A Regra de Ouro para Aprender Inglês

Photo by Jingming Pan on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

Infelizmente, uma das práticas mais nocivas para o real aprendizado, praticada por 99.99% dos estudantes, é estudar apenas na véspera das provas. Após a prova, tudo é esquecido e todo um esforço, dos professores, pais, e principalmente dos alunos, é jogado no lixo.

O aprendizado real se dá quando revisamos o conteúdo. Toda a informação que recebemos é codificada em um circuito neural, que precisa ser reforçado com frequencia até que a informação seja permanentemente internalizada.

Se a mesma informação chega ao nosso cérebro diversas vezes, ela certamente será lembrada. A repetição é uma sinalização de que a informação é importante e precisa ser lembrada.

O estudo de idiomas, principalmente, requer repetições. Para que as palavras, sentenças, estruturas e sons, sejam lembrados de forma permanente, devemos fazer revisões periódicas.

Outro ponto muito importante, principalmente para iniciantes: para expandir o seu vocabulário e o conhecimento das estruturas da língua inglesa, procure estudar a partir de textos que abordem assuntos que você já conhece e que realmente goste.

Ao proceder desta forma, a repetição ficará mais fácil e prazerosa. Se ao contrário, você escolher material que não lhe atraia, a repetição se tornará muito penosa e provavelmente você se sentirá tentado a não retornar ao texto.

Além disto, o aprendizado se torna muito mais fácil quando o material novo puder ser relacionado a algo que você já conhece. O nosso cérebro sempre tenta encaixar a nova informação dentro de um referencial de conhecimentos que já possuímos.

A repetição também atende a um requisito muito importante: a constatação de nosso progresso no estudo do idioma.

Se tivermos constância no estudo, a cada dia aprenderemos novas palavras, estruturas e sons. Ao retornarmos a um texto previamente estudado, a nova leitura será muito mais fácil. Muitos alunos desistem de estudar inglês devido a um fato muito comum, mas que é interpretado de forma errônea, que é a sensação de estar estagnado.

Ao fazer a revisão, tendo em mente a avaliação do progresso, poderemos constatar que realmente estamos progredindo.

Com a repetição, você estará fortalecendo os circuitos neurais associados ao novo vocabulário e estruturas da língua inglesa, e com o tempo, você será capaz de reconstruir as frases dentro de novos contextos, através da substituição de algumas palavras.

O aprendizado de um idioma não vai muito além disso, da aquisição de vocabulário, sempre dentro de um contexto, e ter a capacidade de reformular estas estruturas e palavras em novas situações.

De forma resumida:

  1. Sempre faça revisão;
  2. No início, busque por material com o qual se identifique e goste;
  3. Ao revisar, compare as suas sensações quando da primeira leitura com a leitura atual, para constatar o seu progresso.

Muito sucesso para você 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *