Testes gratuitos para avaliar o seu conhecimento em inglês

Crédito da Imagem: PublicDomainPictures por Pixabay

© Rubens Queiroz de Almeida

Qual o seu nível de conhecimento da língua inglesa? O portal EF SET oferece uma ferramenta gratuita e online para você avaliar os seus conhecimentos. O teste segue padrões internacionalmente aceitos e é o primeiro teste padronizado e gratuito para estudantes de todos os níveis, do básico ao avançado.

Você tem acesso a dois testes no site:

  1. Um teste de 50 minutos, que avalia a sua habilidade de leitura e audição. Ao final do teste você recebe um endereço na web a partir do qual o seu certificado poderá ser consultado. Este endereço, ou URL, pode ser incluído no seu perfil do Linkedin ou no seu currículo.
  2. Um teste de 15 minutos, também gratuito, que oferece uma avaliação rápida do seu nível de proficiência na língua inglesa.

Os testes são adaptativos, ou seja, o nível dos acertos que você tiver determinam quais serão as perguntas que lhe serão apresentadas no transcorrer do teste. Se você errar muito, as perguntas se tornam mais fáceis, e se você acertar bastante, as perguntas se tornarão mais difíceis. Desta forma, estes testes podem avaliar com grande nível de acerto o seu real conhecimento da língua inglesa.

Você pode usar este teste para demonstrar a futuros empregadores o seu nível de fluência no inglês, mas um uso ainda mais importante, é a avaliação periódica da sua evolução no idioma.

O aprendizado da língua inglesa é cheio de peculiaridades e problemas. Um dos maiores problemas é a nossa tendência inata de ficarmos nos comparando a outras pessoas, o que é totalmente errado e desmotivante. Sempre encontraremos pessoas que sabem mais do que nós, por uma quantidade enorme de razões. Ao realizar o teste oferecido pelo portal EF SET você terá uma visão clara da sua evolução. Mas é claro que isto só ocorrerá se você tiver um plano de estudos claro e estude todos os dias. Para usar os testes desta forma, você não pode considerar os resultados como uma sentença definitiva, mas como indicadores de seu progresso. Como sugestão, você pode fazer o teste a cada 30 ou 60 dias, não se esquecendo de anotar a sua pontuação a cada exame.

O teste lhe dará um mapa muito claro da sua evolução e lhe fornecerá a motivação para continuar estudando ao constatar o seu progresso.

Como sempre digo, é preciso ter metas de curto, médio e longo prazo. O planejamento deve sempre contemplar estas metas, você precisa saber exatamente o que vai fazer a cada dia e estudar todos os dias. Quem estuda todos os dias, estuda menos e aprende mais.

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *