© Rubens Queiroz de Almeida

A nossa vida, desde o começo até o fim, é um contínuo aprender. Entretanto, tendemos a perceber como aprendizado apenas aquelas horas em que passamos sentados em um banco de escola ou então quando nos sentamos para fazer alguma atividade também recomendada pela escola.

Mas o que move o aprendizado? A curiosidade! Pessoas curiosas tomam controle do processo de aprendizado e buscam oportunidade o tempo inteiro para aprender cada vez mais.

Pessoas que já passaram da adolescência e que possuem diversos compromissos de vida, como trabalho, filhos, manutenção da casa e tudo o mais que um adulto deve fazer, pensam erroneamente que não podem mais aprender um idioma.

Por não terem muito tempo disponível para frequentar um curso de idiomas tradicional, acabam abandonando um sonho e perdendo inúmeras oportunidades de progressão pessoal e profissional.

Se você der uma passadinha no Youtube e fizer algumas pesquisas com termos como poliglotacomo aprender inglêsdicas para aprender inglês, verá que muitas pessoas aprendem inglês e muitos outros idiomas sozinhas, fora do método tradicional. E elas compartilham conosco como conseguiram isto.

Frequentar um curso de inglês tradicional realmente exige muito tempo. Considere o tempo de deslocamento até a escola, mais a duração das aulas, e realmente, pode ser um tempo que você não tem. E o outro problema é pensar que ir à escola é suficiente, então você só estuda durante aquele período e mais nada.

O paradoxal é que estudando sozinho você poderá estudar muito mais tempo. É o aprendizado contínuo, você não precisa de um curso de inglês para aprender e não precisa também de condições ideais, como um número X de horas para estudar todos os dias, sem interrupção, sem barulho ao seu redor, com temperatura perfeita, etc. etc. Com a Internet, Youtube e vários outros portais, você tem uma enorme quantidade de conteúdo didático ao seu redor. E se você não tiver a Internet ao seu alcance por algum tempo, use a sua imaginação. Pense em situações, diálogos e vivencie o máximo que puder as situações imaginadas.

Foi isto que aprendi durante meus estudos. O tempo que passamos em uma escola de idiomas é apenas um empurrãozinho. Para aprender de verdade você tem que ir muito além, e isto é possível. O nosso dia é repleto de janelinhas de tempo que podemos ir usando para nossos estudos. Os deslocamentos de ônibus ou outro transporte em que você não seja o condutor (é claro), a fila do banco, espera em consultórios.

Enquanto anda você pode ouvir podcasts e praticar sua compreensão do idioma falado. Na academia você pode praticar enquanto se exercita. Tudo o que é necessário é comprometimento, uma dívida que você assume com você mesmo de dar um passo além, de dominar a língua inglesa com prazer, visualizando todos os benefícios que esta conquista lhe trará.

Aprendi que absolutamente qualquer pessoa consegue aprender, o que nos segura são os bloqueios auto-impostos.

Nos artigos deste portal tenho apresentado diversos caminhos de aprendizado, com o estabelecimento de metas e também dicas para ir desconstruindo lentamente todos os bloqueios que nos são impostos ao longo de nossas vidas.

Fica aqui então mais uma mensagem, sempre há tempo para aprender. Toda hora é hora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *