Photo by Dan Cristian Pădureț on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

A poliglota Kató Lomb, em seu livro How I Learn Languages, nos explica que o sucesso no aprendizado de idiomas pode ser expressado por uma equação matemática:

Tempo investido + Interesse = Resultado

Aprender um idioma estrangeiro é um processo, que leva tempo. É preciso um investimento considerável em horas de exposição ao idioma e estudo (tempo investido). Se o idioma te aborrece ou de alguma forma, você não consegue se interessar por ele, certamente não terá sucesso (Interesse).

Da mesma forma, se você se sente atraído pelo idioma, se a cultura dos países onde o idioma é falado lhe interessa, certamente será muito mais fácil alcançar a fluência (Resultado).

Porém esta fórmula ainda não está completa. Segundo Kató Lomb, ainda falta levar em conta um denominador para esta fórmula:

(Tempo Investido + Interesse) ÷ Inibição = Resultado

Ou seja, quanto maior a sua inibição, pior será o seu resultado.

Infelizmente, a inibição, a vergonha de errar, o pensamento que estão rindo de nós pelas costas, aumentam consideravelmente o tempo que precisaremos investir para alcançar a fluência.

A boa notícia é que ninguém se importa com nossos erros, ninguém está olhando para nós torcendo para que erremos para então cair na risada. Embora racionalmente entendamos este fato, ainda assim fica difícil nos desprendermos desta ideia tão prejudicial e que muito nos atrapalha.

Como fazer então?

Existem várias possibilidades. Você pode praticar conversar com pessoas que tenham um nível de inglês semelhante ou até mesmo inferior ao seu. Desta forma, considerando que o seu parceiro também cometerá tantos erros ou mais do que você, a sua inibição será grandemente reduzida ou mesmo eliminada.

Uma segunda possibilidade é você conversar com você mesmo. É claro que você não se recriminará com você mesmo por ter cometido algum erro, não é?

Mas você deve estar pensando, se eu conversar com alguém que tem um nível igual ou inferior ao meu, quando eu errar, quem vai me corrigir?

A boa notícia é que, idealmente, estas sessões de conversação não têm o objetivo de te ensinar a falar corretamente. A prática da conversação tem o objetivo justamente de fazer com que você perca a inibição. Aprender a falar corretamente leva tempo e somente por meio da exposição ao idioma, seja na forma escrita ou falada, fará com que você gradualmente internalize as estruturas da língua inglesa e amplie o seu vocabulário.

Idealmente, ninguém deveria ser corrigido em uma aula de conversação. É óbvio que estudantes dos níveis iniciais e mesmo níveis intermediários ainda cometem muitos erros. Se forem interrompidos a todos os momentos por um professor, os alunos perdem a espontaneidade e até mesmo a vontade de falar.

Além do mais, mesmo que o professor corrija os seus erros, a probabilidade de você se esquecer após as aulas de todas as sugestões que recebeu é próxima a 100%. Você não ganha nada com isso, e perde muito, pois inevitavelmente terá a sensação de que não conseguirá aprender, que a língua é muito difícil, e pode acabar com um baita bloqueio, e tudo isso por nada.

Então, lembre-se sempre, se você arrumar um professor de inglês que fique te corrigindo o tempo todo, cancele o contrato o mais rápido possível, pois os resultados finais serão os piores possíveis.

Muito sucesso para você 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *