© Rubens Queiroz de Almeida

Você certamente já deve ter ouvido a expressão “Devagar se vai ao longe”.

Esta expressão é uma forma de sabedoria popular que enfatiza a importância da paciência, perseverança e consistência ao buscar um objetivo ou enfrentar desafios.

A mensagem subjacente da expressão “devagar se vai ao longe” é de perseverança, paciência e acreditar que, com o tempo, os esforços acumulados levarão a resultados positivos e alcançarão metas maiores. É uma lição de vida que nos incentiva a valorizar o progresso gradativo e a não desanimar diante das dificuldades, pois a persistência é uma ferramenta poderosa para alcançar o sucesso em diversos aspectos da vida.

É certo que o aprendizado da língua inglesa requer um esforço considerável ao longo de um período de tempo que pode variar conforme a sua dedicação e tempo disponível. O problema é julgar que para estudar precisamos bloquear períodos de tempo consideráveis em nossa agenda e durante este período não podemos ser perturbados ou sofrer qualquer tipo de interrupção.

Lamento dizer que nos tempos atuais, isto está cada vez mais difícil, e pensar dessa forma vai contribuir para que, mais cedo ou mais tarde, você acabe desistindo no meio do caminho.

Você pode alocar um tempo considerável todos os dias para seus estudos, aproveitando os diversos momentos livres que aparecem durante o seu dia. Além de destruir o mito da falta de tempo, estudar desta forma, um pouquinho todos os dias, também ajuda de diversas formas a consolidação do aprendizado, como já comprovado pela neurociência.

Vejamos algumas razões pelas quais essa prática é mais vantajosa:

1. Consolidação da Memória:

Estudar todos os dias permite a consolidação da memória a longo prazo. Quando revisamos e praticamos o conteúdo regularmente, nossos cérebros processam as informações de maneira mais eficiente, tornando mais fácil relembrar palavras, regras gramaticais e expressões em inglês.

2. Menos Sobrecarga Cognitiva:

Estudar várias horas em um único dia pode levar à sobrecarga cognitiva. Nosso cérebro tem limitações quanto à quantidade de informações que pode absorver de uma vez. Estudar um pouco todos os dias permite que o cérebro processe gradualmente as informações sem ficar sobrecarregado.

3. Aprendizado Contínuo:

O aprendizado contínuo mantém a mente engajada com o idioma todos os dias, o que é essencial para o progresso efetivo. Ao estudar um pouco a cada dia, você mantém o interesse na língua e cria um hábito que se torna natural e fácil de seguir.

4. Maior Retenção a Longo Prazo:

Estudos têm mostrado que a prática diária melhora a retenção de informações a longo prazo. Ao revisar constantemente o que foi estudado anteriormente, você fortalece suas conexões neurais e aprofunda o conhecimento do idioma.

5. Mais Oportunidades de Prática:

Ao estudar todos os dias, você cria mais oportunidades para praticar as habilidades linguísticas em diferentes contextos. Essa prática regular de leitura, audição, fala e escrita ajuda a desenvolver um conjunto abrangente de habilidades no idioma inglês.

6. Flexibilidade e Menos Pressão:

Estudar todos os dias permite maior flexibilidade em relação ao tempo e local de estudo. Você pode dedicar alguns minutos ao estudo de inglês durante a manhã, no almoço ou à noite, adaptando-se à sua rotina diária. Além disso, a pressão para estudar várias horas em um único dia é reduzida, tornando o aprendizado mais agradável e menos estressante.

7. Progresso Constante:

Com o estudo diário, você pode observar um progresso constante em seu aprendizado. A sensação de avanço gradual e o cumprimento de metas diárias ou semanais podem aumentar sua motivação e confiança no aprendizado do inglês.

Conclusão:

Estudar um pouco da língua inglesa todos os dias é uma abordagem eficaz para o aprendizado consistente e sustentável. Essa prática permite a consolidação da memória, reduz a sobrecarga cognitiva, aumenta a retenção a longo prazo, proporciona mais oportunidades de prática e promove um progresso constante. Portanto, ao aprender inglês, estabeleça uma rotina diária de estudo, mesmo que seja apenas por alguns minutos. Com dedicação e paciência, você alcançará seus objetivos linguísticos de forma mais eficiente e gratificante.

E lembre-se sempre da citação de Lao Tsu:

A journey of a thousand miles begins with a single step

Uma jornada de mil milhas, começa com um único passo. Se você não desistir, e der um passo todos os dias, ninguém te impedirá de chegar ao seu destino, seja ele qual for.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *