© Rubens Queiroz de Almeida

Cursos online de inglês possuem uma bênção e uma maldição, que são exatamente iguais: a flexibilidade de estudar a qualquer momento.

Quanto temos esta flexibilidade, não temos o compromisso de pegar um carro ou um ônibus para irmos a uma escola, podemos pensar a todo instante que podemos começar amanhã, depois de amanhã, na próxima semana, ou quando o tempo aparecer. Frequentemente, esta flexibilidade nos conduz a nunca começar, infelizmente.

Existem várias técnicas para combater o perigo de nunca começar, e uma delas que uso no curso From Zero to Hero é a carta ao meu eu futuro (Letter to your future self).

No tocante ao aprendizado da língua inglesa, esta carta deve conter as suas metas, suas aspirações. É um compromisso que você assume com você mesmo.

Às vezes nós não cumprimos as promessas que fazemos a nós mesmos (resoluções de ano novo, lembra-se?) então para reforçar este compromisso, torne suas metas públicas, compartilhe com seus amigos, sua esposa ou marido, sua turma de faculdade. Além disso, solicite que essas pessoas lhe perguntem regularmente como você está se saindo, que procurem saber se você está conseguindo avançar com suas metas.

Idealmente, estabeleça também uma multa ou uma punição caso não esteja conseguindo avançar como planejado.

Um outro ponto importante destas cartas é a visualização de um ponto no futuro em que você se vê desfrutando dos benefícios conquistados por sua dedicação. É importante lembrar que para alcançar nossas metas é preciso primeiramente sonhar, e os nossos sonhos gradualmente vão se tornando realidade.

É importante que você estabeleça metas realistas, não adianta nada você definir como meta se tornar fluente nas quatro habilidades da língua inglesa (ler, escrever, falar e ouvir) em 24 horas.

E você pode ir ajustando as suas metas, caso o planejamento original esteja se mostrando muito complicado ou difícil.

O portal Futureme.org pode te ajudar com este planejamento. É muito bem estruturado, você define quando quer receber a carta de volta (lembre-se, você está escrevendo para você mesmo no futuro) e se a carta é privada ou pública.

Vejamos então um exemplo de carta para você mesmo, que lhe ajude em seus estudos de inglês.


Querido Eu do Futuro,

Espero que esta carta o encontre bem e cheio de entusiasmo pela jornada que está percorrendo. Estou muito feliz em constatar que você conseguiu conquistas importantes em sua meta de se tornar fluente na língua inglesa. Certamente não foi fácil, mas você perseverou e não desistiu, e os resultados estão aí e ninguém pode tirar de vocÊ esta conquista.

Graças à sua meta de aprender 10 palavras por dia, hoje, seis meses depois, você já tem um vocabulário de aproximadamente 1.800 palavras, e este vocabulário já te permite entender 80% de qualquer texto em inglês. Com os cognatos você consegue chegar a 90% ou mais de compreensão. Simplesmente fantástico, isso para quem pensava que nunca conseguiria aprender inglês.

Você já conseguiu tornar o estudo do inglês em um hábito muito bem enraizado, e se por alguma razão deixa de estudar por um dia, se sente muito desconfortável, estudar inglês já se tornou uma parte importante da sua vida e acredito que será um divisor de águas na sua vida pessoal e profissional.

Sei que, às vezes, a vida pode ficar agitada, mas quem quer consegue achar tempo para estudar. Quem quer dá um jeito, quem não quer dá uma desculpa.

Neste seis meses você mergulhou no estudo da cultura da língua inglesa, principalmente da Inglaterra. Você assistiu filmes, séries e programas em inglês, e isto tem sido uma ótima maneira de se acostumar com diferentes sotaques e expressões. Você já consegue assistir a muitos programas emocionantes e talvez até mesmo consegue entender todos os trocadilhos e nuances culturais.

Quanto à conversação, você já conseguiu perder grande parte da sua inibição e já se sente totalmente à vontade para participar regularmente de grupos de conversação e interações com falantes nativos ou proficientes. Agora você já sabe que a prática constante em situações reais de conversação é o que realmente solidifica a aprendizagem e ajuda a perder qualquer receio de se expressar em inglês.

Por fim, saiba que este é apenas o começo de uma jornada emocionante. Aprender um novo idioma é um processo contínuo, e sei que você estará orgulhoso das melhorias que fez desde o momento em que escrevi esta carta. Continue sendo persistente, mantenha a motivação e celebre cada pequena vitória no caminho.

Até nossa próxima leitura, continue se esforçando e sempre acredite em si mesmo.

Com carinho,

Rubens


Muito sucesso para você! 😊

One thought on “Carta para você no futuro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *