Pequenas vitórias, grandes conquistas

© Rubens Queiroz de Almeida

Durante a minha infância durante os anos 60, eu era fã de algumas séries de TV como Viagem ao Fundo do MarTerra de GigantesO Túnel do Tempo e mais algumas.

As séries eram todas dubladas então não serviam para muita coisa no tocante ao aprendizado de idiomas. Mas eu me recordo de uma coisa que me deixou muito feliz. Ao final de cada episódio apareciam na tela as palavras Next Week e eram exibidas algumas cenas do próximo episódio.

Eu então conclui que as palavras Next Week significavam Próxima Semana. Você não imagina a minha alegria por ter deduzido o significado dessas palavras. E toda semana, quando eu via as palavras Next Week eu tinha uma pequena satisfação, por ter descoberto o significado dessas palavras sozinho.

O que eu quero dizer com isso é que o aprendizado de um idioma estrangeiro se através de pequenos passos, um pouquinho a cada dia. E da mesma forma que eu fiquei feliz com algo tão pequeno como a dedução do significado de duas palavras, as nossas pequenas vitórias devem sempre ser celebradas. São as pequenas vitórias que nos fazem perseverar e o sentimento de satisfação é algo que nos faz muito bem.

Podemos manter este sentimento de satisfação e felicidade aprendendo algo novo todos os dias. Para aumentar ainda mais a satisfação, faça uma relação das coisas que realmente lhe dão prazer e busque alternativas para realizar estas atividades usando a língua inglesa.

Um obstáculo ao nosso aprendizado é pensar que estamos indo muito devagar, que não estamos realmente progredindo. Isso é um grande erro, pois mesmo indo devagar, estamos nos movendo. O progresso não é linear, pois à medida que você aprende novas palavras, novas estruturas gramaticais, a sua capacidade de aprendizado é ampliada. Da mesma forma, ao selecionar temas para estudo com os quais você se identifica, a motivação para estudar mais tempo aumenta e você chega até mesmo a esquecer que está estudando um idioma estrangeiro, tão grande é a sua imersão no assunto.

Um outro ponto importante é sempre focar nas coisas que você pode fazer. Gastar tempo pensando nas coisas que não sabemos é inútil e desmotivador. Vale a pena fazer uma reflexão diária para avaliar o que já aprendemos e para onde queremos ir.

Não tem mistério, independentemente de idade, condição financeira ou o que quer que seja, absolutamente TODOS podem aprender inglês. Identifique os assuntos que mais lhe interessam, faça um plano, estude todos os dias e celebre suas vitórias. Esta é uma receita infalível e garantida.

Muito sucesso para você! 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *