Aprendendo ainda mais com músicas

© Rubens Queiroz de Almeida

As músicas, ainda mais para quem gosta, são um recurso didático muito poderoso para aprender inglês. O mais interessante é que o acesso a qualquer música está hoje muito facilitado. Temos inúmeros serviços como Spotify, Google Music, além do próprio Youtube, que têm em seu catálogo praticamente qualquer música que se possa imaginar.

Neste portal eu tenho divulgado semanalmente uma nova música, com o vocabulário traduzido. A ideia principal no estudo com músicas é construir um repositório de frases, com a pronúncia correta. À medida que nosso repositório de frases for aumentando, podemos utilizar estas mesmas frases em nossas conversas, mudando apenas uma ou outra palavra.

Mas é claro, para que tudo isto aconteça, não basta apenas ouvir a música dezenas de vezes, você precisa também cantar, não é? E o que existe de melhor para cantar do que a música no formato Karaokê? Neste formato, a voz dos cantores é retirada e você pode ver na tela as frases da música e a cor das palavras vai mudando de acordo com o ritmo da música.

Lembre-se, para falar utilizamos uma musculatura, e esta musculatura fica acostumada à nossa língua nativa, que usamos todos os dias. Para falar um idioma estrangeiro precisamos acostumar os nossos músculos da fala às peculiaridades do idioma que queremos aprender. E nada melhor do que música e o Karaokê para isto.

Se você gosta de música, estamos quase lá, e se você gosta de Karaokê melhor ainda. Se não gosta, tenho certeza que vai mudar de ideia. Afinal de contas, quem canta seus males espanta, não?

Tomemos como exemplo a famosa “(I’ve had) The time of my life“, do filme Dirty Dancing, um sucesso enorme no Brasil e no mundo. Para achar a versão Karaokê desta música, basta fazer uma busca no Youtube com as palavras “I’ve had the time of my life karaoke version“. Mude o nome da música e tenho certeza que você encontrará as versões em Karaokê que precisa.

Então, o passo a passo:

  1. Ouça a música diversas vezes, até memorizar razoavelmente o seu ritmo e as palavras
  2. Procure no Youtube uma versão Karaokê da música e cante até ficar feliz ?

That’s it, have fun!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *