Escrever ou digitar, o que é melhor para o seu aprendizado?

Photo by Daria Kraplak on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

O mundo hoje está grandemente informatizado. Do computador vamos para o celular, do celular vamos para a televisão e vice-versa.

Certamente nosso corpo, principalmente nosso cérebro, não foi preparado para isso. Por isso, tecnologias bem antigas, como escrever a mão, são as que produzem os melhores resultados.

Pesquisas recentes demonstraram que escrever à mão ajuda as crianças e adultos a aprender mais e aumenta a taxa de retenção da informação aprendida. Todavia, a tendência atual é que as escolas se tornem cada vez mais digitais.

Em um estudo conduzida pelo Professor Audrey van der Meer, da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega, demonstrou-se que o cérebro, tanto de adultos quanto de crianças, é muito mais ativo quando se escreve à mão comparativamente a digitar em um teclado.

Quanto mais áreas do cérebro ativamos ao estudar, melhor e mais duradouro o aprendizado. Infelizmente, muitos jovens e mesmo adultos, raramente escrevem alguma coisa nos dias de hoje.

Da mesma forma, existem pessoas que não se sentem confortáveis estudando exclusivamente em um celular ou em um computador, e preferem fazer suas anotações com lápis e papel.

Para o aprendizado de idiomas existem estratégias que utilizam exclusivamente a escrita à mão, como o Método da Lista de Ouro, que consiste em colecionar frases diariamente conjugadas a uma forma da repetição espaçada.

Eu sou um grande admirador de softwares de repetição espaçada, como o Anki e SuperMemo, e combino o uso do computador com o registro em cadernos de material que uso para estudar.

A mensagem é que devemos sempre procurar uma estratégia que funcione para nós, com a qual nos sintamos confortáveis e tenhamos prazer.

Se a sua estratégia de estudo não contemple estes requisitos, lembre-se sempre, o problema não é com você, procure uma nova estratégia até que consiga um real prazer no aprendizado.

Eu conheço pessoas que alcançaram uma fluência perfeita apenas ouvindo e cantando músicas em inglês. Outros atingiram a fluência através da leitura, e ainda outros que chegaram lá assistindo filmes e séries.

Quando conseguimos obter um prazer real nos estudos, o aprendizado do idioma se torna um aspecto secundário, nem nos damos conta do idioma que estamos usando para desempenhar as atividades que tanto nos agradam.

É importante destacar que o aprendizado de um idioma é um processo, que leva tempo e requer esforço. A escolha da estratégia correta é um passo fundamental para o seu sucesso.

Para saber mais sobre os termos mencionados neste texto, como repetição espaçada, Anki, SuperMemo e outras, consulte os links na referência.

Muito sucesso para você 😊

Referências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *