Como encontrar um parceiro para conversação

Crédito da Imagem: Brooke Cagle on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

Se a nossa meta é dominar a língua inglesa, faz todo sentido que nos empenhemos em buscar oportunidades para que possamos falar o máximo possível, pois é assim que se aprende. Mas tem um problema, se você vai para uma escola de inglês tradicional, com turmas de 10 a 20 pessoas, faça as contas, quanto tempo você terá para falar? Muito pouco, não?

Hoje, mais do que nunca, não precisamos ficar limitados ao ambiente da sala de aula. Não precisamos nem mesmo frequentar um curso de inglês. Precisamos apenas de planejamento, consistência em nossos estudos, e superar muitas das crenças limitantes sobre aprendizado que aceitamos como verdadeiras. Este é um assunto muito amplo e seria interessante se você lesse os artigos já publicados no portal Aprendendo Inglês.

Vejamos então como podemos aumentar o tempo que passamos falando inglês.

São muitas as possibilidades, o vídeo “Do you need an English Speaking Partner?” do canal Learn English with Bob the Canadian, nos mostra 6 possibilidades.

Eu gostaria de detalhar um pouco mais os recursos do portal meetup.com, também mencionado no vídeo do Bob.

O primeiro passo é fazer o seu cadastro. Uma vez concluído o cadastro, ao fazer o login na plataforma, você verá uma pré-seleção feita pelo portal com eventos ocorrendo próximo à cidade onde você reside.

Como marquei em meu perfil meu interesse por tecnologia da informação, a pré-seleção levou em conta este fator.

Mas eu posso fazer uma busca pelos temas de meu interesse. Vamos ver o resultado de uma busca com as palavras “english conversation groupos“:

Posso usar outras variações do termo de busca, como “grupos de conversação em inglês“, etc.

Eu moro em Jaguariúna, que fica a 30 km de Campinas, e não apareceu nenhum grupo próximo daqui, mas isto não é problema, pois muitos grupos de conversação em inglês realizam as suas reuniões por meio de softwares de conferência web, como Zoom e Google Meet.

O serviço é pago? Quem paga a taxa é o organizador do evento e este, por sua vez, pode estabelecer a cobrança de um valor para os participantes, para cobrir as despesas. Então você pode ter grupos totalmente gratuitos e outros com cobrança.

O custo para o organizador também não é alto. Segundo os dados do dia 22/10/2020, o plano semestral custa aproximadamente U$ 59,94, o que dá apenas U$ 9,99/mês ou algo em torno de R$ 55,00/mês. Muitos dos grupos de conversação de inglês que consultei não cobram taxa dos participantes, ou seja, apenas o organizador paga esta taxa.

Um ponto interessante, o foco principal do portal é o encontro presencial de pessoas que compartilham interesses comuns. Entretanto, devido ao isolamento ocorrido nos últimos meses, as atividades realizadas através da Internet aumentaram muito. Esta é uma possibilidade interessante, pois após a normalização de nossas vidas, poderemos participar de encontros presenciais de conversação, o que é ainda mais gratificante, pois abre a possibilidade de novas amizades e contatos.

Tem um ponto importante, muitas pessoas se sentem desconfortáveis ao estabelecer contato com desconhecidos. A questão é que para aprender um novo idioma ou qualquer outra coisa, precisamos sair da nossa zona de conforto, ou seja, ficar desconfortável é normal e esperado, e você tem que superar esta inibição caso queira progredir em seu aprendizado. É claro que precisamos de alguns cuidados básicos, como a restrição de informações pessoais inicialmente, pois nunca sabemos de imediato com quem estamos lidando. Como os encontros são virtuais, teremos tempo para conhecer melhor as pessoas.

Certamente, é um excelente serviço e vale a pena conhecê-lo melhor. Cursos de inglês tradicionais levam em média 8 anos para você sair do básico e chegar ao avançado: 4 anos do curso básico + 2 anos do curso intermediário + 2 anos do curso avançado. É muito tempo, não? Mas dá para atingir a fluência em muito menos tempo, a má notícia é que você não pode terceirizar isto para os outros, você tem que tomar a decisão de aprender, fazer o seu planejamento, e estudar todos os dias. Todos podemos aprender, não tenha dúvidas quanto a isto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *