Crédito da Imagem: NordWood Themes on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

Eu costumo chamar o Youtube de Universidade (*). Você consegue aprender praticamente qualquer coisa, e tem cursos gratuitos para vários idiomas. Por exemplo, para aprender inglês faça uma busca com os termos curso gratuito de inglês ou então, se você já tiver um conhecimento mais avançado, faça uma busca com free online English courses. Mas cuidado com o paradoxo da escolha, quando temos muitas opções a tendência é ficarmos paralisados (**) … É sério!

Eu gosto muito de séries de TV e no Youtube você encontra trechos pequenos, de 2 ou três minutos. Estes pequenos vídeos te permitem memorizar interações rápidas entre os personagens e com o tempo você vai construindo um repertório de frases que irão tornar o seu falar mais natural e fluente.

Algumas sugestões de busca:

A estratégia é esta, pegue o nome da sua série favorita e combine com os termos short episodesshort scenesbest moments, e outras combinações semelhantes. Pode parecer inútil estudar estes vídeos curtos, mas pense bem, se você memorizar corretamente apenas duas frases por dia, em um ano você terá aprendido 730 frases. É um repertório de frases e palavras que vão te permitir se virar em qualquer país do mundo cuja língua oficial seja o inglês. Não precisa fazer curso nenhum, basta manter esta rotina todos os dias. TODOS OS DIAS!

No começo pode ser difícil acompanhar os diálogos, pois os personagens falam naturalmente. O Youtube oferece um recurso muito legal, que é a possibilidade de diminuir ou aumentar a velocidade do vídeo. Para diminuir a velocidade, basta teclar o caractere “<“. Para aumentar, tecle “>“. Estas teclas podem ser pressionadas várias vezes para diminuir ou aumentar ainda mais a velocidade.

Escolha uma velocidade que seja confortável para você no início, mas depois tente ouvir o vídeo na velocidade normal. Ao conversar com estrangeiros provavelmente eles não conversarão com você em câmara lenta ?

No portal Aprendendo Inglês você encontra a transcrição em inglês do vídeo e sua tradução, o vídeo e o áudio.

(*)  É verdade que tem muita porcaria, mas por favor, não perca o seu tempo precioso com estas coisas, ok?

(**) Vídeo: Barry Schwartz – The Paradox of Choice

Veja também

#HaveFun

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *