© Rubens Queiroz de Almeida

Dependendo do seu nível de conhecimento, o uso de podcasts para o seu aprendizado pode ser prejudicial. É muito fácil ficar frustrado, pois você encontrará podcasts de todos os tipos, em que as pessoas falam rápido demais, prejudicando a compreensão, ou devagar demais, aborrecendo-o mortalmente.

A recomendação principal é que você ouça podcasts de assuntos em que possui um forte interesse e que, se possível, você também tenha acesso à transcrição do que é falado.

O outro ponto importante é que uma vez escolhido o assunto desejado e onde acessar, você inclua as atividades com podcasts em seu planejamento. Não deixe esta atividade solta pois a falta de planejamento adequado poderá levar a muita frustração.

E a minha última recomendação: se estiver muito chato ou difícil, o problema não é com você, escolha outra fonte de podcasts ou outro assunto 😉

Feitos os alertas, relaciono a seguir alguns recursos interessantes onde você poderá obter podcasts para praticar a sua compreensão da língua inglesa.

#Scientific American

Podcast para os apaixonados por ciência. Pílulas de 60 segundos de puro conhecimento.

#BBC Podcasts

Podcasts da BBC com uma infinidade de assuntos!

Destaque para o podcast “The English We Speak“: os episódios possuem duração de 3 a 4 minutos e são publicados semanalmente. O foco são frases e gírias utilizadas no dia a dia, o inglês é falado por pessoas reais, e lhe ajudarão a falar como um nativo. Importante: como é um serviço da BBC, você estará praticando o inglês britânico.

Este serviço pode ser acessado em dispositivos iOS por meio de um aplicativo que você pode baixar a partir da loja iTunes. Saiba mais clicando aqui.

#This American Life

Este podcast é um programa de rádio semanal dos EUA. Por trazer convidados é uma ótima opção para treinar a escuta e saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

#Here is the thing

Alec Baldwin entrevista uma série de celebridades, artistas e pessoas interessantes.

#Stuff You Should Know

Este podcast é de curiosidades e temas da atualidade, uma infinidade de assuntos!

#Podcasts in English

O portal Podcasts in English oferece podcasts sobre diversos assuntos. Para os membros do portal, mediante o pagamento de uma mensalidade, estão disponíveis a transcrição dos podcasts, exercícios de vocabulário, e outros.

#TED.COM

O portal TED.com oferece palestras interessantíssimas sobre uma grande quantidade de assuntos. Você pode, além de assistir aos vídeos, baixar os áudios na versão em podcast, além de acompanhar as transcrições disponíveis no site. Infelizmente não são todos os videos que possuem a versão de podcast/download disponível, porém boa parte deles possui 😉

Para baixar os áudios, siga o passo a passo a seguir:

Outras sugestões

As sugestões dadas acima compõem uma amostra muito pequena do que se encontra disponível. Como já dissemos, o importante é você escolher podcasts relacionados a assuntos que você conhece e nos quais tenha um grande interesse. E como sempre, o Google pode te ajudar a localizar estes podcasts. Veja mais alguns exemplos: