Photo by Mert Talay on Unsplash

© Rubens Queiroz de Almeida

Aprender um idioma estrangeiro consiste em adquirir um vocabulário básico e construir uma caixa de ferramentas com sentenças que você julgar importantes.

Nos textos aqui do portal Aprendendo Inglês eu sempre recomendo que você selecione uma ou duas frases que julgar interessantes para memorizar. A memorização deve sempre envolver a imaginação, ou seja, visualize a situação da frase que você selecionou e tente se envolver o máximo possível nesta atividade.

Copiar as frases, usando lápis ou caneta, também ajuda muito. Está comprovado que escrever ativa mais áreas do cérebro, e consequentemente, a retenção da informação é maior.

A construção do vocabulário nunca deve ser feita através de palavras isoladas, fora de contexto, ou seja, fora de uma frase. Para te ajudar nesta tarefa, de identificar frases que contenham as palavras que você precisa aprender, eu descobri recentemente o excelente portal Sentencedict.com.

Vejamos então algumas das funcionalidades do portal.

O recurso que eu uso mais frequentemente é a busca direto. Para isto eu digito no campo de busca (1), a palavra ou expressão para a qual estou buscando exemplos.

Você consegue também acessar abas do menu (itens 2 e 3) contendo uma relação das 1000 e 5000 palavras mais comuns.

Eu gostei muito do recurso Sentence into pic (item 4). Você escreve a sentença desejada e o site gera duas imagens muito legais contendo a sentença que você digitou e o autor. Muito legal para postar em redes sociais, não é?

Agora vem o mais interessante, você pode pegar as frases que selecionou e criar um deck do Anki para ir praticando a memorização das suas frases favoritas com o sistema de repetição espaçada, e para nunca mais esquecer.

O site é muito simples e objetivo, eu não encontrei nenhuma referência aos autores ou objetivos do site, mas é muito fácil de usar, e certamente muito útil.

Veja também

2 thoughts on “Como anda a sua coleção de frases em inglês?

  • 16 de fevereiro de 2022 em 07:41
    Permalink

    Eu comprei um curso do prof Marcelo
    Inglês 2.0
    Ele utiliza o anki também, porém achei bastante interessante seus comentários.

    Gostaria de saber mais sobre detalhes do seu curso.

    Grande abraço

    Resposta
    • 24 de fevereiro de 2022 em 22:27
      Permalink

      Olá Marcelo, gostaria de te agradecer pelo contato. No momento nós estamos organizando um workshop gratuito e online onde eu explicarei em detalhes a nossa metodologia de ensino. Caso seja de seu interesse participar deste workshop, por favor, deixe seus dados em https://www.aprendendoingles.com.br/curso/, para que eu possa lhe avisar quando tivermos os dados definitivos do workshop. Você pode também conhecer mais um pouco de nosso trabalho assistindo às lives que ofereço todas as terças-feiras: https://www.aprendendoingles.com.br/lives

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *