Vídeo | The Man Who Planted Trees

Crédito da Imagem: Jonathan Kemper on Unsplash

O Homem Que Plantava Árvores (L’homme qui plantait des arbres) é em um conto alegórico em língua francesa escrito em 1953 pelo escritor Jean Giono.

Conta a história, apresentada como autêntica, da tarefa bem sucedida e solitária de um pastor, de nome Elzéard Bouffier, em reflorestar um vale desolado localizado na zona dos Alpes, na Provença, durante a primeira metade do século XX (entre 1913 e 1947). Trata-se um um conto curto, com cerca de 4 mil palavras, composto em francês mas primeiramente publicado em língua inglesa.

O conto, com mensagens ecológicas, humanistas e mesmo políticas, teve sucesso mundial e é considerado como um manifesto da causa ecologista e como uma parábola da ação positiva do homem sobre o meio onde vive e da harmonia que como em consequência pode acontecer.

O conto deu origem a um filme de animação com o mesmo nome, realizado pelo ilustrador Frédéric Back e narrado por Philippe Noiret, que obteve inúmeros prêmios em nível mundial, incluindo um Prêmio da Academia para melhor curta-metragem de animação em 1988.

FonteWikipedia

Esta história tem uma aplicação muito prática sobre qualquer iniciativa que tenhamos em nossa vida. Mostra o valor da perseverança, do enfrentamento das dificuldades sem desanimar (de cada cem mil árvores plantadas, apenas dez mil se tornariam árvores adultas), e do valor do esforço continuado, um pouco a cada dia.

Conheço esta história há muitos anos, e ela sempre me maravilhou. Vendeu milhões de exemplares ao longo dos anos, por todo o mundo. A primeira vez que tive contato com o pequeno livrinho, o vídeo ainda não existia. Felizmente hoje temos acesso a esta obra prima através do Youtube e o texto também está disponível no original em francês no portal Wikisource.

Uma história inesquecível!

O vídeo no Youtube possui legendas em português e inglês. Assista primeiramente com as legendas em português, para ter um melhor entendimento da história, e em seguida com as legendas em inglês. Finalmente, se gostou do vídeo e da história, assista mais uma vez sem as legendas. Criei também um arquivo PDF com esta história nas versões em inglês e português. Para baixar o arquivo clique aqui.

Para ativar as legendas, clique sobre o ícone da engrenagem no canto inferior direito do vídeo.

I hope you like it!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *