Sir Richard Burton e sua técnica para aprender idiomas em dois meses

Photo by Damian Patkowski on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

Sir Richard Francis Burton (1821-1890) foi o primeiro inglês que, graças à sua fluência em árabe, conseguiu chegar à cidade de Meca e ver a famosa Pedra Negra Sagrada.

Estima-se que ao final de sua vida, Sir Richard Burton falava 26 idiomas, ou 40, caso se leve em consideração os diversos dialetos que ele também conhecia. Dizia-se que ele conseguia realizar estes passos iniciais em apenas dois meses.

Será que ele era algum tipo de extra-terrestre, para dominar tantos idiomas?

Na verdade não, o que ele possuía era uma metodologia muito simples e eficiente para dominar um idioma em um prazo muito curto.

Ele começava aprendendo cerca de 300 palavras, que considerava essenciais. Ele decorava essas 300 palavras e em pouco tempo conseguia ler os primeiros textos no idioma que estudava. Ele começava com os evangelhos, que conhecia muito bem, o que lhe ajudava a inferir o significado de várias outras palavras.

O vídeo The Zypf Mystery nos fornece fatos fascinantes sobre os idiomas. Pesquisas indicam que as 100 palavras mais comuns de um idioma representam aproximadamente 50% de qualquer livro.

Podemos ver que a estratégia de Sir Richard Burton faz todo sentido. É claro que as 300 palavras eram apenas um ponto de partida, que lhe permitiam começar a ler textos e se comunicar.

Outro ponto bastante relevante da sua estratégia, era começar suas leituras a partir dos evangelhos. Ao lermos material que já conhecemos a nossa capacidade de inferir o significado de palavras desconhecidas aumenta significativamente.

Se pegarmos dois textos, com aproximadamente o mesmo conteúdo vocabular, a nossa capacidade de compreensão aumenta muito se já temos um conhecimento prévio do assunto.

A nossa capacidade de adquirir conhecimento é diretamente relacionada com o nosso conhecimento prévio do assunto, pois o nosso cérebro funciona de forma referencial. Todo conhecimento novo precisa ser encaixado de alguma forma em conhecimento que já possuímos.

Aprender coisas novas a princípio é difícil, mas com a perseverança, nosso conhecimento do assunto vai aumentando e, consequentemente, as informações novas se encaixam mais facilmente.

A técnica de Sir Richard Burton nada mais é do que a aplicação do Princípio de Pareto, segundo o qual 20% das causas são responsáveis por 80% dos resultados, e isso se aplica a praticamente tudo. Em 1896, Pareto descobriu que 80% das terras na Itália pertenciam a 20% dos proprietários. 20% das pessoas mais ricas possuem 80% da riqueza no planeta, e assim por diante. 80% da renda de uma empresa vem de 20% dos clientes, 20% dos funcionários são responsáveis por 80% da produtividade, etc. etc.

Nos idiomas temos que 20% das palavras mais comuns são responsáveis por 80% da frequência de ocorrência de palavras em qualquer texto.

Existem diversas listas de frequência de palavras em inglês disponíveis na Internet, mas memorizar listas de palavras isoladas, não é recomendável. As palavras devem sempre ser aprendidas em contexto, ou seja, a partir de frases.

De posse de uma lista de palavras mais frequentes, você pode usar o portal Sentencedict.com para montar a sua lista de frases.

Para memorizar as frases, você pode usar um software de repetição espaçada, como o Anki. Estes softwares são projetados para implementar uma técnica fundamental para qualquer tipo de aprendizado: a repetição. A diferença é que estes tipos de software aceleram o tempo necessário para a memorização, pois exibem a informação no momento exato, ou seja, justo no momento em que estamos prestes a esquecer a informação.

É claro que existem vários outros fatores a serem levados em conta, como perder a inibição para falar, perder o medo de errar, praticar a conversação, mesmo que seja com pessoas que não conhecem bem inglês ou até mesmo com um diálogo interior.

Sir Richard Burton, além da estratégia das palavras mais comuns, tinha outro ponto vital para o sucesso no aprendizado de idiomas. Ele era um explorador, e como tal, precisava entrar em contato com diversas culturas, com idiomas diferentes. O sucesso em suas explorações dependia fortemente da sua habilidade de se comunicar. E você, qual a sua motivação?

Muito sucesso para você 😊

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *