Como definir a fluência em inglês?

© Rubens Queiroz de Almeida

Definir fluência em um idioma estrangeiro é algo um pouco complicado. Se você solicitar a praticamente qualquer pessoa o que é a fluência em um idioma, muito provavelmente essa pessoa responderia mais ou menos dessa forma:

Fluência em um idioma estrangeiro refere-se à habilidade de falar e usar a língua sem esforço, na velocidade apropriada e com precisão em situações da vida real. Ela mede a confiança e domínio do idioma por parte do estudante, com conhecimento adequado da pronúncia, gramática, vocabulário e conhecimento da cultura do país onde o idioma é falado.

Será mesmo isso tudo?

Acho que não, a coisa é um pouco mais complexa e ao mesmo tempo mais simples. Definir fluência da forma acima, a torna algo quase que inatingível, e muitas pessoas que se comunicam com facilidade não se enquadrariam nessa definição.

Na verdade não existe uma definição objetiva e amplamente aceita sobre o que seria a fluência em um idioma estrangeiro. A fluência pode até mesmo variar de pessoa para pessoa, pois depende de diversos fatores, tais como o contexto da comunicação, objetivos e até mesmo as expectativas e objetivos de cada um.

Eu tive um aluno que se comunicava muito bem, conseguia transmitir suas ideias de forma divertida e conseguia entender praticamente tudo. Mas tinha uma enorme dificuldade de seguir a programação do curso de inglês, errava muito e acabou desistindo de estudar inglês por não conseguir boas notas nas provas.

Eu diria que ele era fluente, embora cometesse erros. É possível que com o tempo ele conseguisse aperfeiçoar seu inglês, cometendo menos erros. Ele já tinha praticamente tudo: não tinha inibição, se divertia com o idioma, e conseguia transmitir suas ideias e entender outras pessoas.

Mas porque é importante entender o que é fluência? Simplesmente porque definições irreais podem ser um fator de desmotivação muito forte. Se a meta é irreal e não conseguimos atingi-la, temos sentimentos de inadequação e podemos desistir no meio do caminho, como infelizmente aconteceu com meu aluno.

Atingir a fluência, como definido acima, é praticamente impossível. A língua inglesa é falada de diversas formas, temos o inglês americano, o inglês australiano, indiano, chinês, etc, etc. Como não vivemos em um desses muitos países onde o inglês é o idioma oficial, como dominar as particularidades de uma das vertentes do idioma? O inglês que falamos acaba sendo uma mistura das diversas formas como o inglês é falado no mundo. A nossa exposição ao idioma inglês no Brasil se dá por meio de séries de TV, podcasts, documentários, músicas, de diversas partes do mundo e, naturalmente, a nossa habilidade de falar inglês refletirá esta multiculturalidade.

E sim, você pode se considerar fluente em um idioma estrangeiro mesmo que cometa erros ao falar. Fluência não é perfeição, e TODOS, até mesmo nativos do idioma, não se expressam com perfeição e cometem erros.

O que é realmente importante é que você consiga se comunicar e entender, mesmo que use um vocabulário mais simples e cometa erros. Mesmo que você, como eu, estude inglês há mais de 40 anos, sempre existe espaço para aperfeiçoamento, esta é uma tarefa que nunca será completada.

A fluência é uma jornada e um processo contínuo de crescimento e desenvolvimento, e quanto mais cedo você aceitar que errar é uma parte importante, mesmo vital desse processo, melhor para você.

Em resumo, metas irreais só trazem infelicidade e sensações de frustração, e podem levá-lo a desistir de dominar uma habilidade tão fundamental nos dias atuais como a capacidade de se expressar e entender a língua inglesa.

Não desista, nunca, e parabenize-se por cada pequena vitória ao longo do caminho.

One thought on “Como definir a fluência em inglês?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *