quando resolveram o enigma pela primeira vez. |
| Beyond our library of associations and skills, the most impressive tool in our box is creativity, a sort of mental duct tape. | Além de nossa biblioteca de associações e habilidades, a ferramenta mais impressionante em nossa caixa é a criatividade, uma espécie de fita adesiva mental. |
| Being creative means producing something new and valuable from apparently unrelated things. | Ser criativo significa produzir algo novo e valioso a partir de coisas aparentemente não relacionadas. |
| In the context of intelligence this means making new and unusual connections. | No contexto da inteligência, isso significa fazer novas e incomuns conexões. |
| Pairing input with memories and skills, to come up with a unique solution to a problem. | Combinando entradas com memórias e habilidades para encontrar uma solução única para um problema. |
| In another raccoon study, researchers showed the animals that by dropping pebbles into a water tank, they could raise the water level enough to reach a marshmallow floating at the top. | Em outro estudo com guaxinins, os pesquisadores mostraram aos animais que, ao soltar seixos em um tanque de água, eles poderiam elevar o nível da água o suficiente para alcançar um marshmallow flutuando no topo. |
| One raccoon came up with a much better solution: it tipped the tub over. | Um guaxinim encontrou uma solução muito melhor: ele virou o recipiente. |
| Another facet of creativity is applying a new resource to a task: Physical tools. | Outra faceta da criatividade é aplicar um novo recurso a uma tarefa: ferramentas físicas. |
| Like primates that use sticks to fish for termites in trees, or some octopuses, which assemble collected coconut shells around themselves as a sort of portable armor to hide from enemies. | Como primatas que usam bastões para pescar cupins em árvores, ou alguns polvos, que usam conchas de coco coletadas como uma espécie de armadura portátil para se esconder de inimigos. |
| Collecting materials for later use is connected to an even more advanced dimension of problem-solving: Planning. | Coletar materiais para uso posterior está conectado a uma dimensão ainda mais avançada da resolução de problemas: planejamento. |
| Planning means considering the activities required for a desired goal and putting them together in a plan. | Planejar significa considerar as atividades necessárias para alcançar um objetivo desejado e organizá-las em um plano. |
| When unforeseen circumstances and new possibilities present themselves, they need to be assessed according to whether they match the plan or not. | Quando surgem circunstâncias imprevistas e novas possibilidades, elas precisam ser avaliadas para ver se correspondem ao plano ou não. |
| An example of this intelligent behavior is hoarding food to eat it later. | Um exemplo deste comportamento inteligente é acumular comida para comê-la mais tarde. |
| This is an instinctive behavior in squirrels. | Este é um comportamento instintivo nos esquilos. |
| But even though hiding food comes instinctively to them, they still need to use advanced thinking skills to make the best decisions. | Mas mesmo que esconder comida seja um instinto para eles, ainda precisam usar habilidades avançadas de pensamento para tomar as melhores decisões. |
| Squirrels examine every nut and weigh the time and effort it would take to hide it, against the benefits they would get from each one. | Os esquilos examinam cada noz e pesam o tempo e o esforço necessários para escondê-la, em relação aos benefícios que obteriam de cada uma. |
| Damaged or low-fat nuts are eaten right away, while nuts that still need to ripen go on the stockpile. | Nozes danificadas ou com baixo teor de gordura são comidas imediatamente, enquanto nozes que ainda precisam amadurecer vão para o estoque. |
| Squirrels also pretend to bury nuts when they feel watched. | Os esquilos também fingem enterrar nozes quando se sentem observados. |
| These empty caches distract rivals from their real treasure. | Esses esconderijos vazios distraem os rivais de seu tesouro real. |
| This is pretty advanced strategizing because to make a plan to distract someone else, you first have to be aware that there are others like you that want the same things. | Isso é um planejamento bastante avançado, porque para fazer um plano para distrair alguém, primeiro você precisa estar ciente de que existem outros como você que querem as mesmas coisas. |
| The more complex the problem, the more tools are needed in combination to solve it. | Quanto mais complexo o problema, mais ferramentas são necessárias em combinação para resolvê-lo. |
| So the more tools there are, the more flexibility a being has to solve the challenges life throws at them. | Portanto, quanto mais ferramentas houver, mais flexibilidade um ser tem para resolver os desafios que a vida lhe apresenta. |
| But even for complex problems, each animal's individual situation is what counts. | Mas mesmo para problemas complexos, a situação individual de cada animal é o que conta. |
| Squirrels are omnivores that defend their territories fiercely. | Esquilos são onívoros que defendem ferozmente seus territórios. |
| For them, it makes sense to remember where there's food in different locations and trick their enemies to improve their chances of survival. | Para eles, faz sentido lembrar onde há comida em diferentes locais e enganar seus inimigos para melhorar suas chances de sobrevivência. |
| Sheep don't have any such refined tricks up their sleeve, but they don't need to. | As ovelhas não têm tais truques refinados em seu repertório, mas elas não precisam disso. |
| They are grazers and live in flocks. | Elas são herbívoras e vivem em grupos. |
| The skills relevant to them are social. | As habilidades relevantes para elas são sociais. |
| They recognize and remember many different sheep, and even humans for years; a completely different skill. | Reconhecem e lembram de muitas ovelhas diferentes, e até mesmo de humanos por anos; uma habilidade completamente diferente. |
| Evolving and retaining a complex set of mental abilities they might never use would be a waste of resources for them. | Evoluir e manter um conjunto complexo de habilidades mentais que talvez nunca sejam usadas seria um desperdício de recursos para elas. |
| Humans went the opposite way and invested in an unusually diverse intelligence toolkit. | Os humanos seguiram o caminho oposto e investiram em uma caixa de ferramentas de inteligência incomumente diversificada. |
| While this was helpful, by accident we added another set of tools on top: Culture. | Embora isso tenha sido útil, por acidente adicionamos outro conjunto de ferramentas: a cultura. |
| No single person could ever build a space rocket or particle accelerator. | Nenhuma pessoa sozinha poderia construir um foguete ou acelerador de partículas. |
| But thanks to our ability to work together and to share knowledge across generations, we can overcome challenges beyond any single individual's ability. | Mas graças à nossa capacidade de trabalhar juntos e compartilhar conhecimento entre gerações, podemos superar desafios além da capacidade de qualquer indivíduo. |
| This allowed us to shape the planet to our liking. | Isso nos permitiu moldar o planeta ao nosso gosto. |
| We also created new problems in the process: sudoku, tax forms, string theory. | Também criamos novos problemas nesse processo: sudoku, formulários de imposto, teoria das cordas. |
| But also rapid climate change and antibiotic resistance. | Mas também rápida mudança climática e resistência a antibióticos. |
| To solve these, we'll need to look past short-term survival and think about the distant future. | Para resolver isso, precisaremos olhar além da sobrevivência a curto prazo e pensar sobre o futuro distante. |
| We have the toolbox, we just need to use it. | Temos a caixa de ferramentas, só precisamos usá-la. |
| Speaking of tools for learning, we've heard from many teachers that are using our infographic posters in class. | Falando de ferramentas para aprendizado, ouvimos de muitos professores que estão usando nossos pôsteres infográficos em sala de aula. |
| So we asked what would help them the most and made an education edition for teachers, students, and everyone else. | Então perguntamos o que ajudaria mais e fizemos uma edição educacional para professores, alunos e qualquer outra pessoa. |
| They're slightly larger posters about various things that we'll expand over time. | São pôsteres um pouco maiores sobre várias coisas que expandiremos ao longo do tempo. |
| From a periodic table, to a world map or the human body. | Desde uma tabela periódica, até um mapa mundi ou o corpo humano. |
| You can get them in our shop and support us if you want. | Você pode encontrá-los em nossa loja e nos apoiar se quiser. |
| And let us know which poster topics you want for your room or classroom. | E nos diga quais tópicos para pôsteres você gostaria para seu quarto ou sala de aula. |
| This video was part two of a three-part video series relating to big questions of life and the universe, made possible thanks to a grant from the Templeton World charity foundation. | Este vídeo foi a segunda parte de uma série de três vídeos relacionados a grandes questões da vida e do universo, possibilitada graças a uma doação da Templeton World Charity Foundation. |
| You'll find our sources and further reading in the video description. | Você encontrará nossas fontes e leituras adicionais na descrição do vídeo. |
Contagem de palavras
A tabela abaixo exibe as palavras encontradas neste vídeo, bem como o número de vezes em que aparecem.
Veja também: Para que serve esta tabela?
| Freq. | Palavra | Freq. | Palavra | Freq. | Palavra |
|---|---|---|---|---|---|
| 69 | to | 60 | the | 44 | of |
| 43 | a | 42 | and | 24 | is |
| 24 | in | 22 | it | 18 | we |
| 18 | they | 17 | or | 15 | are |
| 14 | for | 13 | that | 13 | more |
| 12 | this | 11 | them | 11 | from |
| 10 | tools | 10 | intelligence | 10 | but |
| 9 | with | 9 | not | 9 | like |
| 9 | even | 8 | things | 8 | their |
| 8 | need | 8 | food | 8 | different |
| 8 | can | 8 | be | 8 | as |
| 8 | an | 7 | you | 7 | when |
| 7 | our | 7 | have | 6 | were |
| 6 | use | 6 | so | 6 | skills |
| 6 | behavior | 6 | also | 5 | will |
| 5 | which | 5 | time | 5 | solve |
| 5 | slime | 5 | problems | 5 | problem |
| 5 | over | 5 | new | 5 | information |
| 5 | at | 5 | ability | 4 | would |
| 4 | world | 4 | what | 4 | us |
| 4 | together | 4 | these | 4 | squirrels |
| 4 | sort | 4 | single | 4 | save |
| 4 | on | 4 | mold | 4 | its |
| 4 | if | 4 | humans | 4 | complex |
| 4 | all | 4 | about | 3 | was |
| 3 | want | 3 | video | 3 | up |
| 3 | toolbox | 3 | tool | 3 | think |
| 3 | there | 3 | such | 3 | still |
| 3 | something | 3 | some | 3 | set |
| 3 | scientists | 3 | raccoons | 3 | plan |
| 3 | open | 3 | one | 3 | nuts |
| 3 | most | 3 | memories | 3 | means |
| 3 | make | 3 | made | 3 | locks |
| 3 | living | 3 | learning | 3 | later |
| 3 | knowledge | 3 | into | 3 | intelligent |
| 3 | goal | 3 | get | 3 | each |
| 3 | being | 3 | behaviors | 3 | bees |
| 3 | basic | 3 | ball | 3 | associations |
| 3 | another | 3 | advanced | 2 | your |
| 2 | while | 2 | where | 2 | way |
| 2 | water | 2 | tricks | 2 | trained |
| 2 | top | 2 | three | 2 | thinking |
| 2 | themselves | 2 | thanks | 2 | than |
| 2 | teachers | 2 | take | 2 | survival |
| 2 | surroundings | 2 | study | 2 | string |
| 2 | strength | 2 | solving | 2 | solved |
| 2 | solution | 2 | sheep | 2 | s |
| 2 | right | 2 | remember | 2 | relevant |
| 2 | react | 2 | raccoon | 2 | putting |
| 2 | put | 2 | process | 2 | posters |
| 2 | possible | 2 | planning | 2 | particle |
| 2 | part | 2 | needed | 2 | much |
| 2 | mental | 2 | memory | 2 | many |
| 2 | makes | 2 | life | 2 | library |
| 2 | learn | 2 | kinds | 2 | keep |
| 2 | just | 2 | individual | 2 | human |
| 2 | huge | 2 | how | 2 | hide |
| 2 | helpful | 2 | hardwired | 2 | had |
| 2 | getting | 2 | gather | 2 | flexibility |
| 2 | first | 2 | exploring | 2 | example |
| 2 | every | 2 | enemies | 2 | else |
| 2 | effort | 2 | does | 2 | do |
| 2 | distract | 2 | creativity | 2 | creative |
| 2 | could | 2 | consciousness | 2 | connections |
| 2 | connected | 2 | challenges | 2 | call |
| 2 | by | 2 | boxes | 2 | box |
| 2 | beyond | 2 | because | 2 | basically |
| 2 | awareness | 2 | appropriately | 2 | any |
| 2 | animals | 2 | animal | 2 | agree |
| 1 | years | 1 | year | 1 | work |
| 1 | without | 1 | windows | 1 | wider |
| 1 | whether | 1 | went | 1 | weigh |
| 1 | ways | 1 | watched | 1 | waste |
| 1 | vision | 1 | videos | 1 | very |
| 1 | various | 1 | variety | 1 | varied |
| 1 | value | 1 | valuable | 1 | using |
| 1 | upon | 1 | unusually | 1 | unusual |
| 1 | until | 1 | unrelated | 1 | universe |
| 1 | unique | 1 | unforeseen | 1 | unable |
| 1 | two | 1 | tub | 1 | try |
| 1 | trick | 1 | trees | 1 | treats |
| 1 | treasure | 1 | trait | 1 | trails |
| 1 | track | 1 | touch | 1 | topics |
| 1 | toolkit | 1 | today | 1 | tipped |
| 1 | throws | 1 | through | 1 | thoughts |
| 1 | though | 1 | thing | 1 | theory |
| 1 | theoretical | 1 | territories | 1 | termites |
| 1 | term | 1 | templeton | 1 | tax |
| 1 | taste | 1 | task | 1 | tape |
| 1 | tank | 1 | table | 1 | surprisingly |
| 1 | support | 1 | sugar | 1 | sudoku |
| 1 | stupid | 1 | students | 1 | stuck |
| 1 | strategizing | 1 | strategies | 1 | stockpile |
| 1 | sticks | 1 | staying | 1 | state |
| 1 | start | 1 | speaking | 1 | space |
| 1 | sources | 1 | sound | 1 | someone |
| 1 | social | 1 | smell | 1 | smearing |
| 1 | smart | 1 | slimy | 1 | slightly |
| 1 | sleeve | 1 | skillful | 1 | skill |
| 1 | situation | 1 | since | 1 | simple |
| 1 | similar | 1 | shows | 1 | showed |
| 1 | should | 1 | short | 1 | shop |
| 1 | shelter | 1 | shells | 1 | share |
| 1 | shape | 1 | sexual | 1 | several |
| 1 | series | 1 | sequence | 1 | senses |
| 1 | sense | 1 | seemingly | 1 | secured |
| 1 | second | 1 | scratch | 1 | same |
| 1 | room | 1 | rocket | 1 | rivals |
| 1 | ripen | 1 | reward | 1 | retaining |
| 1 | resources | 1 | resource | 1 | resistance |
| 1 | researchers | 1 | required | 1 | repeated |
| 1 | repeatable | 1 | remembered | 1 | relating |
| 1 | refined | 1 | recognize | 1 | recall |
| 1 | real | 1 | reading | 1 | reactions |
| 1 | reach | 1 | rapid | 1 | range |
| 1 | raise | 1 | questions | 1 | puzzle |
| 1 | push | 1 | proud | 1 | producing |
| 1 | primates | 1 | pretty | 1 | pretend |
| 1 | present | 1 | predators | 1 | practical |
| 1 | powerful | 1 | poster | 1 | post |
| 1 | possibilities | 1 | portable | 1 | pokemon |
| 1 | poetry | 1 | plugs | 1 | planet |
| 1 | places | 1 | pick | 1 | physical |
| 1 | person | 1 | periodic | 1 | perceives |
| 1 | pebbles | 1 | pathways | 1 | path |
| 1 | past | 1 | pairing | 1 | own |
| 1 | overcome | 1 | out | 1 | others |
| 1 | other | 1 | order | 1 | opposite |
| 1 | only | 1 | omnivores | 1 | okay |
| 1 | octopuses | 1 | nutshell | 1 | nut |
| 1 | no | 1 | never | 1 | navigate |
| 1 | natural | 1 | move | 1 | monitoring |
| 1 | might | 1 | methods | 1 | mercy |
| 1 | memorize | 1 | mechanism | 1 | mechanical |
| 1 | maze | 1 | maybe | 1 | materials |
| 1 | match | 1 | mastered | 1 | master |
| 1 | marshmallow | 1 | marks | 1 | marked |
| 1 | map | 1 | manifests | 1 | making |
| 1 | low | 1 | lot | 1 | look |
| 1 | locations | 1 | live | 1 | liking |
| 1 | level | 1 | let | 1 | less |
| 1 | leave | 1 | lay | 1 | latches |
| 1 | larger | 1 | know | 1 | kind |
| 1 | itself | 1 | involves | 1 | invested |
| 1 | instinctively | 1 | instinctive | 1 | instinct |
| 1 | instead | 1 | input | 1 | infographic |
| 1 | increasingly | 1 | includes | 1 | improve |
| 1 | impressive | 1 | hunting | 1 | hunger |
| 1 | hold | 1 | hoarding | 1 | highly |
| 1 | hiding | 1 | helps | 1 | help |
| 1 | height | 1 | heard | 1 | has |
| 1 | ground | 1 | grazers | 1 | grant |
| 1 | got | 1 | go | 1 | given |
| 1 | give | 1 | generations | 1 | gathered |
| 1 | fuzzy | 1 | future | 1 | further |
| 1 | foundation | 1 | forms | 1 | form |
| 1 | foraging | 1 | flying | 1 | flocks |
| 1 | floating | 1 | flexibly | 1 | flexible |
| 1 | fleeing | 1 | fish | 1 | finds |
| 1 | finding | 1 | find | 1 | figure |
| 1 | fighting | 1 | fiercely | 1 | feel |
| 1 | favorite | 1 | fatigue | 1 | fat |
| 1 | fast | 1 | fancier | 1 | facet |
| 1 | extremely | 1 | external | 1 | explores |
| 1 | expand | 1 | examine | 1 | exactly |
| 1 | evolving | 1 | everyone | 1 | ever |
| 1 | events | 1 | especially | 1 | enough |
| 1 | engage | 1 | ends | 1 | end |
| 1 | enable | 1 | empty | 1 | efficient |
| 1 | education | 1 | edition | 1 | eaten |
| 1 | eat | 1 | duct | 1 | dropping |
| 1 | diverse | 1 | distant | 1 | dimension |
| 1 | difficult | 1 | desired | 1 | description |
| 1 | depends | 1 | degrees | 1 | define |
| 1 | defend | 1 | decisions | 1 | dead |
| 1 | damaged | 1 | cut | 1 | culture |
| 1 | critical | 1 | creatures | 1 | created |
| 1 | counts | 1 | count | 1 | continues |
| 1 | context | 1 | considering | 1 | complicated |
| 1 | completely | 1 | competitors | 1 | comes |
| 1 | come | 1 | combinations | 1 | combination |
| 1 | colored | 1 | color | 1 | collecting |
| 1 | collected | 1 | coconut | 1 | closest |
| 1 | climate | 1 | clear | 1 | classroom |
| 1 | class | 1 | circumstances | 1 | chose |
| 1 | charity | 1 | change | 1 | chances |
| 1 | challenging | 1 | certain | 1 | cell |
| 1 | cannot | 1 | came | 1 | caches |
| 1 | bury | 1 | burglars | 1 | bumblebees |
| 1 | building | 1 | build | 1 | brain |
| 1 | bolts | 1 | body | 1 | bodies |
| 1 | blindly | 1 | big | 1 | better |
| 1 | best | 1 | benefits | 1 | behaviour |
| 1 | begins | 1 | basis | 1 | bars |
| 1 | balls | 1 | away | 1 | aware |
| 1 | avoids | 1 | available | 1 | attempts |
| 1 | assortment | 1 | assessed | 1 | assemble |
| 1 | asked | 1 | aside | 1 | around |
| 1 | armor | 1 | approach | 1 | applying |
| 1 | apparently | 1 | antibiotic | 1 | amounts |
| 1 | although | 1 | allowed | 1 | alive |
| 1 | against | 1 | advantage | 1 | added |
| 1 | adapts | 1 | adaptive | 1 | adapted |
| 1 | activities | 1 | actions | 1 | action |
| 1 | act | 1 | across | 1 | acellular |
| 1 | according | 1 | accident | 1 | accelerators |
| 1 | accelerator | 1 | able | 1 | abilities |


