A melhoria contínua no aprendizado de idiomas

© Rubens Queiroz de Almeida

Aprender idiomas estrangeiros é um processo longo, semeado de frustrações ao longo do caminho. Entender estes dois fatos e aceitá-los, é uma mudança de atitude fundamental para o sucesso, não apenas no aprendizado de idiomas, mas em qualquer iniciativa em nossas vidas.

Atribui-se ao filósofo chinês Lao Tzu a frase:

A jornada de mil milhas começa com um passo.

Todo processo, não importa quão longo seja, se constitui de pequenos passos dados em sequência. Aprender um idioma estrangeiro pode ser assustador. A quantidade de palavras que desconhecemos, os sons diferentes, a estrutura gramatical, tudo isto nos intimida. Mas como pode ser comprovado por milhares ou milhões de pessoas antes de nós, aprender um ou mais idiomas estrangeiros é totalmente possível.

Qual o segredo? Entender que hoje temos mais conhecimento do que ontem, mesmo que seja apenas uma palavra nova que aprendemos. E amanhã estaremos melhor do que hoje, com ainda mais conhecimento, mesmo que pequeno. Ao invés de nos intimidarmos com a magnitude da tarefa à frente de nós, celebramos as pequenas vitórias, nos alegramos genuinamente com os pequenos passos que nos permitem avançar continuamente.

O processo de melhoria contínua é conhecido também pela palavra japonesa Kaizen. A filosofia Kaizen sinaliza que devemos focar, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, em um esforço constante de melhoria.

O esforço de melhoria deve ser planejado. Aprender um idioma estrangeiro não se resume apenas a aprender palavras e estruturas novas. Precisamos também planejar nossos passos, precisamos saber onde queremos chegar.

Em muitos dos artigos do portal Aprendendo Inglês eu enfatizo este ponto. Basicamente são três os pontos que julgo fundamentais:

  1. Estudar e aprender algo novo todos os dias, mesmo que seja uma palavra apenas ou um minuto de estudo. Quem estuda sempre aprende mais e estuda menos;
  2. Planejamento. Qual o seu objetivo? Viajar, escrever, ler as obras imortais da literatura universal? Cada uma destas metas requer um enfoque diferenciado, atividades de estudo diferenciadas. Não comece a estudar se não sabe qual o seu objetivo principal;
  3. Aprender a aprender. Muitos dos mitos que cercam o aprendizado de idiomas nos atrapalham ou mesmo impedem o nosso progresso. Entender como o cérebro funciona, como aprendemos, nos ajuda a vencer os obstáculos e as frustrações.

Avalie o seu progresso todos os dias. Aprendeu uma palavra nova, conseguiu melhorar sua compreensão dos sons da língua inglesa, ou qualquer outra coisa? Celebre, alegre-se. Você deu mais um passo e está mais próximo do seu objetivo.

Lembre-se sempre, tudo que escrevi aqui pode ser resumido na ideia da melhoria contínua. Então, vamos lá, melhorar um pouquinho a cada dia? 😊