5 passos para aprender inglês com músicas

© Rubens Queiroz de Almeida

Uma forma muito legal de aprender inglês é com as suas músicas favoritas. Um amigo meu aprendeu a falar inglês de uma forma muito fluente apenas ouvindo suas músicas. É bem verdade que ele era fanático por músicas e a princípio o objetivo dele não era aprender inglês e sim aprender a cantar as músicas de que gostava. Por ser músico, ele tinha um excelente ouvido para distinguir os sons e sua pronúncia era perfeita, sendo até elogiada por nativos da língua inglesa.

Esta é uma excelente estratégia, mas para dar certo, você precisa gostar de músicas, tipo paixão mesmo. A ideia é ouvir as suas músicas preferidas, cantarolar as letras, sempre que possível.

Relaciono a seguir alguns passos a serem seguidos para que esta estratégia funcione muito bem para você.

1. Seleção das músicas

Escolha músicas em que as frases tenham significado e o áudio seja claro e fácil de entender. Se você gosta de rock pesado ou rap tudo bem, mas certifique-se de que a letra da música tenha algum significado e que você consiga distinguir as palavras 😉.

Como não podia deixar de ser, vou deixar aqui algumas de minhas músicas favoritas que se encaixam perfeitamente nesta descrição:

  1. Carpenters – foi um conjunto muito famoso da década de 70. Músicas suaves e melodiosas. A voz dos cantores, Karen e Richard Carpenter, é realmente maravilhosa.
  2. Simon and Garfunkel – uma dupla que fez muito sucesso, também nas décadas de 60 e 70.
  3. Elvis Presley – não preciso dizer nada, né? Que voz!

Se você ainda não conhece algum dos cantores acima, vale muito a pena ouvir algumas de suas músicas. Mas gosto não se discute, esta estratégia só vai dar certo se você ouvir apenas as músicas que gosta muito.

2. Escolha do aplicativo

Temos hoje diversas opções de aplicativos para dispositivos móveis, dos quais o mais conhecido (ao menos para mim) é o Spotify. Existem outras opções muito interessantes, como o próprio Youtube. No Youtube você também encontra praticamente qualquer música. A opção paga do Youtube, o Youtube Premium, te permite fazer o download dos vídeos, tornando possível ouvir suas músicas mesmo em locais onde não haja boa cobertura de sua operadora de telefonia celular. O preço tanto do Spotify quanto do Youtube é bastante acessível. Caso você opte por esta opção de estudo, vale muito a pena o investimento.

Atualmente levamos o celular para todos os lugares, e desta forma podemos aproveitar diversos momentos livres ao longo do dia, na fila do banco, no ônibus, no banheiro, no intervalo da novela. Qualquer buraquinho de tempo que aparecer já serve.

3. Letras das músicas

No começo, é recomendável que você imprima a letras das músicas para que possa se familiarizar com a pronúncia dos cantores. Na internet é facílimo encontrar sites que disponibilizam milhares de letras de músicas. Para achar a letra de uma música em particular, faça uma busca no Google com o termo [nome da música] + lyrics. Lyrics em inglês significa letra de música.

Por exemplo, para achar a letra da música Bridge over Troubled Water, vá ao google e digite:

“Bridge over troubled water” lyrics

As aspas duplas delimitando o nome da música sinalizam ao Google para retornar apenas resultados que contenham as palavras entre as aspas exatamente nesta ordem.

Se você prefere buscar pelas letras das músicas em sites específicos, recomendo fortemente o portal LETRAS.MUS.BR. Para grande parte das músicas, o portal oferece o original em inglês, a tradução para o português, e um quadro apresentando a execução da música no Youtube.

Portal LETRAS.MUS.BR

Alternativamente, relaciono a seguir alguns outros sites de músicas bem famosos:

  1. Lyrics.com
  2. LetsSingIt.com
  3. LyricsMode.com
  4. MetroLyrics.com
  5. LyricsPlanet.com

Além da letra das músicas, estes sites publicam também informações sobre as bandas, biografias e muito mais. Ótimo para os fãs e uma forma adicional de praticar seu inglês ainda mais. O problema é que estes sites, por serem estrangeiros, não oferecem a tradução para o português das músicas.

4. Memorize as letras e cante sempre que puder

Músicas são muito fáceis de serem memorizadas. O próprio ritmo da música faz com que uma palavra leve a outra e com o tempo ficamos muito bons neste tipo de memorização. Mas cuidado, vá devagar, não vai dar certo se você ouvir dezenas de músicas no mesmo dia. Escolha uma música e só passe para outra quando conseguir reproduzir a música escolhida com perfeição.

No início você vai precisar da letra das músicas, que você pode obter seguindo os passos do item 3. Comece lendo a letra da música e cantando ao mesmo tempo e assim que se sentir confiante, passe a cantá-la sem recorrer ao papel. E cante muito, mentalmente ou em voz alta. Tanto de um jeito como do outro a prática é muito válida. Se puder, sonhe também com a música, acredite, isto vai acontecer.

5. Não use o dicionário para pesquisar palavras desconhecidas

Eu sempre digo que o significado de palavras novas não deve ser consultado no dicionário. Tente primeiramente deduzir o significado da palavra a partir do contexto. É difícil de acreditar, mas somos perfeitamente capazes de identificar uma palavra com o tempo, pois novas informações vão se acomodando em nosso cérebro e estas conexões inevitavelmente nos fornecem a chave para deduzir o significado das palavras novas. Mas se você é muito ansioso, tudo bem, pode olhar no dicionário, mas não desista sem lutar, ok?

Para encerrar

Para encerrar, não podia deixar de contar mais uma historinha. Um colega meu de classe de inglês dos tempos da faculdade, também músico, passou por uma situação embaraçosa. Ao repetir as frases da aula de inglês, ele falava exatamente como a professora, que ficou muito irritada por pensar que ele a estava imitando. Não estava. Por ter um ouvido muito bom, ele conseguia reproduzir com perfeição a fala e a pronúncia da professora, mesmo entendendo muito pouco. Foi extremamente embaraçoso, pois ele não conseguia identificar a razão pela qual a professora estava tão brava com ele. Depois eu contei, é claro, e ele ficou muitíssimo surpreso. Não o encontrei mais depois do encerramento do semestre, mas ele deve ter se tornado muito fluente na língua inglesa 😊

Lista Aprendendo Inglês

Sabia que manter o contato diário com o idioma é uma das principais sacadas para aprender inglês com facilidade?

Assine a lista "Aprendendo Inglês" e receba em seu email todos os dias, um texto ou uma piadinha em inglês.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *