Os Pilares de uma Estratégia bem sucedida para aprender inglês

© Rubens Queiroz de Almeida

O aprendizado da língua inglesa envolve diversas estratégias, porém algumas destas estratégias constituem a base de qualquer iniciativa de sucesso.

Dentre estas estratégias, as principais são a persistência e a constância. A persistência consiste em não desistir nunca, não importa o que aconteça. E constância significa estudar todos os dias, sem falta.

Logo em seguida, eu colocaria a importância do planejamento. Nos dias de hoje, com a fartura de material que a Internet nos oferece, a falta de planejamento é receita infalível para o fracasso.

É vital que o planejamento seja feito ao menos semanalmente e que você saiba, a cada dia, exatamente o que vai fazer.

Aqui entra novamente a fartura de material. Para que você realmente consiga progredir em seus estudos é preciso estudar com calma, revisando com frequência o material. Cada texto, música, série de TV, ou qualquer outro recurso que você utilizar, deve ser revisto várias vezes, para que mesmo subliminarmente você consiga incorporar ao seu repertório de frases e palavras os conteúdos que estudar. Isso é muito difícil, visto que com a grande quantidade de material disponível a tentação de ficar pulando de um lugar para o outro na Internet é muito grande e isso nos impede de consolidar o conhecimento.

Voltando à persistência e constância, você só vai conseguir manter o ritmo dos estudos se encontrar material adequado aos seus interesses e que tenha o nível correto de dificuldade. O seu material de estudo deve ser sempre um pouco superior ao seu nível de conhecimento. Se você selecionar um material que não contenha palavras ou estruturas novas, você não terá progresso, não existe um desafio. Escolha sempre material que lhe faça pensar, que faça com que você tente descobrir o significado das palavras desconhecidas sem usar o dicionário. Tudo que você descobre por iniciativa própria é incorporado mais facilmente à nossa memória de longo prazo.

E não se esqueça, mais vale estudar 5 minutos todos os dias do que 10 horas em um único dia. Afinal de contas, o que é mais importante, estudar um pouquinho todos os dias ou não estudar nada? Lembre-se, não importa o que você faça, o tempo vai passar do mesmo jeito.

Muito sucesso para você! 😊

One thought on “Os Pilares de uma Estratégia bem sucedida para aprender inglês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *