Crédito da Imagem: Andre Mouton on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

Uma técnica muito útil para estudantes da língua inglesa de nível intermediário ou avançado, é a técnica do espelhamento. Na verdade, em tradução literal, a técnica deveria se chamar sombreamento (shadowing), mas eu prefiro a minha tradução, espelhamento, pois consiste em repetir o que você está ouvindo, segundo algumas regras.

É bastante simples: você ouve alguém falando e repete o que ouve em tempo real, com o mínimo de tempo possível de intervalo.

Para dominar um idioma estrangeiro precisamos aprender quatro habilidades: ler, escrever, falar e ouvir. Destas quatro atividades, duas são receptivas, ou seja, não requerem maiores esforços de nossa parte e duas são produtivas, ou seja, precisamos desempenhar uma ação.

Você já deve ter adivinhado: ler e ouvir são atividades receptivas e escrever e falar são produtivas.

É mais fácil ler do que escrever e é mais fácil ouvir do que falar.

A fala é articulada por meio da língua, dos lábios e dos dentes. Falar perfeitamente a língua portuguesa exigiu milhares de horas de prática, mesmo que inconsciente. Observe as crianças, a princípio elas pronunciam as palavras errado e com o tempo vão se aperfeiçoando. Isto é tão natural que nem nos damos conta de todo este processo.

A questão é, se não aprendermos a articular corretamente a língua inglesa, nosso discurso dificilmente alcançará um nível de naturalidade e de elegância.

Precisamos praticar. Bastante.

Aqui entra a técnica do espelhamento.

Se você estiver em uma escola tradicional de idiomas, em uma sala com algo entre 12 e 20 alunos, as suas oportunidades de falar são bastante limitadas. Talvez você consiga falar por 10 ou 15 minutos, de uma aula que dure por volta de duas horas. Não é o suficiente.

Com o espelhamento você pode falar quanto tempo quiser. Qualquer janelinha de tempo que aparecer você pode usar para praticar. Você não precisa de ninguém. Quanto mais tempo você dedicar a praticar à técnica do espelhamento melhor.

Como dissemos acima, falar é uma atividade produtiva, precisamos nos envolver, procurar as ideias corretas a serem expressadas, refletir, enfim, precisamos criar o nosso discurso.

O espelhamento é muito mais simples, pois você estará espelhando a fala de alguma pessoa. Não precisa pensar muito, basta fazer uma imitação, da maneira mais perfeita que você conseguir.

Então vamos lá, vamos ver, passo a passo, como funciona esta técnica.

1. Seleção do texto

Selecione um áudio que seja curto, não mais do que cinco minutos. Um ou dois minutos já é suficiente, em particular quando você estiver iniciando.

Portais como Youglish.com são perfeitos para isto. No Youtube você encontra também diversos canais que trazem trechos curtos de muitas séries de TV interessantes. Escolha o que mais lhe agradar e mãos à obra.

Importante, dependendo do seu nível de conhecimento, selecione textos mais simples e em que o personagem fale as palavras de maneira bem articulada, facilitando a compreensão. A língua inglesa é falada no mundo inteiro, e em alguns lugares é irreconhecível. Fique longe disto, só vai te trazer frustração.

Faça uma boa escolha 😊

2. Antes de começar, ouça o texto selecionado

Antes de começar o espelhamento, ouça o texto selecionado ao menos uma vez, para se habituar com a forma com que o personagem fala e com o conteúdo do áudio.

3. Pratique o espelhamento

No começo pode ser difícil, mas tente repetir o que ouve tão rápido quanto possa, e com o máximo possível de correção. Não tem problema repetir a mesma frase várias vezes, o objetivo é que você possa repetir o áudio da maneira mais perfeita possível. É claro que isto requer prática e você certamente ficará um pouco frustrado algumas vezes, mas isto não é razão para desistir, certo?

Como eu já disse em artigos anteriores, é vital que possamos medir o nosso progresso. Pensando nisto, grave a sua fala. A gravação pode ser usada para você comparar a precisão da sua leitura, no momento em que estiver estudando, e também para aferir o seu progresso ao longo do tempo.

4. Faça uma gravação

Aqui você pode utilizar diversas estratégias, repetir a sua gravação e em seguida ouvir a gravação original, comparando o resultado e praticando palavras individuais, etc. Aqui você manda, tudo vai depender do seu tempo e da sua disposição.

Se estiver sem tempo, pode pular a etapa da gravação, mas sempre que possível, tente fazer esta atividade, o resultado será muito positivo.

Basicamente é isto, uma técnica simples e fácil, que pode te trazer grandes resultados.

Veja também o vídeo Shadowing Technique Demonstration, do canal English Language Fluency, de Anna Khoma. Neste vídeo, Anna demonstra como faz uso da técnica, embora de uma forma ligeiramente diferente do exposto neste artigo. Mas como já disse várias vezes, as estratégias abordadas nesta newsletter não são um guia imutável, mas sim uma direção, que deve ser adaptada segundo a realidade de cada um.

Vamos tentar? 😊

Referência

Este texto foi inspirado em grande parte pelo artigo Shadowing: A New Way to Improve Fluency at C2 Level

Agradecimentos

A ideia deste artigo veio de uma postagem de Ali Rios, no chat da live chamada 20 dicas para aprender inglês, realizada no dia 20 de julho de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *