Speaking English with Mr. Duncan

Crédito da imagem: Immo Wegmann on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

Você consegue encontrar de tudo no Youtube, e existem canais fantásticos também para aprender inglês. Toda semana eu procuro por vídeos que possam trazer visões inovadoras sobre o aprendizado da língua inglesa, formas de usar a tecnologia em nossos estudos, entretenimento, e muito mais.

Um canal que gosto muito é Speaking English with Mr. Duncan. O canal tem 889 mil inscritos e os vídeos são muito bem produzidos e também divertidos.

Mr. Duncan é apaixonado pela língua inglesa e através do seu canal ele ensina inglês gratuitamente. Além dos vídeos que produz, ele transmite aulas ao vivo a partir da sua casa na Inglaterra.

O primeiro vídeo do canal, LEARNING ENGLISH – LESSON 1 (INTRODUCTION) nos dá conselhos super valiosos sobre os requisitos fundamentais para aprender inglês. Apenas este vídeo já teve mais de 3 milhões de visualizações 😊

Os vídeos são legendados e Mr. Duncan fala de forma pausada e articulada, tornando a compreensão mais simples. Mas se você está começando do zero em seus estudos, é importante que você adquira uma base de vocabulário antes de estudar inglês neste canal.

O primeiro de seus conselhos é um dos mais valiosos:

Learning English takes time and patience. It cannot be rushed. Try to relax and take it easy.
Aprender inglês requer tempo e paciência. Não se pode apressar o aprendizado. Tente relaxar e fique calmo.

Muitos estudantes da língua inglesa desistem prematuramente devido à pressa e à ansiedade. Não é assim que funciona.

Os vídeos focam no uso prático da língua e na forma como é falada, e não é dado destaque ao estudo da gramática. Cobrem uma ampla variedade de assuntos, como a natureza, gírias, notícias e moda.

Mas não é só isto. Em seus vídeos ele responde as dúvidas de sua audiência, dá conselhos sobre como aprender inglês, explica o significado de palavras, oferece lições de inglês. A lista completa de atividades você pode conferir na descrição de seus vídeos. É muita coisa e ele faz questão de dizer que tudo é gratuito. Bom, não?

Eu gostei muito do enfoque estruturado que ele oferece. Por exemplo, o canal possui 91 lições de aspectos práticos da língua inglesa, desde o bem básico, como dizer Hello, até aspectos mais avançados da língua.

Como os vídeos são geralmente curtos, em média 5 a 6 minutos, você pode definir uma meta de assistir um vídeo por dia. Lembre-se, como Mr. Duncan afirma, aprender inglês requer tempo e paciência, mas se você não começar em algum momento, o tempo vai passar do mesmo jeito e você continuará como está hoje, sem falar. Certamente não é isto que você quer, certo?

Como o Mr. Duncan é inglês, suas aulas focam no inglês britânico. Se isto for um problema para você (espero que não seja), o Youtube oferece uma grande variedade de opções de estudo também para o inglês americano.

Mas como eu sempre faço questão de dizer, isto é apenas uma sugestão, procure sempre por material que seja divertido e interessante para você.