Descubra a fascinante história de McArthur Wheeler, que tentou assaltar um banco acreditando que suco de limão o tornaria invisível para câmeras de segurança. Esse episódio inspirou os psicólogos David Dunning e Justin Kruger a investigar um curioso viés cognitivo agora conhecido como “efeito Dunning-Kruger”. Aprenda por que pessoas com pouca habilidade frequentemente superestimam suas capacidades, enquanto aqueles que se aprofundam no conhecimento tendem a duvidar de si mesmos.

Audio

Normal

Slow
English TranscriptTradução
On April 19th, 1995, McArthur Wheeler robbed a bank with his face glazed with lemon juice, believing the juice would make his face invisible to the surveillance cameras.Em 19 de abril de 1995, McArthur Wheeler assaltou um banco com o rosto besuntado com suco de limão, acreditando que o suco tornaria seu rosto invisível para as câmeras de vigilância.
He thought so because lemon juice works as invisible ink on a piece of paper.Ele pensava assim porque o suco de limão funciona como tinta invisível em um pedaço de papel.
Police broadcasted the security camera footage on the local 11 o'clock news, and just after midnight, Arthur was arrested.A polícia transmitiu a filmagem das câmeras de segurança no noticiário local das 11 horas, e logo após a meia-noite, Arthur foi preso.
Incredulously, he said, "But I wore the juice!"Incredulamente, ele disse: "Mas eu passei o suco!"
Baffled by this reasoning, David Dunning and Justin Kruger, two psychologists, studied Mr. Wheeler and others like him.Intrigados com esse raciocínio, David Dunning e Justin Kruger, dois psicólogos, estudaram o Sr. Wheeler e outros como ele.
They came to the conclusion that people with low ability at a task tend to, paradoxically, overestimate themselves.Eles chegaram à conclusão de que pessoas com baixa habilidade em uma tarefa tendem a, paradoxalmente, superestimar a si mesmas.
This cognitive bias is known as The Dunning–Kruger effect.Esse viés cognitivo é conhecido como efeito Dunning-Kruger.
Let’s look at this graphically, plotting one’s confidence in your ability against one’s actual knowledge in a field.Vamos analisar isso graficamente, plotando a confiança de alguém em sua própria capacidade versus o conhecimento real em uma área.
As we learn something new, we are often highly confident because we know so little that as soon as we do know a tiny bit, we think we know it all.Ao aprendermos algo novo, frequentemente estamos muito confiantes porque sabemos tão pouco que, assim que aprendemos um pouquinho, pensamos que sabemos tudo.
Those who stop learning here maintain a false sense of mastery.Aqueles que param de aprender aqui mantêm uma falsa sensação de maestria.
Those who continue learning realize things are more complex and often lose motivation.Aqueles que continuam aprendendo percebem que as coisas são mais complexas e frequentemente perdem a motivação.
And the more they increase their knowledge, the lower their confidence becomes.E quanto mais aumentam seu conhecimento, menor se torna sua confiança.
Many stop at this stage, thinking they’ve learned nothing.Muitos param nesta fase, pensando que não aprenderam nada.
Only if we keep going can we regain confidence while getting better.Somente se continuarmos é que podemos recuperar a confiança enquanto melhoramos.
And at the end, we will be full of knowledge and almost as confident in our ability as right after we started.E no final, estaremos cheios de conhecimento e quase tão confiantes em nossa capacidade quanto logo depois que começamos.
In other words, if a simpleton, a good student, and a wise teacher were to have a public debate, this is how things could go down: the simpleton knows just a little bit, but is very confident and voices his opinions loud and without hesitations.Em outras palavras, se um simplório, um bom aluno e um professor sábio tivessem um debate público, as coisas poderiam acontecer assim: o simplório sabe apenas um pouco, mas é muito confiante e expressa suas opiniões em voz alta e sem hesitações.
The student knows more, but doesn’t realize it because she lacks confidence.A aluna sabe mais, mas não percebe isso porque lhe falta confiança.
She keeps quiet.Ela fica quieta.
The teacher is confident, but understands how complex things really are; hence, he voices his opinions with reservations.O professor é confiante, mas entende o quão complexas as coisas realmente são; portanto, expressa suas opiniões com ressalvas.
In the end, the simpleton wins the popular vote because he is so confident about being right, and people tend to trust certainty.No final, o simplório ganha a votação popular porque é muito confiante de estar certo, e as pessoas tendem a confiar na certeza.
Research from North America, Europe, and Japan suggests that culture plays a big role.Pesquisas da América do Norte, Europa e Japão sugerem que a cultura desempenha um grande papel.
From assessments of one's own ability to drive, we know that 93% of Americans think they are better drivers than average, while “only” 69% of Swedes think so.A partir de avaliações da própria capacidade de dirigir, sabemos que 93% dos americanos pensam que são motoristas melhores que a média, enquanto "apenas" 69% dos suecos pensam o mesmo.
In Japan, on the other hand, people, in general, tend to underestimate their abilities as a strategy to see their underachievement as an opportunity to improve.No Japão, por outro lado, as pessoas, em geral, tendem a subestimar suas habilidades como uma estratégia para ver seu desempenho inferior como uma oportunidade de melhoria.
Setting out on a journey of learning can be a daunting experience.Embarcar em uma jornada de aprendizado pode ser uma experiência assustadora.
What starts off as a leisurely stroll soon changes to an intense battle of willpower between you and an intimidating amount of knowledge.O que começa como um passeio tranquilo logo se transforma em uma intensa batalha de força de vontade entre você e uma quantidade intimidante de conhecimento.
Do not give up.Não desista.
The longer you fight, the more power you gain, up until the point you win.Quanto mais você luta, mais poder você ganha, até o ponto em que você vence.
And in the end, if you persevere, you may be elevated to the ranks of Socrates, who, over 2,000 years ago, left us with a quote of wisdom: "I know that I am intelligent, because I know that I know nothing."E no final, se você perseverar, poderá ser elevado às fileiras de Sócrates, que, há mais de 2.000 anos, nos deixou uma citação de sabedoria: "Só sei que nada sei."
Sprouts videos are published under the Creative Commons license.Os vídeos do Sprouts são publicados sob a licença Creative Commons.
That means our videos are free, and anyone can download, edit, and play them for personal use.Isso significa que nossos vídeos são gratuitos, e qualquer pessoa pode baixá-los, editá-los e reproduzi-los para uso pessoal.
Public schools, governments, and non-profit organizations can also use them for training, online courses, or designing new curriculums.Escolas públicas, governos e organizações sem fins lucrativos também podem usá-los para treinamento, cursos online ou para criar novos currículos.
To help us stay independent and support our work, you can join our patrons and contribute; just visit [patreon.com/sprouts](https://patreon.com/sprouts).Para nos ajudar a permanecer independentes e apoiar nosso trabalho, você pode se juntar aos nossos patronos e contribuir; basta visitar [patreon.com/sprouts](https://patreon.com/sprouts).
Even one dollar can make a difference.Mesmo um dólar pode fazer a diferença.

Contagem de palavras

A tabela abaixo exibe as palavras encontradas neste vídeo, bem como o número de vezes em que aparecem.

Veja também: Para que serve esta tabela?

Freq.PalavraFreq.PalavraFreq.Palavra
23the19and18a
12to11we11of
10as8in7you
7that7know6can
6are5with5this
5on5is5i
5confident5because4they
4their4so4s
4our4one4more
4knowledge4juice4his
4he4confidence4but
4at4ability3who
3think3things3tend
3sprouts3simpleton3people
3learning3just3if
3end3be3an
2while2wheeler2voices
2videos2use2us
2up2those2them
2teacher2student2stop
2soon2she2right
2realize2public2patreon
2other2opinions2only
2often2nothing2new
2make2little2lemon
2knows2japan2it
2invisible2how2from
2for2face2do
2complex2com2bit
2better2after1your
1years1would1works
1work1wore1words
1without1wise1wisdom
1wins1win1willpower
1will1what1were
1was1vote1visit
1very1ve1until
1understands1underestimate1underachievement
1under1two1trust
1training1tiny1thought
1thinking1themselves1than
1th1task1t
1swedes1surveillance1support
1suggests1studied1stroll
1strategy1stay1starts
1started1stage1something
1socrates1setting1sense
1see1security1schools
1said1role1robbed
1reservations1research1regain
1reasoning1really1ranks
1quote1quiet1published
1psychologists1profit1power
1popular1police1point
1plotting1plays1play
1piece1personal1persevere
1patrons1paradoxically1paper
1own1overestimate1over
1out1others1organizations
1or1opportunity1online
1off1o1not
1north1non1news
1mr1motivation1midnight
1means1mcarthur1may
1mastery1many1maintain
1lower1low1loud
1lose1look1longer
1local1like1license
1let1leisurely1left
1learned1learn1lacks
1kruger1known1keeps
1keep1justin1journey
1join1intimidating1intense
1intelligent1ink1independent
1incredulously1increase1improve
1https1him1highly
1hesitations1here1hence
1help1have1hand
1graphically1governments1good
1going1go1glazed
1give1getting1general
1gain1full1free
1footage1fight1field
1false1experience1even
1europe1elevated1effect
1edit1dunning–kruger1dunning
1drivers1drive1download
1down1dollar1doesn
1difference1designing1debate
1david1daunting1curriculums
1culture1creative1courses
1could1contribute1continue
1conclusion1commons1cognitive
1clock1changes1certainty
1cameras1camera1came
1by1broadcasted1big
1bias1between1believing
1being1becomes1battle
1bank1baffled1average
1assessments1arthur1arrested
1april1anyone1amount
1americans1america1am
1also1almost1all
1ago1against1actual
1about1abilities

Deixe um comentário