Você sabe a diferença entre erro e fracasso?

Photo by Robert Wiedemann on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

O medo de errar, principalmente para adultos, é um dos principais obstáculos para o aprendizado de um idioma estrangeiro. Por termos medo de errar, falamos menos do que devíamos, ou mesmo nos silenciamos.

Errar faz parte do processo de aprendizado, não apenas de idiomas, mas de qualquer coisa na vida. Para qualquer lado que você olhar, ao guardar a perspectiva da evolução, você verá que por trás de todo empreendimento de sucesso, existe uma sucessão de erros e acertos.

Thomas Edison precisou de mais de 1.000 experimentos até descobrir o material ideal para o filamento da lâmpada elétrica. Ao lhe perguntarem como se sentia por ter fracassado tantas vezes ele respondia:

“Eu não falhei 1.000 vezes. O filamento da lâmpada foi uma invenção com 1.000 passos”.
(I didn’t fail 1,000 times. The light bulb was an invention with 1,000 steps.).

No aprendizado de um idioma passamos por 4 fases:

  1. Erramos sem saber que erramos;
  2. Erramos, mas temos consciência de nossos erros;
  3. Acertamos mais do que erramos, mas ainda não conseguimos nos expressar da melhor forma, sentimos que as palavras que usamos não são as melhores e o discurso não flui naturalmente;
  4. Alcançamos a fluência, praticamente não erramos mais e temos um amplo domínio do vocabulário e da estrutura da língua.

Algumas vezes, ao explicar esta evolução em 4 fases, algumas pessoas me dizem que querem começar do estágio 4. A má notícia é que isso é impossível, precisamos passar por todas as fases, sem exceção. E isso leva tempo e demanda esforço, prática constante, planejamento e definição de uma meta.

Um ponto importante a ser lembrado, o erro não é definitivo, ele é um passo na evolução.

Mas o que é fracasso? Fracasso é quando desistimos prematuramente, é definitivo, abandonamos nosso projeto e nos julgamos incapazes. Isso acontece muito no aprendizado de idiomas. O aprendizado de idiomas é repleto de obstáculos, hoje plenamente compreendidos, mas que infelizmente muitas pessoas desconhecem. Ao se depararem com esses obstáculos, muitos desistem de aprender, fracassam, e carregam um sentimento de inadequação, de incapacidade, que pode lhes prejudicar também em outras esferas de sua vida.

A forma como visualizamos nossas vivências é fundamental para alcançarmos o sucesso. A resposta de Thomas Edison para a quantidade de experimentos que teve que conduzir é simplesmente maravilhosa, ao encararmos nossos erros como passos para o aprendizado, tudo muda.

Se você aprendeu o seu idioma nativo não existe nenhuma razão para pensar que não conseguirá aprender inglês. Pode levar mais ou menos tempo, mas tudo depende única e exclusivamente de você, a responsabilidade é toda sua.

2 thoughts on “Você sabe a diferença entre erro e fracasso?

  • 11 de junho de 2022 em 11:46
    Permalink

    Exactly! That’s the way i’m thinking of it now… but with your help, we don’t need to “discover the light” anymore, we just need to follow the tips and method! Thank you so much!

    Resposta
  • 10 de junho de 2022 em 13:21
    Permalink

    It´s very interesting. Thank you very much.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *