Como melhorar sua pronúncia da língua inglesa

© Rubens Queiroz de Almeida

Em qualquer idioma, cada palavra é pronunciada de uma determinada forma. O que pouca gente leva em conta é que as palavras em uma frase formam uma espécie de música, ou seja, cada palavra é ligada com a outra. Às vezes colocamos enfase em algumas palavras, para destacar sua importância. Vogais em sequência, como em I am torna-se I’m também com uma pronúncia diferenciada.

No começo de nossos estudos a pronúncia fica em uma posição secundária, e é assim mesmo que deve ser. Mas à medida em que os seus estudos avançarem, vale a pena começar a prestar atenção na forma como os nativos da língua inglesa falam e fazer esforços para entender como os sons são articulados.

Um destes sons, com o qual nós brasileiros temos muita dificuldade, é a pronúncia do th. Este som é pronunciado colocando a língua entre os dentes. Não é difícil, mas ficamos com vergonha de falar deste jeito …

Como não podia de ser, no Youtube tem um vídeo, com 3m06s de duração, chamado Learn the TH sound with Celebrities. Neste vídeo você poderá ver diversos famosos e famosas articulando palavras com as letras th. Muito didático ?

Vamos então ver algumas dicas legais para melhorar nossa pronúncia:

  1. Ao assistir filmes, observe como a boca dos atores se movimenta.
    Repita o que eles dizem observando a entonação e o ritmo de sua fala. Pode ser um pouco estranho no começo, mas você se acostuma.
  2. Ouça a música da língua inglesa
    Todo idioma tem uma música diferente, podemos dizer que de certa forma as línguas são cantadas. Ao começar a prestar atenção nestes detalhes, você começará a notar as diferenças entre as duas línguas e terá melhores condições de aperfeiçoar a sua pronúncia, entonação e ritmo. Com o tempo passará também a distinguir a música do inglês falado em diversas partes do mundo e também notará a diferença na fala até mesmo de pessoas de um mesmo país.
  3. Faça uma lista das palavras que tiver mais dificuldade para pronunciar
    Use algum serviço da Internet como o Google TranslateNatural Readers, etc, e ouça estas palavras até conseguir reproduzir o som. Se tiver contato com um nativo da língua inglesa ou mesmo com alguém que seja fluente, melhor ainda, pois além do som, você poderá ver como a pessoa articula as palavras. Lembra-se do vídeo que citei acima, da pronúncia do th?
  4. Leia textos em inglês em voz alta
    Os sons da língua inglesa são diferentes e por consequência, os músculos que usamos para falar inglês são diferentes e precisam ser fortalecidos. Pesquisas indicam que para desenvolver os músculos para falar um novo idioma, a pessoa deve ler em voz alta entre 15 a 20 minutos por dia, em um período de três meses. Ler em voz alta contribuiu também para aumentar a confiança e a fluência dos alunos. (1)
  5. Grave a sua voz e ouça as gravações para identificar erros de pronúncia.
    É um fato conhecido que detestamos ouvir a nossa própria voz, mas este é um exercício importante pois, ao fazê-lo, nos tornamos conscientes dos erros que cometemos ao falar. Então, vença a sua inibição e acostume-se a ouvir a sua voz ?
  6. Finalmente, seja paciente.
    Nada acontece da noite para o dia. Estabeleça metas diárias ou semanais, e tente cumpri-las. Você verá que o progresso vem inevitavelmente, é só não desistir no meio do caminho. E lembre-se, se você não fizer nada, vai continuar do mesmo jeito que está hoje. É isto que você quer? Eu te garanto, o esforço vai valer a pena!

Referências

(1) From Reading Aloud to Peer Interaction: The Effect of Oral Reading on EFL Proficiency

Veja também