Não tenho tempo para estudar inglês

© Rubens Queiroz de Almeida

Ninguém pode negar que a vida nos últimos anos tem ficado bastante louca e complicada. A cada momento aparecem coisas novas que sugam o nosso tempo e nos deixam com uma sensação de impotência, que não temos mais tempo para nada.

Da mesma forma, se existe uma verdade incontestável, é que o dia, para todos indistintamente, tem 24 horas. Ou seja, todos nós temos exatamente a mesma quantidade de horas no dia. Por que será que algumas pessoas conseguem realizar tantas coisas ao passo que outros conseguem realizar muito pouco? O interessante é que, geralmente, aqueles que realizam muito não se queixam da falta de tempo, ao passo que os demais, também de forma geral, ficam reclamando o tempo todo que não dá tempo para nada. Se não reclamassem tanto, talvez conseguissem arrumar tempo para muita coisa, inclusive para aprender inglês. Reclamar também toma tempo 😉

A primeira coisa a ser feita para resolver este problema é nunca mais dizer que não tem tempo. Nunca mais. Porque na verdade o que acontece não é que você não tem tempo para uma determinada atividade, como por exemplo, aprender inglês. O que você não fez foi estabelecer prioridades. Se aprender inglês é uma prioridade para você, o tempo aparece, não é verdade? Quando você fica doente, você não arruma tempo para se tratar? Você não consegue arrumar tempo para as coisas que gosta, como por exemplo, assistir as partidas do seu time de futebol favorito? Dizer que não tem tempo é a desculpa pronta, serve para justificar praticamente tudo.

O mundo moderno é cheio de distrações, que vão sugando o nosso tempo sem que percebamos. Relaciono a seguir cinco buracos negros de tempo, que nos impedem de nos dedicarmos a atividades que são importantes para nós e que podem aumentar em muito a nossa qualidade de vida:

  1. Facebook
  2. Instagram
  3. Pinterest
  4. Whatsapp / Telegram (esses são poderosos sumidouros de tempo)
  5. Netflix / Prime Vídeo / Televisão em geral

Você provavelmente vai dizer que não gasta tempo nestas coisas. Bem, prepare-se para uma surpresa. Instale um aplicativo para descobrir quanto tempo o celular toma do seu dia. Não precisa parar de usar o celular, mas quem sabe negociar um pouquinho deste tempo para adquirir uma habilidade que fará diferença na sua vida pessoal e profissional, como por exemplo, aprender inglês? ?

Existem diversos fatores que nos fazem desistir de alguma coisa e arrumar desculpas, mas sempre podemos fazer algo a respeito. Uma das razões que nos fazem desistir de aprender inglês são as falsas crenças sobre o aprendizado. Nas recomendações de leitura ao final deste artigo, incluo links para textos e vídeos de poliglotas que ensinam a lidar com estas crenças limitantes.

Existem várias técnicas para nos motivarmos a estudar algo, e de todas estas eu destaco a mais importante: diversão. Com o estudo de idiomas podemos sempre nos divertir lendo textos que nos atraem e divertem. Está chato? Pare imediatamente de ler e passe para outra atividade. Descubra o que te dá prazer, o que te faz sentir bem. Não tenha remorso de largar pelo meio uma atividade que te aborrece, que te deixa com falta de ar. Siga em frente. Se você não fizer isto, provavelmente vai abandonar os estudos de vez e não queremos isto, certo?

Sonhos também são importantes. Como disse Eleanor Roosevelt, “O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos“. O que esta nova habilidade vai trazer de bom para você? Progressão na carreira, possibilidade de viajar com sua família e não precisar de ninguém para servir de intérprete, ler livros no idioma original, assistir filmes sem legenda, maior empregabilidade no exterior? Escreva aqui o seu sonho e sonhe o mais que puder ?

Para encerrar, não custa relembrar o que eu disse no começo deste artigo: “Elimine do seu vocabulário a desculpa de que não tem tempo“. Quando for explicar a razão pela qual não fez algo diga sempre: “Não é minha prioridade”. Simples assim. A sabedoria popular tem um ditado perfeito para esta situação: “Quem quer dá um jeito, quem não quer dá uma desculpa.

Só isto vai fazer uma grande diferença, pode acreditar. ?

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *