A estratégia mais importante para aprender inglês

Crédito da Imagem: Anne Nygård on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

Eu conheço dezenas de pessoas que tentaram aprender inglês por muitos e muitos anos e não conseguiram progredir. Pensam que tem alguma coisa errada com elas, que sua configuração cerebral não lhes permite aprender inglês, e um monte de outras bobagens que não fazem sentido algum.

Então, antes de começar este artigo, eu queria deixar bem claro que absolutamente TODAS as pessoas podem aprender inglês, tudo é uma questão de dedicação e limpar o lixo que os métodos tradicionais de ensino colocaram em nossas cabeças.

E qual é esta estratégia para aprender inglês? Simplesmente estudar todos os dias. Para isto você precisa de um plano, nada complicado. Você precisa definir o que vai estudar a cada dia, cada semana, cada mês, cada ano. Na prática, é vital que todas as semanas você escreva o que vai estudar a cada dia: segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo, os sete dias da semana.

É complicado, né? Estudar todos os dias … O problema é que a maioria de nós pensa que tem que estudar muito todos os dias. Isto não é verdade, você pode começar com cinco minutos apenas e não precisa estar em um ambiente especial, em condições ideais de temperatura e pressão. Você pode estudar em qualquer lugar e não precisa mais do que o seu telefone celular ou mesmo um livro ou uma revista que contenha o material que você determinou para o dia.

Escolha atividades que você considere agradáveis e logo os cinco minutos se transformarão em dez, vinte, trinta, e você nem vai notar.

Um dos mitos que cerca o aprendizado é que aprender não é algo interessante, é algo que fazemos contra a vontade. Lembra-se dos professores chatos que teve que aguentar por anos a fio? Então, esqueça disto, quem está no comando agora é você. Gosta de música? Escolha uma música para cantar a semana inteira, até que você saiba cada palavra de cada frase. Gosta de ler? Adquira um vocabulário básico e comece a ler livros simplificados, de diversos níveis. No meu livro As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa, eu mostro que conhecendo apenas as 250 palavras mais usadas do inglês você já consegue entender grande parte de um texto.

O aprendizado tem um efeito de bola de neve. Se você soltar uma bolinha de neve no começo de uma encosta, ao chegar ao final a bolinha se transformará em uma imensa bola. O aprendizado funciona da mesma forma, quanto mais você aprende, mais conhecimento consegue reter. Uma outra analogia que eu gosto muito, é a do velcro. Cada coisa que você aprende é um pedacinho de velcro que você cola em uma parede. Quando você começa a estudar, só tem um pedacinho na parede, e se você jogar uma bola nesta parede, provavelmente ela não vai grudar, pois a maior parte da parede não está coberta. À medida que o tempo vai passando e você vai colando mais pedacinhos de velcro na parede, a probabilidade da bola grudar é maior. E os pedacinhos que você gruda vão também ficando maiores. Em outras palavras, quanto mais eu aprendo, mais fácil fica aprender. Qualquer conhecimento novo que adquirimos só permanece se consegue se ligar a outras informações que já possuímos.

Estudar todos os dias tem a ver com a nossa capacidade de transferir conhecimento de nossa memória de trabalho para a nossa memória permanente. É melhor estudar 5 minutos todos os dias do que estudar dez horas em um único dia. Muito pouco do que você aprendeu nas dez horas será consolidado em sua memória permanente, ou seja, você perdeu tempo. Lembra-se das provas que você fez, quando deixou para a última hora e estudou tudo no dia anterior? Quanto você se lembrava depois da prova? Quase nada, né?

Se você estudar todos os dias, criará um hábito. Se você pular um dia, quando o hábito de estudar já estiver consolidado, você se sentirá muito desconfortável e existe uma grande probabilidade de que você evite ao máximo não cumprir o seu planejamento. Fazer isto lhe dará também uma sensação de vitória, você constatará que realmente está progredindo e que a meta de aprender inglês está ao seu alcance.

Em resumo:

  1. Estude todos os dias, mesmo que por apenas cinco minutos;
  2. Planeje e defina suas metas;
  3. Divirta-se 😉

E nunca se esqueça, quem estuda sempre, estuda menos e aprende mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *