Prática da pronúncia: função de conversão de voz em texto do seu smartphone

Crédito da Imagem: Rodion Kutsaev on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

Uma forma simples e rápida para você melhorar a sua pronúncia, e que não envolve custo algum, é utilizar a função de conversão de voz em texto do seu telefone celular. Esta tecnologia, embora ainda apresente algumas falhas, está bastante evoluída e é um recurso perfeito para quem deseja aperfeiçoar a sua pronúncia da língua inglesa.

A seguir, apresento um passo a passo para que você habilite esta função em seu telefone celular. É importante destacar que esta é uma orientação geral, visto que telefones que utilizam o sistema Android variam muito de versão para versão, e pode ser que em seu telefone este pequeno tutorial requeira adaptações.

Todas as telas foram obtidas a partir de um telefone Samsung Galaxy A7, com sistema operacional Android, versão 10.

Na tabela abaixo, caso você queira visualizar uma versão ampliada das figuras, basta clicar sobre elas que será aberta uma nova aba em seu browser exibindo a imagem desejada.

Alterar a configuração de idioma do seu telefone celular traz outras vantagens, pois sempre que você usar o seu telefone estará em contato com a língua inglesa. Para realmente aumentar a sua fluência, é recomendável que você faça o mesmo para todos os dispositivos que usa, como o computador pessoal e o tablet.

Para uma melhor visualização, clique sobre as imagens para ver uma versão ampliada.




O primeiro passo é alterar o idioma do seu telefone. Possivelmente ele está
configurado para a língua portuguesa. Para que você possa usá-lo para praticar
a pronúncia é preciso alterar a definição de idioma para o inglês. Para isto, selecione a opção
Gerenciamento Geral, no menu de configurações (Config de seu aparelho.




Em seguida, selecione a opção Idioma.




Na próxima tela, selecione a opção Idioma e Entrada




Selecione então o idioma inglês na próxima tela. Aqui eu selecionei o inglês americano, mas caso você deseje praticar o inglês britânico, ao adicionar um novo idioma neste menu, selecione o idioma United Kingdom. Em meu sistema estão disponíveis opções para o inglês da Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, Filipinas, África do Sul e Inglaterra.




Aqui você pode ver que a opção de idioma já foi alterada. Agora o idioma preferencial é o inglês americano (English (United States)).




Agora chegamos ao ponto mais importante, ativar um aplicativo de anotações. Pode ser qualquer aplicativo em que você possa digitar texto e que possua a função de ditado ativa. O aplicativo que eu usei é o Samsung Notes. Para ativar a função de reconhecimento de voz e conversão para texto, clique no ícone do microfone, conforme ilustrado em destaque na figura.




Aqui é o resultado de um parágrafo que li para o aplicativo. As palavras que pronunciei incorretamente estão destacadas em amarelo. O próximo passo é identificar a pronúncia correta destas palavras e tentar novamente.




Para identificar a pronúncia das palavras que o software grafou de forma incorreta, eu recomendo o uso do Google Translator. Basta digitar a palavra que você quer ouvir a pronúncia correta e em seguida clicar sobre o ícone do microfone. Retorne então ao aplicativo de anotações e tente novamente, até que o software de tradução de áudio em texto consiga escrever corretamente a palavra. Possivelmente você terá que alternar algumas vezes entre o Google Translator e o aplicativo de notas, mas definitivamente vale a pena o esforço.

É muito comum não darmos atenção ao aperfeiçoamento da nossa pronúncia e muitas vezes nem mesmo sabemos que estamos falando errado. Falar inglês com a pronúncia correta não é difícil, basta dedicar alguns minutos, todos os dias, a esta atividade.

Como eu disse, é simples, fácil, e o melhor de tudo, grátis 😊

Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *