É possível atingir a fluência na língua inglesa em 3 meses?

Crédito da imagem: Bermix Studio on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

Antes de responder a esta pergunta, precisamos esclarecer o que é fluência. Somos fluentes quando nos expressamos na língua inglesa de forma automática, as palavras fluem naturalmente, não traduzimos o que queremos dizer primeiramente para o nosso idioma para somente então nos expressarmos em inglês. Em outras palavras, somos fluentes quando falamos sem esforço, de forma natural e automática.

Vamos então olhar por baixo do processo de aprendizado. O cérebro é composto de células, mais conhecidas como neurônios, que se comunicam entre si por meio de estímulos químicos e elétricos. Sempre que aprendemos algo novo, criamos em nossos cérebros o que se chama de caminho ou via neural, que nada mais é do que neurônios que se comunicam uns com os outros.

Na primeira vez que aprendemos algo este caminho neural é fraco. Uma analogia seria quando precisamos caminhar por uma mata fechada e abrimos caminho com um facão. Se não tornamos a passar por este caminho, ele se fecha novamente. Agora imagine que este caminho aberto com o facão faça parte dos trabalhos preliminares de uma equipe de engenharia que irá construir uma estrada neste local. Depois do trabalho inicial de abertura do caminho, você tem a limpeza com máquinas, a terraplenagem, o asfaltamento, sinalização, e tudo o mais.

Após o final do processo, a estrada estará ali para sempre, consolidada.

O aprendizado de qualquer habilidade também se dá da mesma forma. Andar de bicicleta, dirigir, etc. No começo precisamos prestar muita atenção no que estamos fazendo, mas à medida que praticamos, o ato de dirigir ou andar de bicicleta se torna automático. Desempenhamos estas atividades em modo de piloto automático, quem toma conta de tudo é o nosso subconsciente. Podemos conversar com outras pessoas, olhar a paisagem, enfim, o nosso subconsciente cuida de tudo e nos libera para fazer outras coisas.

Qual o ponto comum de tudo que falei até agora com o aprendizado de idiomas? A prática. Precisamos praticar bastante as quatro habilidades que precisamos dominar para atingirmos a fluência em um idioma: ler, escrever, falar e ouvir. Precisamos reforçar os caminhos neurais envolvidos em cada uma destas atividades, de maneira a transformar o ato de nos expressarmos na língua inglesa em algo que façamos de forma automática, sob a gerência de nosso subconsciente.

Não sei dizer quantas horas é preciso praticar para que estas habilidades se consolidem, mas certamente é um número alto. Tomemos o prazo de 3 meses para a fluência, prometido em muitas propagandas. Se estudarmos oito horas por dia, cinco dias da semana, durante os três meses, teremos 480 horas de prática. Você acha que é possível atingir a fluência em 480 horas? Sem chance, né? Ainda mais que este é um programa de estudos que ninguém consegue manter. Relembrando, a fluência é alcançada quando você consegue falar o idioma no piloto automático, sem hesitações.

Fica pior ainda se você se matricular em um curso tradicional de idiomas. Geralmente estes cursos oferecem um nível básico, que dura quatro anos, um nível intermediário, de dois anos, e um nível avançado, também de dois anos. Oito anos no total. Supondo que cada um destes níveis consista de aulas semanais com 3 horas de duração, ao final dos oito anos teremos estudado 1.152 horas (10 meses por ano). Ainda é pouco, ainda mais considerando que todas estas horas foram distribuídas ao longo de oito anos. E tem mais, a taxa de evasão em cursos tradicionais é altíssima, poucas pessoas chegam ao final, e possivelmente não alcançarão a fluência como a entendemos.

O que fazer então? A resposta é ao mesmo tempo simples e complicada. Basta focar em atividades que lhe dão prazer e empregar todo o tempo possível nestas atividades. Simples, não? E complicado pois ao longo dos anos incutem em nossas cabeças diversas crenças limitantes quanto ao aprendizado que realmente atrapalham o nosso progresso. Neste portal já foram publicados diversos artigos tratando de diversas crenças limitantes. Não é simples nos livrarmos destas crenças, mas é totalmente possível.

O ponto principal é que qualquer pessoa consegue aprender e atingir a fluência. Com paciência e dedicação, e com alguma orientação, todos conseguem chegar lá, pode acreditar. Você tem que maximizar a sua exposição à língua inglesa, pensar em inglês o tempo todo, ler bastante, envolver-se em atividades ativas, como ouvir ou ver algo atentamente, reproduzindo em seguida o que aprendeu, e passiva, como por exemplo, ouvir um podcast em inglês enquanto faz outras atividades.

Uma vez que você defina o seu caminho, as atividades que lhe dão prazer, você conseguirá encontrar o tempo necessário para a sua prática, e quanto mais melhor. Lembre-se, você precisa consolidar os seus caminhos neurais para atingir a fluência.

Então, dá para atingir a fluência em três meses? Até que inventem o download de conhecimento como no filme Matrix, eu me arrisco a dizer que não dá mesmo, então corra destas promessas impossíveis. Mas a boa notícia é que dá para chegar lá, com diversão e alegria, um bom planejamento, definição de metas, e muita exposição à língua inglesa.

E não se esqueça de ler os outros artigos do portal Aprendendo Inglês, ok? 😊