Um passo importante para a fluência

© Rubens Queiroz de Almeida

Quando começamos a aprender um idioma, o nosso vocabulário é limitado. Uma palavra que aprendemos logo nos primeiros dias é beautiful, cuja tradução para o português é bonito. Daí para a frente usamos esta palavra o tempo inteiro:

  • The sky is beautiful
  • Mary is beautiful
  • The city is beautiful
  • The house is beautiful

e assim por diante. Que falta de criatividade ?

O segredo para começarmos a dar mais naturalidade para nossa fala em inglês é aprender outras palavras com significado similar, ou um sinônimo. Palavras sinônimas são palavras que possuem o mesmo significado ou significados aproximadamente semelhantes, ou seja, palavras que refletem em maior ou menor intensidade o significado da palavra original.

Para consultar palavras que se encaixam nesta categoria, eu uso o portal Thesaurus. Para a palavra beautiful, uma consulta traz os seguintes resultados:

Clique sobre a imagem para ir ao site Thesaurus

Observe que as palavras possuem níveis diferentes de destaque, indicado pela intensidade da cor laranja. As palavras são apresentadas segundo sua maior proximidade em significado com a palavra pesquisada.

É interessante também consultar a definição da palavra consultada. Para isto, clique no link que se encontra no canto superior direito, conforme indicado na imagem acima. Veja abaixo a página de definição da palavra beautiful:

Só aqui temos 50 palavras de significado similar ao da palavra beautiful. Cada uma das palavras é um link que direciona para o significado da palavra em questão. Por exemplo, a palavra dazzling significa “impressionar profundamente, deslumbrar”, ou seja, está alguns graus acima da palavra beautiful no tocante à impressão que causa às pessoas. Temos pessoas que são bonitas e outras cuja beleza atordoa, impressiona de tirar o ar.

A dazzling woman/man (Uma mulher/homem deslumbrante) 
You are amazingly charming (Você é surpreendentemente charmosa) 
Venice is a truly stunning city (Veneza é uma cidade realmente deslumbrante)

As pessoas que conseguem se expressar utilizando as variações de uma palavra acrescentam vida e naturalidade à sua fala e fogem da monotonia de empregar sempre a mesma palavra em situações semelhantes.

A minha proposta para você é estudar uma ou duas palavras por semana, aprender cinco de seus sinônimos, e memorizar alguns exemplos. Não precisa memorizar todos os significados possíveis, metas muito ambiciosas geralmente não são cumpridas. É melhor começar com 5 palavras alternativas e prosseguir a partir daí.

Ajuda muito escrever com caneta ou lápis. Quando escrevemos, ativamos mais áreas do cérebro do que quando digitamos no computador e, consequentemente, a tendência é o aprendizado se fixar mais facilmente.

Além disto, durante o seu dia, pense em situações nas quais você pode substituir a palavra que está estudando por um de seus sinônimos. Você pode fazer isto mentalmente, sem muito esforço.

Por exemplo, para a palavra beautiful, pratique com as palavras charmingcutedelightfulgorgeoushandsome. É um bom começo.

Defina também uma meta para o mês. Minha sugestão:

Vale a pena explorar em mais profundidade o portal Thesaurus. Além das definições das palavras, você encontra também exemplos de uso, explicações sobre a origem das palavras, palavras relacionadas e artigos sobre aspectos da língua inglesa.

Se preferir, você pode também instalar um aplicativo de thesaurus em seu telefone celular, que é uma opção bastante interessante, para consultar palavras a qualquer tempo e lugar. Existem muitas opções nas lojas de aplicativos para Android e iPhone. Faça a sua escolha ?

Referência10 Rules for Achieving English Fluency, por Anthony Kelleher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *