Por que não entendo 100% dos filmes e séries que assisto?

© Rubens Queiroz de Almeida

Muitos estudantes da língua inglesa ficam extremamente frustrados quando não conseguem compreender 100% de um filme, série de TV, podcasts e outros.

Consideram que por serem alunos dedicados, o natural seria que com o tempo conseguissem compreender qualquer tipo de conteúdo integralmente.

Ao constatarem que sua compreensão não é completa, ficam muito frustrados e podem mesmo chegar a desanimar de prosseguir em seus estudos. Infelizmente, embora esse sentimento não tenha nenhum fundamento, pelas razões que vou explicar, é a causa da desistência de muitos estudantes.

Não precisamos entender absolutamente TODAS as palavras de um vídeo para conseguirmos entender o enredo e nos divertirmos com filmes e séries e entender os principais conceitos apresentados em um vídeo técnico, por exemplo.

Vejamos então alguns dos principais obstáculos que enfrentamos:

  1. Vocabulário desconhecido: mesmo aqueles que têm um vasto conhecimento de inglês podem encontrar palavras desconhecidas durante um filme, especialmente se o assunto for muito específico ou técnico. Como você provavelmente já deve ter visto, ao final de todas as publicações do portal Aprendendo Inglês contendo vídeos, eu coloco uma tabela listando as palavras usadas naquele vídeo e quantas vezes ocorrem. A grosso modo, dois terços das palavras aparecem apenas uma vez, ou seja, não são assim tão relevantes para a compreensão do vídeo e muito frequentemente podem ser ignoradas. Adicionalmente, um fator extremamente importante é a sua familiaridade com o assunto sendo discutido. Se você conhece bem o assunto, a sua compreensão será bem maior. Mas não ocorre o mesmo com nosso idioma nativo? Se ouvimos alguém discursando sobre um assunto que nos é completamente alheio, não fica difícil entender? Até mesmo as palavras usadas nesse caso nos serão estranhas. Já parou para pensar nisso? Pode ser que as suas exigências em relação ao inglês sejam até maiores do que aquelas que você se impõe com seu idioma nativo.
  2. Gírias e expressões idiomáticas: as gírias e expressões idiomáticas podem ser difíceis de entender, mesmo para aqueles que têm um bom nível de inglês. Isso é especialmente verdadeiro quando os personagens falam em um sotaque regional. Pense novamente, existem gírias regionais, do sul do Brasil, do norte, nordeste, sudeste, que muito provavelmente você não conhece. Como ter uma expectativa de entender uma gíria de um idioma que é falado praticamente em todo o mundo. Em alguns casos, o inglês falado em uma determinada localidade se afasta tanto do inglês padrão que fica muito mais difícil compreendê-lo. E você fica triste quando não entende tudo? Não fique! 😉
  3. Velocidade de fala: em alguns filmes, os personagens falam em um ritmo acelerado, o que pode dificultar a compreensão para aqueles que não são falantes nativos. Isso também acontece em português, não?
  4. Diferentes sotaques: como destacado anteriormente, o inglês é falado em muitos países, e cada região tem seu próprio sotaque e entonação. Isso pode dificultar a compreensão, especialmente para quem não está acostumado com variações do idioma. Você já foi ao Texas, nos EUA? Existem rumores de que o que falam por lá não é inglês 😉
  5. Dificuldades gramaticais: a gramática do inglês pode ser complicada, com muitas regras e exceções. Mesmo quem estudou o idioma por anos pode ter dificuldades em entender frases complexas ou em identificar tempos verbais diferentes.

Espero ter conseguido esclarecer um ponto muito importante. Existem diversos fatores que impedem a nossa compreensão plena e, além dos que listei aqui, certamente existem outros. Mas uma coisa é certa, o problema não é com você e de forma alguma você deve se desmotivar por não entender 100% de um áudio.

É importante lembrar que entender 100% de qualquer áudio não nos impede de aproveitar um filme ou série. A compreensão geral do enredo e dos personagens pode ser suficiente para desfrutar do filme. Além disso, é possível usar legendas em inglês ou até mesmo traduções para ajudar na compreensão. Com o tempo e a prática, a compreensão de filmes em inglês se tornará mais fácil e natural, é só perseverar e não desistir no meio do caminho.

Have Fun! 😊

One thought on “Por que não entendo 100% dos filmes e séries que assisto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *