Aprendendo inglês com músicas: Desafios na compreensão das letras

© Rubens Queiroz de Almeida

Eu conheço algumas pessoas que conseguiram atingir um nível admirável de fluência na língua inglesa apenas por meio de sua admiração e gosto por músicas. E o domínio da língua inglesa foi um efeito colateral, o objetivo principal nem era aprender inglês, mas sim desfrutar dos prazeres de ouvir as músicas.

Mas mesmo quem não vive para a música pode mesmo assim explorar este recurso valioso, desde que entenda alguns pontos básicos que podem ser confundidos com limitações pessoais mas que são absolutamente normais.

O primeiro desses pontos é julgar que possui alguma incapacidade por não conseguir entender a letra das músicas. É claro que existem pessoas que possuem uma capacidade auditiva superior, mas absolutamente todos podem desfrutar do prazer de ouvir músicas e desenvolver seu conhecimento da língua inglesa.

Então, vamos lá entender um pouco mais das razões pelas quais não conseguimos entender a letra de músicas perfeitamente.

Pronúncia e dicção: Algumas músicas podem apresentar cantores com pronúncias pouco claras ou com sotaques específicos, o que pode dificultar a compreensão das palavras.

Velocidade da música: Em algumas músicas, os cantores podem cantar muito rapidamente, o que pode dificultar a identificação das palavras individualmente.

Letras poéticas e metafóricas: Algumas músicas usam linguagem poética ou metáforas, tornando as letras mais abstratas e menos literais, o que pode causar confusão na interpretação.

Barulho de fundo: Em algumas gravações, o som de instrumentos ou outros elementos pode sobrepor-se à voz do cantor, prejudicando a clareza das palavras.

Idioma estrangeiro: Se a música estiver em um idioma que não é familiar para o ouvinte, será natural ter dificuldade em entender as palavras.

Ausência de contexto: Muitas vezes, as letras das músicas são escritas com base em histórias pessoais dos compositores, o que pode levar a letras mais subjetivas e difíceis de serem compreendidas sem o contexto adequado.

Como você pode ver, todas estas razões não implicam em uma limitação pessoal. Deixa eu te fazer uma pergunta, você consegue entender perfeitamente todas as letras de músicas em português brasileiro? Provavelmente não, certo?

A seleção correta das músicas para quem quer aprender inglês é muito importante. Nem todas as músicas são adequadas para esta finalidade.

Tente selecionar para seus estudos músicas que atendam a todos os requisitos listados anteriormente, músicas que lhe darão prazer em ouvir, que são de fácil compreensão, velocidade adequada e tudo mais. Você mesmo pode fazer sua seleção, basta fazer uma consulta no Google ou no seu buscador favorito, com as palavras Easy English songs. Você vai ficar agradavelmente surpreso com os resultados e vai descobrir muitas músicas maravilhosas que lhe ajudarão a alcançar seus objetivos.

Uma última recomendação, para melhorar a compreensão das letras das músicas, você pode tentar seguir a letra enquanto ouve a música, pesquisar a letra na internet ou ler mais sobre o contexto da música e do artista. Isso pode ajudar a esclarecer o significado e tornar a experiência de ouvir a música mais significativa.

Muito sucesso para você! 😊

One thought on “Aprendendo inglês com músicas: Desafios na compreensão das letras

  • 4 de outubro de 2023 em 10:41
    Permalink

    Adicionalmente, algumas plataformas de música utilizam traduções (não automatizadas) que podem ajudar. Entretanto, deve-se tomar cuidado com traduções “automáticas” ou com burrice artificial…
    Ótimas dicas…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *