© Rubens Queiroz de Almeida

Muitas vezes estabelecemos para nós mesmos metas totalmente irreais. Com o aprendizado de idiomas isto acontece o tempo todo. Se a meta é irreal, nunca conseguiremos atingí-la, não é verdade?

O pior é que estabelecemos metas para um idioma estrangeiro que refletem um nível de competência que não possuímos nem mesmo para o nosso idioma nativo. Uma destas metas irreais é conhecer todas as palavras da língua inglesa. Boa sorte com isto. A segunda edição do Oxford English Dictionary possui 20 volumes e lista 171.476 palavras em uso corrente. Além disto, você pode acrescentar mais 9.500 palavras derivadas, inclusas no dicionário como sub-entradas.

O dicionário do Aurélio, o mais famoso e conhecido da língua portuguesa, contém 435.000 verbetes (ou palavras). Você conhece todas elas? Se não conhece, antes de querer conhecer todas as palavras da língua inglesa, é melhor estudar as palavras da língua portuguesa, não é?

Então, se você tem esta meta, esqueça, não vai rolar. ?

Estabelecer metas irreais significa que em algum ponto de seus estudos você vai desistir.

Uma outra meta irreal, ou quase, é almejar falar inglês como um nativo. Embora seja possível, é muito improvável que você consiga. Estabelecer esta meta no começo de seu aprendizado pode te impedir de seguir em frente.

Ao invés de estabelecer metas irreais, estabeleça metas que você consiga alcançar. As metas nos mantêm motivados e no caminho certo. Então, aqui vão algumas sugestões de metas que você pode cumprir e que te motivarão a seguir em frente:

  1. Aprender uma palavra nova por dia. Parece muito pouco mas não é, pense bem, como eu afirmei em meu livro As Palavras mais comuns da língua inglesa, se você conhecer apenas as 250 palavras mais comuns você conseguirá entender cerca de 80% de um texto técnico. Traduzindo esta meta, se você estudar uma palavra por dia, em menos de um ano você conseguirá entender 80% ou mais de um texto técnico. Fantástico, não?
  2. Escrever um parágrafo por semana sobre suas atividades diárias, preferências, coisas de que gostou, etc.
  3. Gravar um áudio por semana. Pode ser a leitura de um texto ou então um diálogo que tenha visto em algum lugar.
  4. Fazer um acompanhamento semanal do seu progresso. Escreva um relatório listando as palavras novas que aprendeu e o que mais fez, como a gravação do áudio, a redação do parágrafo, etc.
  5. Estudar todos os dias, mesmo que seja por apenas um minuto. Esta é a meta principal!!!
  6. E finalmente, comemore sempre que atingir a meta da semana. Compre um doce, uma revista, enfim, qualquer coisa que seja significativa para você. Celebrar é sempre muito importante.

Importante, listei metas relativamente simples, mas que ao longo do tempo representarão um grande progresso para você. É simplesmente fantástico constatar os resultados que você alcançará trabalhando todos os dias em suas metas. Você pode acrescentar outras atividades que lhe deem mais prazer, como ouvir músicas, ver séries de TV, etc. As possibilidades são inumeráveis.

O que precisamos entender é que nunca saberemos tudo. Por mais que estudemos por anos ou mesmo décadas, sempre haverá muito a ser aprendido. Acostume-se com isto, e trabalhe duro para atingir as suas metas, certo?

Referências