A Jornada do Herói e a Jornada da Fluência da Língua Inglesa

© Rubens Queiroz de Almeida

A Jornada do Herói, um conceito cunhado por Joseph Campbell em sua obra “O Herói de Mil Faces”, é um padrão narrativo que descreve a aventura típica de um herói que sai de seu mundo cotidiano para adentrar em regiões desconhecidas cheias de desafios mágicos e perigosos. Após enfrentar uma crise decisiva, onde algo precioso é conquistado ou uma vitória significativa é alcançada, o herói retorna transformado, com novos conhecimentos, sabedoria ou poderes que beneficiam sua comunidade. Esta estrutura tem sido amplamente adotada por filmes de Hollywood, servindo como espinha dorsal para inúmeras narrativas de sucesso. Ao seguir este arquétipo, filmes como “Star Wars”, “O Senhor dos Anéis” e “Matrix”, por exemplo, capturam a imaginação do público ao retratar a jornada de personagens que, através de provações e tribulações, crescem e se transformam, refletindo a eterna luta do ser humano contra desafios, a busca por autoconhecimento e a superação de limites, o que ressoa profundamente com a experiência humana universal.

A escolha do nome “From Zero to Hero” para o meu curso de inglês é profundamente simbólica e reflete a essência transformadora da jornada de aprendizado. Este título não apenas captura a ideia de progressão e crescimento, mas também evoca a narrativa universal da Jornada do Herói, sugerindo que o processo de aprender inglês é uma aventura épica em si. Ao começar “do zero”, o nome reconhece humildemente as origens modestas ou o ponto de partida de muitos estudantes, sem conhecimento prévio da língua. Contudo, ele promete uma transformação poderosa, aludindo ao destino final de se tornar um “herói” no domínio do idioma, equipado com o poder da comunicação eficaz em inglês. Essa metamorfose não apenas capacita os alunos a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais, mas também os posiciona como protagonistas de suas próprias histórias de sucesso. Além disso, ao ancorar o curso na estrutura da Jornada do Herói, ele inspira os alunos a encararem os desafios do aprendizado como aventuras que testam e revelam seu verdadeiro potencial, tornando “From Zero to Hero” um nome que promete mais do que apenas aprendizado de idiomas; ele promete uma transformação pessoal.

Jornada do Herói consiste de 12 etapas, detalhadas a seguir, mesclando a estrutura da Jornada do Herói com o desafio pessoal e transformador de aprender inglês. Imagine que cada etapa dessa jornada não é apenas um capítulo de uma grande saga mitológica, mas também um passo significativo na sua jornada rumo à fluência em inglês.

  1. O Mundo Comum: Aqui, você vive sua vida sem a fluência em inglês. Tudo é familiar, mas você sente que está faltando algo, seja para avançar na carreira, viajar com mais liberdade ou acessar uma vasta gama de conhecimento e entretenimento.
  2. O Chamado para a Aventura: A necessidade ou desejo de aprender inglês surge como um chamado. Pode ser uma oportunidade de trabalho, o sonho de estudar fora, ou simplesmente a vontade de entender suas séries e músicas favoritas sem depender de traduções.
  3. Recusa do Chamado: O desafio parece grande demais. As memórias de tentativas passadas sem sucesso, a falta de tempo, ou a dificuldade percebida da língua servem como barreiras iniciais.
  4. Encontro com o Mentor: Um recurso, pessoa, ou método aparece, oferecendo uma nova perspectiva e esperança. Pode ser um curso inovador, um livro, ou mesmo um amigo que compartilha sua jornada de sucesso no aprendizado do inglês.
  5. Cruzando o Primeiro Limiar: Com determinação, você dá o primeiro passo concreto em direção ao aprendizado, seja inscrevendo-se em um curso, participando de um grupo de estudo, ou dedicando-se a práticas diárias.
  6. Provas, Aliados e Inimigos: A jornada é marcada por desafios como a aquisição de vocabulário, compreensão da gramática, e a prática da fala. Aliados surgem na forma de professores, colegas de curso, e materiais de estudo. Os inimigos são a procrastinação, a frustração e a dúvida.
  7. Aproximação da Caverna Profunda: Você se prepara para enfrentar um grande desafio, como um exame de proficiência, uma entrevista de emprego em inglês, ou uma viagem a um país de língua inglesa.
  8. A Provação Suprema: O grande teste chega, exigindo tudo o que você aprendeu. Seja a realização do exame, a entrevista, ou a necessidade de se comunicar efetivamente durante sua viagem. É um momento de intensa pressão, mas também de imenso crescimento.
  9. A Recompensa: Superando o desafio, você alcança um novo nível de compreensão e fluência. A sensação de conquista é palpável, e você percebe o quanto cresceu e o que é capaz de realizar com seu novo conhecimento.
  10. O Caminho de Volta: Armado com essa nova habilidade, você começa a integrar o inglês em sua vida de maneira mais natural, usando-o em conversas, para consumir mídia, ou em contextos profissionais.
  11. A Ressurreição: Um último teste pode surgir, solidificando sua transformação e garantindo que a lição foi aprendida. Este desafio final prova que você não apenas aprendeu inglês, mas também se tornou uma nova versão de si mesmo, mais confiante e capaz.
  12. O Retorno com o Elixir: Você retorna ao seu mundo, transformado pela jornada. O inglês agora é uma ferramenta em seu arsenal, permitindo-lhe acessar novas oportunidades, conectar-se com pessoas de todo o mundo, e explorar culturas e conhecimentos anteriormente inacessíveis.

Assim, a jornada de aprender inglês, com suas provações e triunfos, espelha a Jornada do Herói. Cada passo, cada desafio superado, não é apenas um avanço no idioma, mas também um capítulo de sua própria história de crescimento pessoal e transformação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *