Escrevendo para Aprender: Como um Diário Pode Melhorar seu Inglês

© Rubens Queiroz de Almeida

Uma técnica muito poderosa para aprender inglês é a escrita de um diário. É verdade que nos dias de hoje poucas pessoas gostam de escrever, mas mesmo assim gostaria de apresentar algumas razões pelas quais esta técnica é algo que vale a pena analisar.

Quando escrevemos estamos ativamente envolvidos no processo de aprendizagem, organizando nossos pensamentos e tornando-os claros. Este processo nos ajuda a entender e reter melhor as informações.

Adicionalmente, a ação de escrever ajuda a fixar as informações na memória de longo prazo, e esta ação se torna ainda mais forte quando reformulamos o que aprendemos com as nossas próprias palavras.

Quando escrevemos à mão ativamos mais áreas do nosso cérebro do que quando digitamos. Ao digitar, qualquer caractere que queiramos inserir em nosso texto requer apenas que você pressione uma tecla. Não importa qual caractere você queira representar, a ação, pressionar uma tecla, é exatamente a mesma.

Já ao escrever ativamos áreas motoras e sensoriais de nossos cérebros. Escrever à mão requer uma coordenação motora mais complexa do que digitar. Isso envolve áreas do cérebro responsáveis pelo controle motor fino, como o córtex motor e áreas sensoriais.

A escrita à mão pode promover um nível mais profundo de processamento cognitivo. Ela exige que a pessoa pense na formação de cada letra, o que pode aumentar a atividade em áreas do cérebro relacionadas à aprendizagem e à memória, como o hipocampo.

A escrita à mão pode facilitar um melhor aprendizado e retenção de informações. Quando escrevemos à mão, estamos mais envolvidos no processo de formação de letras e palavras, o que pode reforçar a aprendizagem. Áreas do cérebro envolvidas na memória, como o hipocampo, podem ser mais estimuladas durante a escrita manual do que durante a digitação.

Há evidências de que a escrita à mão pode promover um processamento cognitivo mais profundo de informações, o que é crucial para a aprendizagem e retenção de memória. Isso pode ser devido à necessidade de maior concentração e processamento mental para formar cada letra e palavra.

A digitação é geralmente mais rápida e eficiente para a maioria das pessoas, especialmente na era digital, porém a lentidão relativa da escrita à mão pode ser benéfica para o processamento e a compreensão da informação, pois força o cérebro a se envolver mais ativamente com o material.

Em edições anteriores desta newsletter eu abordei uma estrutura do cérebro chamada Sistema de Ativação Reticular (SAR). De forma resumida, o SAR é um filtro que seleciona, da grande quantidade de informação sensorial que recebemos, apenas aquilo que nos interessa.

Ao manter um diário com foco no aprendizado do inglês, ativamos o SAR para nos auxiliar na tarefa de aproveitar, durante o nosso dia, todas as oportunidades que encontrarmos para desenvolvermos nossa competência no idioma.

E outra possibilidade é registrar, ao final do dia, se cumprimos ou não as nossas metas de aprendizado. Registrar o que deu certo, o que aprendemos, as interações com as pessoas, nossos sentimentos, enfim, tudo aquilo que você considerar valioso.

Nesse processo, você certamente encontrará a necessidade de expressar ideias para as quais ainda não possui o vocabulário requerido, o que resultará na expansão do seu vocabulário e conhecimento da estrutura da língua.

E tem ainda um ponto fundamental: ao estudar um idioma estrangeiro, frequentemente julgamos não estar progredindo. O seu diário será uma prova viva de que isso não é verdade. Você conseguirá, folheando as páginas do seu diário, constatar muito facilmente o seu progresso. Ao ver a melhoria na escrita e no domínio do idioma ao longo do tempo, a confiança no uso do inglês tende a aumentar.

Nós somos seres de hábito, a rotina nos conforta e nos mantém seguros. Após algumas semanas mantendo um diário, você terá criado uma rotina regular de prática do inglês, o que é crucial para o aprendizado eficaz de qualquer idioma.

E se você gostar dessa ideia, tem um passo adicional que você pode adotar para melhorar ainda mais a sua prática. Use ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGTP para revisar o seu texto e sugerir correções.

IMPORTANTE: Este passo deve sempre se dar DEPOIS de ter escrito o texto à mão. Desta forma, os erros apontados pela ferramenta de inteligência artificial serão incorporados muito mais facilmente à sua memória de longo prazo. Não precisa corrigir o texto original do diário, o importante é que no futuro a tendência é que esses erros diminuam até desaparecer.

Se você não gosta de escrever a mão, pense com carinho nas razões apresentadas neste texto. Você tem muito a ganhar se mudar de ideia. 😉

Muito sucesso para você 😊

3 thoughts on “Escrevendo para Aprender: Como um Diário Pode Melhorar seu Inglês

  • 12 de fevereiro de 2024 em 14:21
    Permalink

    Sensacional este artigo. Mudei minha forma de pensar ao registrar as ideias em um diário. Muito obrigado pelo insight.

    Resposta
    • 14 de fevereiro de 2024 em 10:31
      Permalink

      Olá Célio, fico feliz que tenha gostado. Espero que o artigo lhe dê boas ideias para alcançar a fluência em inglês.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *