Qual o melhor momento para começar a aprender inglês?

Crédito da Imagem: Alfonso Cerezo por Pixabay

© Rubens Queiroz de Almeida

Pare um pouco agora e relacione algumas das razões pelas quais você quer aprender inglês. Eu pensei agora rapidamente nas seguintes razões:

  1. Promoção no trabalho;
  2. Possibilidade de obtenção de um emprego melhor;
  3. Salário e benefícios mais atraentes;
  4. Possibilidade de trabalhar no exterior;
  5. Destacar-se em seu ambiente de trabalho;
  6. Conseguir aperfeiçoar-se profissionalmente pela capacidade de ler textos em inglês;
  7. Conseguir assistir filmes e TV sem precisar de legendas;
  8. Conseguir se comunicar por escrito com pessoas de todo o mundo.

Nos últimos anos, uma grande quantidade de conhecidos que atuam na área de tecnologia da informação, conseguiram excelentes empregos em empresas de renome mundial, como Google, Facebook, Quora, e muitas outras. Todos profissionais de altíssima competência, mas para chegar onde chegaram precisavam da língua inglesa por duas razões:

  1. Obter o conhecimento que os tornaram profissionais diferenciados;
  2. Conseguir o emprego no exterior, em que um dos principais pré-requisitos é justamente falar inglês.

O interessante é que muitas empresas optam por contratar um profissional que não tenha o conhecimento técnico desejado mas que possuem fluência em inglês. Com um mês ou dois, você consegue dominar uma competência técnica, mas o mesmo não se dá com o aprendizado da língua inglesa. Isto aconteceu comigo, no meu primeiro emprego como engenheiro. Fui trabalhar na indústria de petróleo, e na faculdade não aprendi absolutamente nada desta área. O anúncio do emprego pedia apenas duas coisas: formação em engenharia e domínio da língua inglesa. A entrevista de emprego foi uma conversa em inglês com o diretor da empresa e uma pequena redação, também em inglês. A parte técnica eu aprendi em cerca de um mês, através de cursos da própria empresa.

Então, existem inúmeras razões para que você dê este passo importante e comece a aprender inglês. Mas qual o melhor momento para aprender inglês? O primeiro melhor momento seria alguns anos atrás, e o segundo melhor momento é agora, hoje, neste exato momento.

Nós somos mestres em arrumar desculpas. Já passamos da idade de aprender um novo idioma, não tenho tempo, odeio esta língua, nunca vou conseguir, e por aí vai. E você, qual a sua desculpa?

Mas como nós todos sabemos, quem quer arruma um jeito, quem não quer arruma uma desculpa. Você se lembra da lista de benefícios que eu coloquei lá em cima? Você acha que o domínio da língua inglesa será benéfico para a sua vida profissional e pessoal? Então, tudo o que você tem que fazer é tomar a decisão de aprender. Não é fácil, comece devagar, cinco minutos por dia apenas. Com a criação do hábito e do prazer de aprender, da expansão de seus horizontes, você vai aumentar este tempo de estudo sem notar.

E o melhor, você não precisa nem gastar dinheiro com um curso de inglês. No portal Aprendendo Inglês e também na minha newsletter semanal do Clube Aprendendo Inglês, eu já publiquei inúmeras dicas que vão te ajudar a aprender de uma forma diferente, sem stress e com prazer.

Você pode começar pelo ebook que eu e minha equipe desenvolvemos, chamado Programe sua mente para aprender inglês, onde você encontrará diversas dicas e também as instruções para usar a repetição espaçada para ampliar o seu vocabulário e o conhecimento das estruturas da língua inglesa por meio de expressões idiomáticas.

Assista também o vídeo de Anna Khomo, chamado “How to keep yourself motivated“. Se você precisa de motivação, ela te dá o caminho.