Listas de frequência de palavras da língua inglesa

Photo by Markus Spiske on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

O princípio de Pareto, segundo o qual 20% das causas resultam em 80% das consequências.

Aplicando-se o mesmo princípio ao aprendizado de idiomas temos que um pequeno conjunto de palavras representa a maioria do conteúdo de qualquer texto.

No vídeo The Zypf Mystery afirma-se que as 100 palavras mais comuns correspondem a 50% de qualquer texto.

Faz então todo sentido começar o aprendizado de um idioma a partir da lista das palavras mais comuns.

Se você fizer uma busca na Internet pelos termos english frequency list, você encontra diversas alternativas interessantes.

Uma destas alternativas, que é muito interessante e útil é o portal Frequency List.

Este portal te permite realizar diversas atividades diferentes com a lista das 5.000 palavras mais comuns da língua inglesa.

O portal oferece diversos recursos interessantes, como por exemplo, a transcrição fonética das palavras, e para cada palavra você pode optar pela exibição de um vídeo em que a palavra selecionada é utilizada.

Você pode selecionar palavras pelo número de sílabas, pela entonação, pela identificação gramatical (substantivo, adjetivo, verbo, etc.)

Na figura abaixo, usamos a função stress patterns, para identificar qual a sílaba tonica da palavra. Como podemos ver, a sílaba tônica da palavra birthday está na última sílaba. Logo abaixo da palavra, você pode ver a transcrição fonética da palavra.

E o mais legal, você pode baixar a lista inteira das 5.000 palavras mais comuns da língua inglesa. É só clicar, como indicado na figura abaixo, no botão Download the list.

A lista é disponibilizada em vários formatos, para que você possa usar da forma que mais lhe agradar: formato Excel, em formato de ebook para usar no seu dispositivo preferido (celular, tablet, computador)

Eu me cadastrei para receber o conteúdo oferecido, que é enviado em um arquivo zip, com 7 arquivos:

No arquivo Frequency List (A4).pdf você encontra a explicação sobre a forma como a lista foi montada. Foram reunidas 6 milhões de palavras, obtidas a partir de 12 shows de TV americanos. As 5.062 palavras mais comuns representam 5.796.570 do total de palavras. Em outras palavras, conhecer as 5.000 palavras mais comuns fornecidas nessa lista, lhe permitirá entender 96% de qualquer texto e, por extensão, 96% do inglês americano falado.

É importante destacar que as palavras nunca devem ser estudadas isoladamente, fora de um contexto. Se estudamos apenas as palavras, a tendência é que usemos a estrutura gramatical da língua portuguesa, o que nos conduzirá a falar um inglês estranho e incorreto.

Por esta razão, utilize esta lista inserindo sempre as palavras dentro de frases, ou seja, o seu trabalho será colecionar frases. Para isso, utilize o excelente portal Sentencedit.com. E se você inserir estas frases dentro de um aplicativo de repetição espaçada como o Anki, o seu aprendizado se dará de forma mais rápida e duradoura.

Os recursos adicionais que o portal oferece devem ser usados para consulta apenas, tentar memorizar tudo que ele oferece é uma tarefa praticamente impossível e muito provavelmente você desistirá no meio do caminho.

Quando usado da forma correta o portal Frequency List pode se tornar um aliado valioso na sua jornada rumo à fluência na língua inglesa.

Veja nas referências abaixo alguns vídeos que podem lhe ajudar a configurar o Anki com os recursos do portal Frequency List.

Finalmente, gostaria de agradecer aos desenvolvedores, Fabien Snauwaert e Guillaume Voisin, pelo excelente trabalho e pela generosidade em nos oferecer tanto conhecimento de forma gratuita.

Muito sucesso para você 😊

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *