Quebrando o Mito da Perfeição: Aprendendo Inglês para Comunicar

© Rubens Queiroz de Almeida

Veja só, segundo dados do Conselho Britânico, cerca de 12% da população mundial, aproximadamente 1.5 bilhão de pessoas, fala inglês. O mais surpreendente é que desse total, apenas 5% são falantes nativos e os demais 7% consistem de pessoas cuja língua natal não é o inglês.

Mas o que significam esses dados? Simplesmente que não existe um padrão para a língua inglesa, no tocante à escrita, vocabulário e principalmente pronúncia.

Muitas pessoas desistem de aprender inglês por estabelecerem metas irreais, e uma destas metas irreais é falar como um nativo. Isso é meio complicado, pois a definição de nativo varia amplamente. O inglês é hoje a língua oficial de 53 países. Se você quiser falar como um nativo precisa escolher um destes 53 países para estudar a fundo a pronúncia da língua inglesa.

Se você mora no Brasil a coisa fica ainda mais complicada. Se você assiste filmes, séries de TV, a probabilidade de se expor a dialetos diferentes da língua inglesa é enorme, e como você vai saber que tipo de inglês está ouvindo? Existem grandes variações na forma como o inglês é falado mesmo em países como Inglaterra e Estados Unidos.

O que fazer então? Deixar de lado o estudo da pronúncia?

De forma alguma, o estudo da pronúncia é muito importante, porém o seu objetivo principal deve ser aprender a se comunicar e entender a língua inglesa, ou seja, você deve ser capaz de entender o inglês falado e também ser capaz de transmitir com competência as suas ideias.

É importante também que você defina que tipo de inglês deseja aprender. Nos dias de hoje, para quem não mora em países cujo idioma oficial seja inglês, a principal forma pela qual se expõem à língua inglesa é por meio de filmes, séries de TV e podcasts em geral. Você pode então optar, por exemplo, pelo inglês americano mais padronizado, ou então pelo inglês britânico. Portais como Voice of America e a BBC podem lhe oferecer uma quantidade enorme de conteúdo em um inglês padronizado.

Além disso, portais como Speechelo oferecem o serviço de conversão de texto em voz utilizando inteligência artificial e você pode escolher uma voz segundo a região desejada.

Serviços de conversão de texto em voz com inteligência artificial são bastante comuns e em alguns deles você consegue, de forma limitada, gerar as vozes que deseja.

Concluindo, o importante é focar na comunicação e não na perfeição, que é praticamente impossível de ser alcançada. Ao priorizar a comunicação, com o tempo e paciência, você conseguirá aperfeiçoar cada vez mais a sua pronúncia e as demais habilidades da língua inglesa. É só ter paciência, persistência e seguir um planejamento.

Muito sucesso para você! 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *